VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : TURMALINA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.336 / 5.570) POPULAÇÃO: 20.125 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

TURMALINA / MINAS GERAIS / BRAZIL (5.336 / 5.570) POPULAÇÃO: 20.125 PESSOAS (IBGE 2020)




Turmalina é uma jovem cidade mineira do Vale do Jequitinhonha, localizada a 483 km da capital. Em seus 70 anos, é rica em cultura, música, comida saborosa, passeios prazerosos e boa gente.
Festa do Divino, celebrada no mês de julho, é um evento religioso que movimenta a cidade, junto com o feriado de Turmalinense Ausente, que acontece na primeira segunda após a Festa. Nesta época, a cidade se veste de vermelho, amarelo e branco em homenagem ao Divino. 
Bem de manhã, você pode passear pela cidade caminhando, já que Turmalina é bem pequena. Recomendamos que dê a volta na Praça da Matriz, assim, você conhece a igreja, observa melhor o estilo da cidade, vê as lojas, e os bares. 
Igreja Matriz do Divino Espírito Santo

A cultura local encontra forças na religião com as diversas festas, no artesanato, literatura, na musicalidade, e em diversos grupos da cultura popular, elementos estes que compõem o patrimônio material e imaterial do município. 
O artesanato em argila e algodão é desenvolvido como ofício passado de geração a geração, e expressam o cotidiano e a vida das mulheres do Vale. 
Os grupos folclóricos do município são diversos e dentre eles podemos destacar os caboclinhos, Folia, Tamborzeiros e Baianas, Marujada, Mangangá do Gentil, Grupo de Roda do Buriti e Grupo de Jovens UNE, que apresenta danças típicas, como a dança de fitas, vilão, cabeça da jibóia, dentre outras. 
A musicalidade, presente na vida e no cotidiano dos turmalinenses, pode ser representada pelo FESTUR - Festival da Canção em Turmalina, principal evento da cidade, e o maior Festival em praça pública da região; a Corporação Musical Euterpe Homero Maciel e o Grupo de Seresta Marisa Orsine, dentre outros artistas locais. 
Praça da Bíblia 
Saindo da feira, visite a Praça da Bíblia, feita em 1985 e ampliada em 2003. Da pracinha é possível ver a Igreja Santa Cruz. 
Igreja de Santa Cruz
Igreja do Rosário 
A igreja é uma construção linda, feita provavelmente em 1814, e reformada pela primeira vez em 1932. O local é palco de missas e da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece em outubro. 
Mirante do Cruzeiro 
Ao chegar no Mirante do Cruzeiro, você se depara com uma praça linda, bem cuidada e colorida. O local é bem verde, possui vários banquinhos, um santuário, onde está uma bíblia, e o cruzeiro das 5 Chagas. A vista é de encher os olhos. Você consegue vislumbrar o centro e outros bairros da cidade. Este é com certeza um ótimo lugar para passar o momento com amigos e família. À noite, o cruzeiro e a fonte se iluminam e junto, a cidade brilha. É um dos espetáculos da joia do vale. 
Feira do Mercado Municipal 
Próximo à Praça da Matriz, existe a Feira Municipal. Todos os sábados pela manhã os produtores locais realizam a feira em Turmalina, e vendem os seus produtos diretamente para os consumidores. São doces, frutas, hortaliças, farinha, carne caipira… A feira é atração para moradores e visitantes, que aproveitam a oportunidade para comprar produtos fresquinhos. 
Ruas da cidade


Rodovia de acesso
Vista aérea
Rua da cidade
Vista aérea
Povoado de Peixe Cru
Vista Parcial
Rio Araçuaí 

Vista parcial do centro
Entorno da cidade
Dados gerais da cidade de Turmalina, Minas Gerais 
Código do Município - 3169703 
Gentílico - turmalinense 
Prefeito (2017) CARLINHOS BARBOSA XAVIER 
População estimada [2018] 19.797 pessoas 
Densidade demográfica [2010] 15,66 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 3.240 pessoas 
População ocupada [2017] 16,4 % 
Posição geográfica da cidade de Turmalina no estado das Minas Gerais
História da cidade de Turmalina, Minas Gerais 
Turmalina 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
Segundo a tradição, os primeiros primitivos habitantes do município foram os bandeirantes paulistas, tendo a frente Sebastião Leme do Prado por volta de 1750/1760, devido a descoberta e exploração de ouro, ás margens do rio Araçuai. 

Em decorrência da falta de alimentos para os mineradores, muitos dos colonos das minas se dedicaram á lavoura rural e foram estabelecendo ás margens do rio Araçuaí, Ribeirão do Lourenço e rio Itamarandiba, respectivamente; e como ficaram muito distante da Vila, levantaram em alguns destes lugares várias capelas fora do povoado para o seu recurso espiritual, cuja a fé jamais abandonavam. 
A formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade resultou da construção de uma capela em honra de Nossa Senhora da Piedade, cuja imagem, conforme lenda corrente entre os moradores, teria sido encontrada no próprio local. Fundado por volta de 1750/1760 o arraial da Piedade teve como primeiros moradores os fazendeiros Luiz Machado, João Cordeiro e Canuto Quadros, que ali se fixaram com o objetivo de dedicar-se á agricultura e a criação de gado. Deve-se a esses pioneiros a construção da capela que resultou na formação do arraial de Nossa Senhora da Piedade. 

A povoação de piedade era uma região essencialmente agrícola, sendo os principais produtos cultivados: milho, feijão e algodão. Os habitantes locais comercializavam seus produtos com os garimpeiros de Minas Novas, Água Suja e etc. 
Gentílico: Turmalinense 
Esta eh a bandeira da cidade de Turmalina, Minas Gerais 
Este eh o brasão da cidade de Turmalina, Minas Gerais 
Fonte dos textos e fotos: conexaominas.com.br / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Turmalina. MG


CONHEÇA O ESTADO DE RORAIMA


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura