VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : BAHIA / BRAZIL (05 / 27) POPULAÇÃO: 14.930.634 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 17 de janeiro de 2021

BAHIA / BRAZIL (05 / 27) POPULAÇÃO: 14.930.634 PESSOAS (IBGE 2020)





Cantada em prosa e verso, a Bahia é, decididamente, a Terra da Felicidade, como a descreveu Ary Barroso, na música Na Baixa do Sapateiro. Mas porque será que a Bahia encantou e encanta a tanta gente?



A resposta só pode ser dada por quem conhece a Bahia, suas belezas naturais, mas também a sua cultura e a sua gente, frutos da miscigenação do índio, do europeu e do africano, que aqui se ligaram, gerando uma energia mágica, envolvente e misteriosa. Não foram poucos os que tentam traduzir em palavras essa magia. O certo é que a Bahia é tudo que já falaram dela e muito mais. Se for possível sintetizar esse sentimento a palavra mais próxima seria diversidade.
A Bahia é indígena, negra, branca, mulata, cafusa e mameluca. É católica, evangélica e também dos cultos afro-descendente, do candomblé e das 365 igrejas, é de toda fé. A Bahia é pop, é reggae, é rock e axé. É barroca, neoclássica e moderna. É sol e mar e também do sertão.
Da Cidade Alta e Baixa e é rural. É de rapel, mas também do golfe, do canyoning, da canoagem e do mergulho. Enfim, a Bahia é muito mais! Por tudo isso, é que os baianos vivem a repetir o simbólico verso de Dorival Caymmi: Você já foi a Bahia, nega? Não, então vá, então vá, então vá…
BELEZAS NATURAIS DA BAHIA, BR
A Bahia é também palco de cenários de rara beleza, onde a natureza reina absoluta e agracia os visitantes com todo o seu encanto; um verdadeiro toque dos deuses no Nordeste brasileiro. De norte a sul e de leste a oeste, a paisagem transforma a Bahia em um lugar especial.
CULTURA DA BAHIA, BR
Pátria da diversidade cultural, a Bahia apresenta o seu tabuleiro de roteiros turísticos e viagens por dentro da História do Brasil. De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, o estado se abre em um verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar a Bahia em toda a sua graça e poesia
SEU POVO
O povo da Bahia é fruto da miscigenação do índio nativo, do europeu e do africano. Somos um povo mestiço de características singulares expressas na cultura e na religiosidade. O baiano é, por natureza e excelência, hospitaleiro, acolhedor, simpático e festeiro.
RELIGIOSIDADE NA BAHIA, BR
As mais de 365 igrejas católicas em Salvador – uma para cada dia do ano e ainda sobra – e os muitos terreiros de famosos pais e mães-de-santo convivem em plena harmonia de crenças e ritos
GASTRONOMIA DA BAHIA, BR
O dendê vindo da África empresta seu sabor peculiar ao azeite que dá gosto às moquecas, mariscadas, caruru, acarajé e abará. Acompanhados da tradicional caipirinha ou da refrescante água de coco, os pratos presenteiam os olhos, seduzem o olfato e se desmancham ao paladar. É de dar “água na boca”.
CARNAVAL NA BAHIA, BR
“Ah! Imagina só, que loucura essa mistura. Alegria, alegria é o estado, que chamamos Bahia. De todos os santos, encantos e axé. Sagrado e profano, o baiano é: carnaval…”. Hino maior do carnaval da Bahia, a música “Chame gente”, de Morais Moreira, resume com perfeição; não apenas o espírito democrático, as belezas e a alegria incomparável da cidade de Salvador, mas principalmente, o frenesi sentido aqui em todos meses de fevereiro, durante a maior festa popular a céu aberto do planeta.
FESTAS POPULARES DA BAHIA, BR
A Bahia é uma festa o ano todo. Os festejos populares se sucedem, concentrados no Verão, mas se estendendo por todo o ano, incluindo as festas juninas. As manifestações folclóricas, de diversas origens se proliferam com exibições ao ar livre de capoeira, maculelê e samba-de-roda. Milhares de pessoas vão às ruas celebrar os santos padroeiros. Além de popular, essas festas se caracterizam pelo sincretismo religioso e pela mistura de elementos sagrados e profanos
BEM VINDO AO ESTADO DA BAHIA. UM DOS LUGARES MAIS BONITOS DO BRASIL.
ELEVADOR LACERDA EH O CARTÃO POSTAL DE SALVADOR NA BAHIA, BR
foto - ?
AVENIDA TANCREDO NEVES EM SALVADOR, BAHIA
foto - Wikipédia
COLÉGIO ESTADUAL
foto - Wikipédia
SEDE DO GOVERNO DA BAHIA EM SALVADOR, BA
foto - Wikipédia
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA BAHIA EM SALVADOR, BA
foto - Wikipédia
MERCADO MODELO EM SALVADOR, BAHIA
foto - ?
CIDADE DE FEIRA DE SANTANA NA BAHIA, BRASIL
foto - Wikipédia
MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO EM SALVADOR NA BAHIA
foto - Wikipédia
CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA
foto - ?
IGREJA DE NOSSO SENHOR DO BONFIM NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
PELOURINHO EM SALVADOR, BAHIA
foto - Wikipédia
CIDADE DE ILHÉUS, BAHIA
foto - ?
CIDADE DE ITAPARICA - ILHA - BAHIA
foto - Wikipédia
PRAIA DO MORRO DE SÃO PAULO NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
  
CIDADE DE SALVADOR, BAHIA
foto - ?
MERCADO MODELO E ELEVADOR LACERDA NA BAHIA, BR
foto - Jota Freitas
PRAIA DO FAROL NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
PRAIA DE GUARAJUBA NA CIDADE DE CAMAÇARI, BAHIA
foto - Wikipédia
CENTRO HISTÓRICO EM SALVADOR, BAHIA
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
TERMOELÉTRICA NA CIDADE DE CAMAÇARI, BAHIA
 foto - Wikipédia
USINA HIDRELÉTRICA DE PAULO AFONSO NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
AS BAIANAS
foto - Wikipédia
foto - Wikipédia
A CULTURA DA BAHIA, BR
Escritores baianos possuem relevância história ao aparecerem como representantes maiores do Barroco no Brasil: Gregório de Matos, Botelho de Oliveira e Frei Itaparica.


No período mais recente, temos uma Bahia pródiga de autores imortais, como Castro Alves, Adonias Filho, Jorge Amado, e João Ubaldo Ribeiro. Os dois últimos são autores excepcionais, de literatura fácil e rica de detalhes sobre a Bahia. São, ao mesmo tempo, radiografias da vida no estado
O ACARAJÉ EH UMA COMIDA TÍPICA DA BAHIA, BR
foto - ?
O ECOTURISMO NA BAHIA, BR
No ecoturismo, se destaca a Chapada Diamantina. Região apontada por entidades turísticas, brasileiras e estrangeiras, como melhor destino do País.
Segundo a pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro 2009, realizada pelo Vox Populi em novembro de 2009, a Bahia é o destino turístico preferido dos brasileiros,85 já que 21,4% dos turistas que pretendem viajar nos próximos dois anos optarão pelo estado. A vantagem é grande para os demais, Pernambuco, com 11,9%, e São Paulo, com 10,9%, estão, respectivamente, em segundo e terceiro lugares nas categorias pesquisadas.
PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
AS BELAS PRAIAS DA BAHIA, BR
foto - ?
foto - ?
foto - Wikipédia
O CACAU. FRUTA TRADICIONAL NA BAHIA, BR - COM ELE SE PRODUZ O CHOCOLATE.
foto - Wikipédia
A CACHOEIRA NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
AS FESTAS NA BAHIA, BR
Na Bahia, ocorrem várias festas durante o ano todo. As principais são a Lavagem do Senhor de Bonfim, o Carnaval da Bahia e as diversas micaretas que ocorrem no ano todo sendo este evento momesco fora de época uma criação baiana. Há também a Festa junina São João com destaque para a cidade de Cruz das Almas e Irecê que todos os anos trazem grandes atrações da música brasileira.
Ainda tem a tradicional Vaquejada de Serrinha, que acontece sempre junto ao feriado de 7 de setembro.
Em Salvador, acontece sempre, no começo do ano, o Festival de Verão de Salvador. Em Vitória da Conquista, durante o inverno, acontece o Festival de Inverno.
A TRADICIONAL LAVAGEM DAS ESCADARIAS DO SENHOR DO BONFIM NA BAHIA, BR
foto - Wikipédia
O TURISMO / O CARNAVAL NA BAHIA, BR
A história começou em 1950, quando Dodô e Osmar inventaram o Trio Elétrico. O negro reconquista sua identidade e ganha força nos Filhos de Gandhi, o Olodum, e blocos como o Ilê Aiyê, que une música ao trabalho social. O Carnaval de Salvador é atualmente a maior festa popular do planeta e bate recordes contando com mais de 2 700 000 foliões em seis dias de festa.


Durante o período do carnaval de Salvador, dezenas dos cantores mais famosos do Brasil desfilam nos trios elétricos como, Ivete Sangalo, Daniela Mercury e muitos outros.
Do candomblé ou do tabuleiro da baiana do acarajé brotam o acarajé, o abará, o vatapá e tantos pratos temperados pelo azeite de dendê, festejando aos santos, como o caruru ou festejando a vida, como a moqueca e o quindim, a Bahia tem uma grande variedade de pratos típicos.



Outra principal indústria é o turismo, ao longo da costa da Bahia, que é o estado brasileiro com o maior litoral, as bonitas praias e os tesouros culturais fazem-lhe um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Além da ilha de Itaparica e Morro de São Paulo, há um grande número de praias entre Ilhéus e Porto Seguro, na costa sudeste, o norte litoral da área de Salvador, esticando para a beira com Sergipe, transformou-se um destino turístico importante, o qual ficou conhecido como Linha Verde. A Costa do Sauípe contém um dos maiores hotéis-Resorts do Brasil.
A CANTORA BAIANA IVETE SANGALO NO COMANDO DO TRADICIONAL E MAIOR CARNAVAL DE RUA DO BRASIL, NA BAHIA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SÍNTESE
Capital - Salvador
População estimada 2016(2) - 15.276.566
Área 2015 (km²) - 564.732,642
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 24,82
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 736
Número de Municípios - 417
ORIGEM DO NOME DO ESTADO DA BAHIA, BR
Os topônimos "Bahia" e "Baía" são uma referência à Baía de Todos os Santos, a qual deu o nome, originalmente, à Capitania da Baía de Todos os Santos. A capitania foi transformada, em 1821, em Província da Baía. Em 1889, a Província da Baía tornou-se o atual Estado da Bahia. "Bahia" é grafia portuguesa antiga para "baía", a qual se conservou, no Brasil, por uma questão de tradição. Em Portugal, no entanto, se utiliza, preferencialmente, o termo moderno "Baía".
HISTÓRIA DO ESTADO DA BAHIA, BR
A Bahia está situada a sul da Região Nordeste e é o maior estado da região, e tem, com novecentos km, a mais extensa costa de todos os estados do Brasil com acesso ao Oceano Atlântico. Dentre os estados nordestinos, a Bahia representa a maior extensão territorial, a maior população, o maior produto interno bruto, o maior número de municípios, além de ser o estado que mais recebe turistas na região.
Parte mais antiga e um dos primeiros núcleos de riqueza açucareira da América Portuguesa, recebeu a Bahia imenso contingente e enorme influência de trabalhadores compulsórios africanos, trazidos pelos colonizadores europeus para seus engenhos e fazendas. Diferentemente disso, muito depois. Assim, a influência da cultura africana na Bahia permaneceu alta na música, na culinária, na religião, no modo de vida de sua população.


Foi na Bahia, entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, feita por frei Henrique Soares de Coimbra
Em 1º de novembro de 1501, o navegante florentino Américo Vespúcio, a serviço da Coroa portuguesa, descobriu e batizou a Baía de Todos-os-Santos, maior reentrância de mar no litoral desde a foz do Rio Amazonas até o estuário do Rio da Prata.
A povoação formada nessas margens tornou-se a primeira sede do governo-geral em março de 1549 com a chegada do fidalgo Tomé de Sousa, a mando do rei D. João III de Portugal para fundar a que seria, pelos próximos 214 anos, a cidade-capital da América portuguesa, Salvador.
Eh a sexta maior economia do Brasil.
ESTA EH A BANDEIRA DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL
ESTE EH O BRASÃO DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL
fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal do Governo da Bahia / bahia.com.br /



Conheça todas as cidades do Brasil, de A a Z



SONHOS DE UM VIAJANTE
MEDIÇÃO EM FONTE ESTACIONÁRIA

Estava em uma empresa onde eu lembrava já ter estado ali antes. Estava ali para fazer a medição da qualidade do ar. Havia quatro pessoas comigo, duas mulheres e dois homens. Eles estavam ali para aprender comigo, como se fazia a medição da qualidade do ar. Quando fui colocar o equipamento em cima do telhado, que era bem baixo, o funcionário da empresa que acompanhava a gente disse que não podia subir ali mais. Teria que passar por outro caminho. O tal caminho era um muro que deveria ter uns cinquenta centímetros de largura e que saia de mais ou menos um metro do chão até chegar na chaminé a uns 3 metros de altura. 


Este muro fazia uma volta grande. Então decidi que montaria o equipamento no chão, próximo ao telhado e faria do chão mesmo, pois era possível ligar o equipamento do chão na chaminé. Depois que montamos o equipamento, pedi a uma das moças para ligar o cabo de energia para a gente começar a medição. Assim que liguei o equipamento, as quatro pessoas que estavam ali para aprender como se faz, saíram e foram embora. Fiquei perguntando por que tinham vindo se não queriam aprender nada. Decidi então fazer a medição sem ensinar nada a ninguém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura