VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : CARVALHOS / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.155 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.461 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 31 de março de 2021

CARVALHOS / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.155 / 5.570) POPULAÇÃO: 4.461 PESSOAS (IBGE 2020)




Já te mandaram ir para o Cafundó? Se te mandarem vai. Este lugar existe, fica em Minas e produz a melhor cachaça do estado.
Carvalhos é uma pequena cidade do Sul de Minas. Se destaca pela tranquilidade, suas trilhas e cachoeiras que a cada dia atraem turistas em busca de descanso e convívio com a natureza.


O município possui pacatos distritos, entre eles Franceses, Furnas (na foto abaixo) e o Cafundó. 
Seu nome é uma homenagem a família Carvalho, família de origem judaico-marroquina cujo nome original era Nahom. Esta família se assentou na região, construindo uma igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, em um terreno doado pela dona de uma fazenda na região. Atualmente essa família se encontra quase extinta no município. Sua população estimada em 2018 pelo IBGE é de 4.495 habitantes. 
A cidade não tem indústria e a produção agropecuária é que move a economia do município. O comércio não possui potencial tão grande, quando comparado a cidades maiores. Porém, na região, destaca-se pelas lojas de material de construção, supermercados e farmácias.
Além desses, a cidade conta com dois estabelecimentos que vendem hortifrútis, padarias e lojas de móveis. Na cidade, a operadora de telefonia móvel é a Vivo.

Possui inúmeras cachoeiras distribuídas por todo o município (em torno de 70 quedas), a mais famosa é a Cachoeira da Estiva (na foto abaixo). Tem mais de 400 km de trilhas para a prática de Off-Road. Além disso, possui um pico chamado Pico do Muquém de altitude aproximada de 1800 m acima do nível do mar.
Também encontra-se no município o Pico do Calambau e dos Três Irmãos, que juntamente com o do Muquém, formam a Serra dos Três Irmãos. Há também o Pico do Quilombo (Serra do Quilombo), a Serra da Aparecida e a serra do Grão-Mogol. 
O Cafundó 
Já te mandaram tomar no Cafundó? Pois é, esse lugar existe sim. Fica em Minas, em Carvalhos. É um pequeno povoado de fácil acesso em Carvalhos. Além de um pesqueiro, pequena pousada, pesque-pague no Cafundó tem a famosa cachaça Cafundó, feita com frutas. Então, tomar no cafundó é lá mesmo e a cachaça é de primeira. Boa mesmo. Além do lugar né, ser ótimo, bem cuidado e os moradores do pequeno povoado são todos gente da melhor qualidade. Aliás, como todo povo de Carvalhos é. 
No Cafundó, é produzida a famosa Cachaça Cafundó, a base de frutas como amora, abacaxi, laranja, maracujá, jabuticaba, mel, etc. Se alguém te mandar tomar no Cafundó, pode ir. A cachaça é boa, a comida é ótima e tem ainda no local uma pitoresca pousada, com pesque pague.
Região central
Vista parcial
Estação Ferroviária
 Entorno da cidade
Centro da cidade
Igreja Matriz
Chegando na cidade
Coreto da praça
Dados gerais da cidade de Carvalhos, Minas Gerais
Código do Município - 3114808
Gentílico - carvalhense
Prefeito (2017) ANTONIO DE PADUA DE CARVALHO MOURA
População estimada [2018] 4.495 pessoas 
População no último censo [2010] 4.556 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 16,14 hab/km² 


Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 483 pessoas 
População ocupada [2016] 10,4 % 
Posição Geográfica da cidade de Carvalhos no estado das Minas Gerais
História da cidade de Carvalhos, Minas Gerais
CARVALHOS MINAS GERAIS 
HISTÓRICO: 
A Microrregião do Alto do Rio Grande foi habitada, primitivamente, por silvícolas ou colonizadores brasileiros e estrangeiros oriundos de vários pontos. Sabe-se que em 1711, franceses invasores, refugiando-se nas matas brasileiras, vieram fixar-se nas cabeceiras de um curso de água no morro “Três Irmãos”, à busca de ouro e terras agricultáveis, recebendo ele o nome de Ribeirão dos Franceses. Tempos depois, em 1744, chegava Antônio Corrêa de Lacerda para apossar-se de terras que lhe foram concedidas. 


A ocupação do território ocorreu com a vinda de novos moradores, entre os quais, a família dos Carvalho e dona Maria Junqueira. Esta, fez doação do terreno para uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida que sé veio a ser construída na metade do Século XIX, à margem direita do Ribeirão dos Franceses, por membros da família Carvalho. Eram hábeis oficiais de várias profissões e se dedicarem às lides agropecuárias. Assim, a entrada dos franceses à cata de ouro, a chegada dos Carvalhos, a construção da capela e a implantação em 1903 dos trilhos da estrada de Ferro, foram os fatores do desenvolvimento local. Em 27 de dezembro de 1948, o local recebia o nome de Carvalhos. 
Homenageando os grandes trabalhadores da evolução municipal, os componentes da família Carvalho, foi adotado a partir de 1948, o topônimo CARVALHOS para o município. 
GENTÍLICO: Carvalhense.
Esta eh a bandeira da cidade de Carvalhos, Minas Gerais
Este eh o brasão da cidade de Carvalhos, Minas Gerais
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Carvalhos, MG / conhecaminas.com / 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura