VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : ABAETETUBA / PARÁ / BRAZIL (0005 / 5.570) POPULAÇÃO: 159.080 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 6 de março de 2021

ABAETETUBA / PARÁ / BRAZIL (0005 / 5.570) POPULAÇÃO: 159.080 PESSOAS (IBGE 2020)



Com praias de água doce belíssimas, melhor carnaval do norte e um artesanato diferenciado

Praia de Beja
Para aqueles que amam o verão e o sol, a cidade de Abaetetuba apresenta algumas oportunidades de férias encantadoras. A famosa praia de Beja, localizada nas margens do rio Pará, praia de água doce, que encanta os visitantes com a beleza, em julho é uma das mais visitadas do verão paraense, atraindo mais de 80 mil pessoas por fim de semana. 
Existem outras praias como a de Guajará de Beja e da Ilha de Capim, que são um convite ao ecoturismo, com trilhas pela mata e paisagem exuberante. 
Há também muitos balneários como Zico, Paraíso, Conceição, Colônia Velha, Camotim, Abaetezinho com riachos de águas frias cercado por uma bela vegetação. 
Carnaval 
Abaetetuba consolida-se como detentora de um dos maiores e mais animados carnavais do estado, perdendo apenas para o Carnaval de Cametá, cidade vizinha que tem o maior carnaval do Norte do Brasil. Mais de 50 mil brincantes invadem a avenida da folia no mês de fevereiro, número que cresce exponencialmente a cada ano. 
Vista aérea
São blocos, trios elétricos, escolas de samba, shows de bandas, e ainda tem os tradicionais blocos como o Canto nu Xadrez (Bloco do Sujo), e o Bloco das Virgens, tudo o que faz a alegria daqueles que buscam a diversão. Mas são as micaretas o grande destaque do carnaval abaetetubense, atraindo foliões de várias partes do Pará e de outros estados, como Maranhão e Tocantins. 
Artesanato da cidade

Cais do Porto
Igreja Matriz da Imaculada Conceição

Praça da Matriz
Ministério Público

Vista parcial






Praças

Rio Pará
Ruas da cidade



Dados gerais da cidade de Abaetetuba, Pará
Código do Município - 1500107 
Gentílico - abaetetubense 
Prefeito (2017) ALCIDES EUFRASIO DA CONCEIÇÃO NEGRÃO 
População estimada [2019] 157.698 pessoas 
População no último censo [2010] 141.100 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 87,61 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 11.075 pessoas 
População ocupada [2017] 7,2 % 
Posição geográfica da cidade de Abaetetuba no estado do Pará
História da cidade de Abaetetuba, Pará
Abaetetuba 
Pará PA 
História 
Há divergência quanto às primeiras incursões no território. Segundo a tradição, a primeira penetração no território de Abaetetuba foi feita por Francisco de Azevedo Monteiro quando, em 1745, ali aportou com toda sua família, ao fugir de um temporal. 


Porém, segundo Palma Muniz, a fundação de Abaeté ocorreu em 1750 e as primeiras incursões foram feitas pelos antigos frades capuchos que fundaram o Convento da Una, seguindo-os, mais tarde, os Jesuítas, exploradores do rio Uraenga ou Ararenga. 
Inicialmente, esse município chamava-se Abaeté, topônimo indígena que significa “homem forte e valente”. Entretanto, por força da legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos de Cidades e Vilas brasileiras e por haver outra cidade brasileira com esse nome, em 1944, Abaeté, PA, teve o nome alterado para Abaetetuba, nome de origem tupi que significa “lugar de homem ilustre”. 
Esta eh a bandeira da cidade de Abaetetuba, Pará
Este eh o brasão da cidade de Abaetetuba, Pará
Fonte dos textos e fotos: ademirhelenorocha.blogspot.com / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Abaetetuba, PA / Thymonthy Becker


VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
APOSTANDO CORRIDA COM EU MESMO
Estava num local com algumas pessoas, onde numa parede a minha frente havia um mapa muito grande. Nele tinha uma estradinha, bem fininha, com mato dos lados, cheia de curvas bem fechadas. Havia duas pessoas apostando uma corrida de bicicleta, nesta estradinha. No mapa estas pessoas de bicicletas eram miniaturas e a gente os via andando pela estradinha. O que estava atrás, perdendo a corrida, era eu. As pessoas da sala ficaram dizendo que eu não ganharia nunca. Então sai correndo e entrei no mapa, nesta estradinha, para me ajudar a ganhar. Mas eu corri muito e passei por mim. 


Quando a pessoa que estava na frente me viu correndo, pedalou o mais rápido que pode, para que eu não o passasse. Quando eu me aproximava dele, chegando numa curva bem fechada, ele começou a se distanciar de mim. Então eu parei bem cansado. Ai eu disse para as pessoas que estavam nesta sala com o mapa, que o cara que ganhou estava de bicicleta, e eu estava a pé. Não tinha como ganhar mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura