VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : UNIÃO DO SUL / MATO GROSSO / BRAZIL (5.383 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.490 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

UNIÃO DO SUL / MATO GROSSO / BRAZIL (5.383 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.490 PESSOAS (IBGE 2020)




Com Eventos Esportivos e Culturais, Turismo de Lazer, Esportes Náuticos, Turismo de Aventuras e Ecoturismo.

Visão geral da cidade
Vista parcial

Rodovia de acesso à comunidades 
Escola Estadual
Vista aérea
Ginásio Poliesportivo
Praça

Prefeitura Municipal (Gil Alves)
Ruas e avenidas da cidade






Rodovia de acesso
Dados gerais da cidade de União do Sul, Mato Grosso
Código do Município - 5108303 
Gentílico - União-sulense 
Prefeito (2017) CLAUDIOMIRO JACINTO DE QUEIROZ 
População estimada [2018] 3.562 pessoas 
População no último censo [2010] 3.760 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 0,82 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 572 pessoas 
População ocupada [2017] 16,5 % 
Posição geográfica da cidade de União do Sul no estado do Mato Grosso
História da cidade de União do Sul, Mato Grosso
União do Sul 
Mato Grosso - MT 
Histórico 
Em 1982, a Colonizadora Paralelo 16 lançou projeto de colonização na região onde está assentado o município de União do Sul. Trouxe colonos dos estados do sul. 
No dia 18 de julho de 1982, estabeleceram-se na localidade as famílias de Jacondo Bedin, Jorge Zampieron, Ari Altennofen, Aquiles Bedin e Cristiano Zampieron e lançaram as primeiras sementes no lugar. E, em 1984, chegaram José Palhares e Gabriel Simão à região. Tencionavam explorar a mata com o cultivo de seringais. Formou-se, então, um núcleo convergente na região, aparecendo os primeiros comerciantes e agricultores. 

O primeiro nome dado ao lugar foi Vila União, povoada por famílias vindas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Uma característica marcante do lugar é a união que reina na comunidade. Esta aliança comunitária ficou patente quando foram abertas as estradas da região, pelos moradores do lugar, assim como a primeira escola e a primeira igreja, tudo construído em forma de mutirão, com a força da união da população. 
A denominação de União do Sul foi sugerida por Adelmo Ragnini, e ocorreu numa tarde do ano de 1986. Na ocasião, um grupo de moradores postados à sombra de uma árvore tomava cerveja, comia churrasco e discutia a viabilidade da alteração do nome da localidade. 

Muitos nomes foram lembrados, inclusive o de Nova Concórdia, numa referência à cidade catarinense de Concórdia, da qual muitos pioneiros se originavam. No entanto, dentre todas as sugestões a escolhida foi União do Sul. Trata-se de referência ao primeiro nome do lugar, Vila União, em homenagem ao espírito agregador da comunidade, e em referência à região de onde veio a maioria dos migrantes, o sul do Brasil. 
Gentílico: união-sulense 
Este eh o brasão da cidade de União do Sul, Mato grosso
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de União do Sul, MT / IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia 



CONHEÇA O ESTADO DE RORAIMA


OS SONHOS QUE SONHEI
PERSEGUIÇÃO
Estava num local onde Havia pouca luz. Nisto veio alguém e achei que ele estava me perseguindo. Dei a volta em um cômodo, passando por dentro dele, para sair do outro lado e ver quem queria me pegar. Quando cheguei de volta onde estava, não vi ninguém. Nisto esta tal pessoa chegou por trás de mim e eu assustei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura