VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : TUCURUÍ / PARÁ / BRAZIL (5.312 / 5.570) POPULAÇÃO: 115.144 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 6 de março de 2021

TUCURUÍ / PARÁ / BRAZIL (5.312 / 5.570) POPULAÇÃO: 115.144 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade é famosa por abrigar a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta maior do mundo:


a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada pela Eletronorte. 
Tucuruí é atualmente, um dos principais destinos procurados por turistas que vêm ao Pará no mês de julho. A cidade possui uma culinária regional saborosa, um carnaval fora de época que leva cerca de 20 mil brincantes atrás dos trios elétricos, uma vista grandiosa de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo e as paisagens em diversas ilhas de água doce artificiais. 
Lago da Usina Hidrelétrica
A cidade se transforma em um convite interessante para os veranistas que desejam seguir novos rumos nas férias. O Carnaré está entre os maiores carnavais fora de época do Pará. Organizado em blocos, os trios arrastam foliões pelas ruas da cidade até o Marquês de Santo Antônio, segundo os tucuruienses uma alusão a Marquês de Sapucaí. 
A atração, onde se apresentam bandas regionais e nacionais, recebe turistas de diversos estados do Brasil. Tucuruí tem um shopping com diversas lojas e cinemas, um centro comercial e, a partir das mudanças ocasionadas pelas obras da Usina, os turistas também podem apreciar uma das mais belas vistas da cidade, as das eclusas da UHE. 
Usina Hidrelétrica de Tucuruí 

Essa usina hidrelétrica formou um lago imenso, onde foram formadas ilhas com a mais diversa quantidade de espécies. É praticado, desde 2009, sempre no último final de semana do mês de maio, o Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, cujo objetivo é a pesca do maior tucunaré, um peixe muito valorizado na pesca esportiva. 

São distribuídos vários prêmios aos participantes, que vêm de diferentes partes do país e até de outros países para pescar. 

Vista aéreas
Ancoradouro

Câmara de Vereadores
Centro da cidade

Chegando na cidade
Comércio local

Farol de Tucuruí, construção histórica

Fórum de Justiça
Igreja Matriz
Orla do Rio


Vista Parcial


Praças da cidade

Prefeitura Municipal
Quiosques 
Rio Tocantins

Lago da Usina
Ruas da cidade






Shopping Center
Sorveteria
Tacacá (Comida típica)
Trevo
Dados gerais da cidade de Tucuruí, Pará
Código do Município - 1508100 
Gentílico - tucuruiense 
Prefeito (2017) ARTHUR DE JESUS BRITO 
População estimada [2019] 113.659 pessoas 
População no último censo [2010] 97.128 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 46,56 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 12.991 pessoas 
População ocupada [2017] 11,8 % 
Posição Geográfica da cidade de Tucuruí no estado do Pará
História da cidade de Tucuruí, Pará
Tucuruí 
Pará PA 
História 
Tucuruí está situado à margem do rio Tocantins, extremo de sua linha navegável, constituindo grande e movimentado entreposto comercial da região formada pelo Tocantins-Araguaia. 


De Tucuruí, subindo o rio, a navegação torna-se difícil e mesmo impraticável, devido às grandes cachoeiras que obstruem o curso do rio, não fosse a perícia, o arrojo e a coragem dos pilotos regionais, que, em barcos-motores, especialmente construídos, fazem o tráfego até o estado de Goiás. 
A povoação de Alcobaça foi fundada em 1781, pelo Governador José de Nápoles Telles de Menezes, com duplo caráter fiscal e militar sobre a navegação do rio Tocantins, como diz a coreografia de Teodoro Braga . 
Conforme relata o Tenente-Coronel João Roberto Ayres Carneiro, no seu livro 'Itinerário da viagem de expedição exploradora e colonizadora ao Tocantins', em 1894 essa povoação fora completamente destruída pelo índio e tornada um deserto. 
Em 1870, o Governo provisório do Pará cria a freguesia de São Pedro, no de lugar Pederneiras, do município de Baião, onde então se localizava o principal núcleo populoso daquele trecho do Tocantins. 


Em 1875, dá à Freguesia de São Pedro de Pederneiras, do Alto Tocantins, a denominação de São Pedro de Alcobaça, denominação essa que perdurou até 1943, quando, em 1943, surge a nova e atual denominação de Tucuruí, sendo desconhecida a origem política ou geográfica dessa palavra. 
Esta eh a bandeira da cidade de Tucuruí, Pará
Fonte dos textos e fotos: cidadedetucurui.com / guiadoturismobrasil.com / facebook.com/tucurui / Prefeitura Municipal de Tucuruí, PA / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker



DA JANELA DO TREM VOCÊ PODE CONHECER O MUNDO


OS SONHOS QUE SONHEI
AJUDANDO MARCO NANINI A ANDAR
Estava num local que não sei bem onde era. Era numa esquina. Estava eu, a Nathalia, o Fernando e mais algumas pessoas. Havia uma sala nesta esquina com uma porta de vidro. Dentro desta sala tinha algumas pessoas, dentre elas, a atriz que faz o papel de dona do jornal, chefe do Zé Bob na novela Favorita. O Fernando queria entrar nesta sala. Mas o acesso a ela era feita por um buraco que tinha no chão, de uns 2 metros quadros. Só que este buraco estava cheio de água. Eu então pedi a esta atriz que esvaziasse o buraco para o Fernando entrar. Ela então gritou lá de dentro, que a Nathalia tinha combinado de entrar lá só depois das 10 horas, e não tinha como esvaziar o buraco, pois estava lavando tudo ali. 


Nisto eu fui andando um pouco e encontrei com o Lineu, personagem de Marco Nanini de A grande família. Ele estava tremendo, andava com dificuldades e mal conseguia falar. Ele tinha sofrido um derrame. Eu então fui ajudando ele a andar, abraçado com ele. Quando passei em frente aquela sala, eu mostrei a atriz da novela A Favorita e disse que a estava esperando para gravar um comercial. O Lineu não conseguia falar direito e eu não entendia muito bem. Continuamos andando, até que ele disse que era para eu ligar para ele, quando fosse fazer o comercial. Então ele começou a dizer, com dificuldades, o numero do celular dele. Eu disse que ele não devia passar o numero pessoal, que passasse outro. 


Ele então disse que era para eu ligar para o jornal, que lá tinha um número. Depois eu mandaria uma mensagem para este número e ele ficaria sabendo meu número e me ligaria. Quando chegamos à outra esquina, paramos e eu vi que segurava um pedaço de carne cozida. Eu joguei aquela carne fora, continuei segurando o marco Nanini e fomos andando dali.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura