VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 15 CARTÕES POSTAIS IMPERDÍVEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO / BRAZIL

sexta-feira, 9 de abril de 2021

15 CARTÕES POSTAIS IMPERDÍVEIS NA CIDADE DE SÃO PAULO / BRAZIL




  • A Avenida Paulista, o MASP, a Catedral da Sé... são todos points que qualquer brasileiro eh capazes de reconhecer. Mas tem outros.
    Alguns pontos de São Paulo são inconfundíveis. A Avenida Paulista, o MASP, a Catedral da Sé... são todos points que qualquer paulistano e muitos outros brasileiros são capazes de reconhecer. Para além de ícones da nossa cidade, esses lugares também são ótimas opções de cultura, lazer e entretenimento na capital paulista.

    Para te ajudar a tirar o melhor da cidade de São Paulo, seja você um turista ou local, o Guia da Semana listou 15 cartões-postais imperdíveis para visitar na cidade de São Paulo. Confira: 
    01 - AVENIDA PAULISTA 
    A Avenida Paulista é certamente o cartão-postal mais famoso da cidade já coleciona muita história em seus quase 130 anos de vida. Hoje, o logradouro é polo comercial e cultural da cidade, e recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por dia.
    Uma caminhada ao longo dos três quilômetros de avenida nunca é igual à outra. Por lá você encontra o MASP, museu mais importante do Hemisfério Sul, cafés, bares, restaurantes, diversos centros culturais, cinemas, parques, shoppings e livrarias. 
    02 - MASP 
    O MASP sozinho também é um importante cartão-postal de São Paulo, não só por sua relevância artística e culturas, mas também por sua arquitetura fascinante. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand comporta uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul.
    Em seu acervo estão obras assinadas por artistas como Renoir, Rembrant, Botticelli, Velázquez, Ticiano, Degas e Manet em exposições permanentes, além das temporárias que são sempre muito interessantes. O próprio prédio é uma obra de arte – projetado pela renomada arquiteta italiana Lina Bo Bardi. 
    03 - CATEDRAL DA SÉ 
    A construção da famosa Catedral da Sé teve início no ano de 1913. Com o passar do tempo, ela se tornou um dos cinco maiores centros neogóticos do mundo. Localizada no marco zero de São Paulo, é um símbolo da cidade, tanto por sua importância histórica, quanto religiosa.
    A inauguração se deu em 1954, mas a catedral só ganhou seu formato definitivo em 2002. A melhor maneira de conhecer a Catedral da Sé é fazendo a visita monitorada, que inclui a ida à cripta onde estão enterrados os bispos e arcebispos de São Paulo, além do regente Feijó e do cacique Tibiriçá. 
    04 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA 
    Inaugurado em 1989 e projetado por ninguém menos que Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina é um dos maiores centros culturais e políticos da cidade de São Paulo e a famosa mão (foto) é um ícone facilmente conhecido da nossa cidade. Além de diversas exposições, o visitante pode participar de eventos variados, como shows ou feiras de comida e artesanato todo final de semana. 
    05 - ESTAÇÃO DA LUZ 
    Na época da República, que ficou conhecida como café com leite, a Estação da Luz, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, por ali chegaram muitas figuras importantes e imigrantes de origens diversas durante o século 20.


    Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, sua torre é um marco inconfundível da cidade de São Paulo. O grande relógio que se vê na Luz é inspirado no famoso Big Ben e a fachada, nas estações de trem do país europeu. 
    06 - THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO 
    O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi começaram a construção do Theatro Municipal em 1903, e sua inauguração aconteceu oito anos depois, em 12 de setembro de 1911. Influenciada pela Ópera de Paris, a luxuosa construção finalmente colocou São Paulo no roteiro internacional de espetáculos mundial. Os detalhes renascentistas da fachada são apenas o começo, por dentro, o visitante pode encontrar diversos adornos como bustos, medalhões, cristais, afrescos e mármores. 
    07 - COPAN 
    Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer, o famoso edifício Copan se tornou um dos símbolos da cidade e um de seus pontos turísticos mais procurados.
    Entre as centenas de apartamentos residenciais, dezenas de estabelecimentos comerciais e uma galeria de arte, são organizadas visitas gratuitas durante a semana que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura. E apreciar nossa cidade do alto é uma experiência que sempre vale a pena! 
    08 - VIADUTO DO CHÁ E O VALE DO ANHANGABAÚ 
    O Viaduto do Chá, primeiro viaduto construído na cidade de São Paulo, em 1982, leva este nome pois, na época, ele se encontrava próximo a extensas plantações de chá da Índia. Hoje, é um dos cartões-postais da capital, guarda uma vista maravilhosa do Vale do Anhangabaú, espaço de ocupação e atividades culturais, e, no meio a tantas pessoas e comércio de ambulantes, é passeio essencial para quem quer realmente vivenciar o centro da cidade. 
    09 - PARQUE DO IBIRAPUERA 
    O Parque do Ibirapuera também é um dos principais cartões-postais da cidade, principalmente por conta de seu famoso Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, símbolo da paulistana Revolução Constitucionalista de 1932. Mas o parque vai muito além - são impressionantes 1,5 milhão de metros quadrados para correr, caminhar e usar da maneira que mais lhe agradar. Para esticar o passeio, é possível visitar o Planetário, o Museu de Arte Moderna, a OCA ou o Museu Afro Brasil, que ficam ali. 
    10 - PATEO DO COLLEGIO 
    O Pátio do Colégio foi o lugar da primeira construção da cidade, que marcou seu nascimento em 25 de janeiro de 1554. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas. Hoje, é um conhecido cartão-postal da cidade. Ao visitá-lo, você pode tomar um gostoso café, conhecer o Museu Anchieta, que fica ali dentro, e ver paredes da construção original. 
    11 - PARQUE DA INDEPENDÊNCIA 
    O Parque da Independência, inaugurado em 1989, tem esse nome por guardar elementos históricos importantes para a história da Independência do Brasil, tombados pelos órgãos de preservação histórica em esfera municipal, estadual e federal.
    Lá, você pode encontrar o icônico Museu do Ipiranga, os belos jardins inspirados nos de Versalhes, o Monumento à Independência e a Casa do Grito, que fica perto de onde, conta a história, D. Pedro declarou a independência do país com o famoso grito “independência ou morte!”. 
    12 - PINACOTECA 
    O museu mais antigo da cidade certamente não poderia faltar em uma lista de cartões-postais de São Paulo. A Pinacoteca do Estado de São Paulo foi projetada por Ramos de Azevedo – também responsável pelo Theatro Municipal – em 1897, e inaugurado anos depois, com apenas 26 obras, todas telas.


    Hoje, o acervo conta com quase 10 mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. 
    13 - SALA SÃO PAULO 
    A Sala São Paulo também é um famoso ponto da cidade, hoje principalmente por suas apresentações sinfônicas e de câmera e por ser sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, mas o prédio em que está alojada já era icônico em nossa cidade muito antes. Ali funcionava, de 1938 até 1999, a antiga Estação Júlio Prestes, criada especificamente como ponto de partida do café até o porto de Santos – e tem algo mais paulista? 
    14 - MOSTEIRO DE SÃO BENTO 
    Com uma fachada de cair o queixo, a estrutura atual do Mosteiro de São Bento foi construída entre 1910 e 1912 e já hospedou até o Papa Bento XVI. A construção é uma das poucas remanescentes do estilo Beuronense, movimento artístico alemão que quase foi erradicado com a Segunda Guerra Mundial. O interior também não deixa a desejar, com adornos que vão do chão ao teto e que combinam elementos das artes egípcia, bizantina e românica. 
    15 - SAMBÓDROMO DO ANHEMBI 
    Também projetado pelo renomado Oscar Niemeyer e construído em 1991, o Sambódromo do Anhembi, oficialmente Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo é outro importante cartão-postal da cidade. Além de shows, festas e eventos variados, o Sambódromo é onde acontecem os desfiles das principais escolas de samba do Carnaval de São Paulo e isso por si só já é motivo para consolidá-lo como um ícone da cidade. Faça questão de visita-lo em um dia de desfile ou, no mínimo, de ensaio. 

    Fonte dos textos e fotos: guiadasemana.com.br / msn.com / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / 


  • SONHOS DE UM VIAJANTE
    NO GALPÃO COM O TREM EM ALTA VELOCIDADE 
    Estava indo para uma empresa fazer o serviço de medição da qualidade do ar. Parei o carro nas proximidades desta empresa. Entrei e a sala de espera parecia uma agência de banco. Estava com uma garrafa de um litro, plástica, nas mãos, para coletar amostras. Sabia que tinha que usar o elevador se quisesse ir onde eu queria. Passei por entre algumas pessoas, achando que o elevador estivesse ali. Mas não o encontrei. Nisto vi um guarda subindo uma rampa que dava acesso a parte de baixo. Cheguei no guarda corpo e vi uma caldeira lá em baixo. Era lá que eu deveria fazer a medição, só que não sabia como descer. 


    Olhei em volta e o local onde eu estava era tipo um galpão muito cumprido, largo e tinha um trilho de ferrovia passando no meio dele e fazendo uma curva cuja que o levava a uma saída na lateral deste galpão. Então vi que envia um trem puxando muitos vagões e vinha muito rápido. Este trem puxava vagões do tipo prancha. Ao lado deste galpão, oposto ao que o trem entraria, havia um corredor aberto que deveria ter uns 4 metros de largura. Vendo o trem vindo muito rápido, temi que os vagões pudessem descarrilhar e fui em direção a este corredor, pois havia várias portas ligando ele ao grande galpão. 


    O trem passou velozmente e foi passando os vagões até que os dois últimos vagões não fizeram a curva e descarrilharam e foram para este corredor aberto onde eu estava. Os vagões foram batendo nas paredes e parou perto de mim. Eu já estava apavorado sem saber para onde ir. Sai deste corredor e vi várias pessoas correndo gritando sobre os vagões terem descarrilhado. Eu tentava dizer que não tinha acontecido nada, mas as pessoas gritavam e corriam de um lado para outro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura