VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 35 VIAGENS DE TREM MAIS BONITAS DO MUNDO

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

35 VIAGENS DE TREM MAIS BONITAS DO MUNDO




Não há nada como viajar de trem por belas paisagens para se ter uma união perfeita entre nostalgia e descoberta
01 - Rocky Mountaineer, Canadá 
Um urso pardo em busca de comida é uma das coisas incríveis que você pode ver a bordo do Rocky Mountaineer, que viaja da cidade canadense de Vancouver para o norte, até Kamloops, e depois até Alberta, para ver o lago Louise e o Parque Nacional Banff.



Peça pelo serviço GoldLeaf para ter uma vista sem obstáculos em um vagão de dois andares e com teto de vidro. E mesmo que não haja acomodações a bordo, você pode reservar pacotes que incluem estadias em hotéis ao longo da viagem, com a Vacations By Rail. 
02 - Blue Train, África do Sul 
A viagem de trem icônica da África do Sul é entre a Cidade do Cabo e Pretória, a bordo do Blue Train. Essa jornada de 27 horas cobre mais de 1.000 km e leva você a paisagens incríveis do interior sul-africano, incluindo as savanas cheias de vida selvagem.


As luxuosas suítes a bordo se transformam em um lounge durante o dia e em uma cabine com leito à noite. Nas refeições, os viajantes comem em mesas postas com taças de cristal e porcelanas, se deliciando com pratos de frutos do mar e carne de caça. 
03 - Royal Canadian Pacific, Canadá 
Pense no Royal Canadian Pacific como um hotel cinco estrelas sobre trilhos, e prepare-se para a aventura norte-americana da sua vida ao embarcar no Royal Canadian Rockies Experience.


Essa jornada de seis noites leva você pelas Montanhas Rochosas canadenses, pelo Parque Nacional Banff e pelos famosos Túneis em Espiral, que formam uma rota em meio aos paredões dos vales. Os 18 quartos privados a bordo fazem você se sentir como se estivesse em um luxuoso hotel. 
04 - Expresso do Glaciar, Suíça 
Castelos, vilarejos únicos, paisagens verdes e picos nevados são o panorama enquanto você viaja em uma das rotas de trem mais famosas da Suíça, por meio dos Alpes entre Zermatt e St. Moritz. O Expresso do Glaciar segue por 91 túneis e 291 pontes enquanto proporciona o maior dos luxos a seus passageiros. 
É possível reservar passagens para o trem com a Rail Europe, ou então optar por itinerários mais longos que seguem pela Itália e pela Alemanha. 
05 - Trem 360° de Machu Picchu, Peru 
Aproveite a vista dos Andes proporcionada pelas janelas panorâmicas do Trem 360° de Machu Picchu, que conecta Poroy, Ollantaytambo e Machu Picchu em viagens diurnas. 
A rota passa pelo rio Urubamba e pelo Vale Sagrado, com um trem equipado com bar e uma plataforma ao ar livre para tornar a experiência ainda mais incrível. O fato de ter Machu Picchu como destino final dá um toque especial à viagem. 
06 - Ferrovia Panorâmica Conway, New Hampshire 
Faça um passeio histórico de trem por meio das Montanhas Brancas de New Hampshire ao longo da Ferrovia Panorâmica Conway.


De junho a outubro, você pode andar no Notch Train, passando por enormes ribanceiras e riachos nas montanhas, em um trajeto de cerca de 5 horas de pura beleza. 
Já a equipe de cozinha prepara refeições deliciosas que remetem a um tempo em que as viagens de trem eram puro glamour. 
07 - California Zephyr, Estados Unidos 
Considerada uma das viagens de trem mais belas da América do Norte, a California Zephyr passa por diversas paisagens entre Chicago e San Francisco ao longo de cerca de 50 horas, passando pelas Montanhas Rochosas, pela Serra Nevada e pelas planícies do Nebraska. 
Entre as luxuosas opções de acomodação a bordo, estão cabines com dois quartos e dois banheiros privados que podem acomodar duas pessoas. 
08 - Ferrovia Transiberiana, Rússia 
Uma série de ferrovias conecta a Rússia com o Extremo Oriente, e os viajantes com tempo à disposição podem ir de Moscou a Vladivostok na famosa Transiberiana, uma rota que leva sete dias.


Também é possível fazer o trajeto em partes, aproveitando os destaques do caminho, como o lago Baikal e as estepes russas ao reservar com empresas como a Vacations by Rail ou a Intrepid Travel. De qualquer maneira, a Transiberiana é uma jornada épica. 
09 - Bernina Express, Suíça e Itália 
Boa parte das incríveis paisagens alpinas que você vê pela janela do Bernina Express, ao passear na estrada de ferro mais alta dos Alpes, entre a Suíça e a Itália, é acessível somente a pé (por trilhas!) ou de trem. 
O trajeto passa por Chur, St. Moritz e Davos, na Suíça, até Tirano, na Itália, passando por lugares considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, com algumas das vistas mais incríveis da Europa. 
O vagão-restaurante é à moda antiga, sendo um local pitoresco para comer enquanto você viaja. Passagens podem ser reservadas com a Eurail para essa aventura sobre trilhos.


10 - Deccan Odyssey, Índia 
A Índia é um paraíso para várias coisas, inclusive para incríveis viagens de trem. E a Deccan Odyssey parece um palácio sobre trilhos, de tão luxuosas que são as acomodações e as opções para comer a bordo. 
Há vários trajetos, mas a Cox & Kings oferece uma viagem de ida e volta de Mumbai até Gujarat que passa por históricos complexos de templos e proporciona aos passageiros a oportunidade de encontrar leões em seu habitat natural. 
11 - Trem do Vinho do Napa Valley, Califórnia, Estados Unidos 
Você vai parar para degustações em vinícolas famosas nessa viagem de 3 horas e de 57 km em meio aos vinhedos no Trem do Vinho do Napa Valley. 
Adornos brilhantes de metal e incríveis detalhes em mogno de Honduras nesses vagões Pullman de 1915 criam um ambiente elegante enquanto você vai do centro de Napa até a cidade de St. Helena, admirando os vinhedos e as vistas da região vinícola mais famosa dos EUA ao longo do caminho. 
12 - Trem do Cânion de Cobra (El Chepe), México 
El Chepe, como é chamado o trem que passa pelo incrível Cânion de Cobre, no norte do México, faz diariamente a rota de 9 horas que conecta as cidades de Chihuahua e Los Mochis. 
Ali não há leitos, mas o vagão-restaurante e as cadeiras reclináveis tornam a viagem muito confortável. A rota inclui uma parada de 15 minutos em uma das partes mais bonitas do cânion, para que você saia, espiche as pernas e aproveite a vista maravilhosa. 
13 - Ferrovia Bergen, Noruega 
A Noruega é um país de superlativos, sendo lar de tanta beleza natural que é difícil de acreditar que tantas coisas lindas sejam contidas em um só país. Entre delas, está uma das viagens de trem mais bonitas da Europa, a Ferrovia Bergen, entre as cidades de Oslo e Bergen.


A jornada de 7 horas atravessa um dos maiores platôs da Europa, enquanto os passageiros viajam com o maior conforto entre as duas maiores cidades norueguesas. É possível reservar passagens antes de sair de casa pela Rail Europe. 
14 - Belmond Andean Explorer, Peru 
Alguns dos lugares mais incrivelmente lindos do Peru—incluindo Cusco, o lago Titicaca e Arequipa—estão no itinerário da viagem luxuosa do Belmond Andean Explorer, por meio dos Andes.


As cabines têm decoração moderna e detalhes tradicionais peruanos, tendo banheiros privativos e camas tão confortáveis quanto as de qualquer hotel. Reserve sua passagem com a Naya Traveler, e coisas como transporte, guias turísticos e voos de volta para Lima no fim da viagem estarão inclusos no preço do pacote. 


15 - TranzAlpine, Nova Zelândia 
Para a viagem de trem mais icônica da Nova Zelândia, siga para a Ilha Sul para um passeio na TranzAlpine, uma das jornadas verdadeiramente maravilhosas do país, saindo Christchurch por meio de desfiladeiros, montanhas íngremes e vales profundos de rios até a cidade de Greymouth. 
A viagem de 257 km leva cerca de 5 horas, passando por 16 túneis no caminho por meio dos Alpes do Sul. Para tirar as melhores fotos, suba à plataforma de observação ao ar livre. 
16 - Express Oriente da China, Tibete e China 
Você vai viajar pela Rota da Seda—uma antiga rota comercial que conectava a China e o Ocidente—no Expresso Oriente chinês. Também conhecido como Expresso Shangri-La, essa é uma das mais conhecidas e luxuosas ferrovias da Ásia, conectando Lhasa, no Tibete, até Urumqi, na China. 
A Travelzoo oferece pacotes fáceis de reservar, incluindo viagens de avião em classe executiva além das passagens de trem de 12 noites, para garantir que cada parte da viagem será aproveitada. 
17 - The Ghan, Austrália 
A vasta imensidão e o vazio da Austrália podem ser aproveitadas ao máximo no trem mais famoso do país, The Ghan, também conhecido como Grande Ferrovia do Sul. 
Essa rota de três noites conecta os oceanos Índico e Pacífico em uma incrível viagem entre Sydney e Perth, parando no caminho para dar a chance de andar de camelo na Austrália central. 
18 - Trem Azul, Sri Lanka 
Cenas do cotidiano rural do Sri Lanka invadem a sua visão com uma overdose sensorial do melhor tipo possível, com a viagem a bordo do Trem Azul, entre as cidades de Kandy e Ella.


Essa é considerada a rota mais bela do Sri Lanka, proporcionando vistas das plantações de chá, dos vilarejos e das colinas verdejantes. Essa jornada de quase 6 horas custa o equivalente a alguns reais. E se o trem não é luxuoso, as paisagens no caminho são o mais espetaculares possível. Cheque os horários no site da Sri Lanka Railways e compre pessoalmente na estação. 
19 - Comboio Presidencial, Portugal 
Uma refeição de quatro pratos e harmonização com vinhos, além de especialidades portuguesas, é a maneira perfeita de aproveitar uma viagem no Comboio Presidencial, a joia da coroa das ferrovias portuguesas. Construído em 1890, o trem já recebeu papas e integrantes da realeza ao longo das décadas. 
Visite o elegante vagão-bar, onde você aprecia a música ao vivo enquanto percorre o vale do rio Douro, em uma jornada de 9 horas entre Porto e a Quinta do Vesúvio, na região vinícola. 
20 - Eastern and Orient Express, Tailândia, Malásia e Singapura 
A maneira mais elegante de conhecer a Tailândia, a Malásia e Singapura é a bordo do Eastern and Orient Express, da Belmong, um dos trens mais luxuosos do mundo, que passa por arrozais, rios, templos e outros cenários icônicos do sudeste asiático.


As impressionantes suítes e áreas comuns do trem são ornadas com cerejeira, seda tailandesa e móveis de madeira ornamentada. Já o requintado serviço de bordo oferece uma variedade de especialidades da cozinha do sudeste asiático e do Ocidente. 
As rotas vão de Bangcoc (Tailândia) a Singapura, ou de Bangcoc a Kuala Lumpur, na Malásia, e você pode às vezes conseguir descontos ao reservar com a Travelzoo. 


21 - Trem privado de Machu Picchu, Peru 
Único serviço ferroviário privado para passageiros até Machu Picchu, esse trem é exclusivo para grupos privados de até oito passageiros. Você será recebido com espumante, um open bar e um menu degustação enquanto relaxa em um sofisticado salão para a viagem de cerca de 90 minutos por meio de paisagens espetaculares dos Andes, de Ollantaytambo até Machu Picchu. Um ônibus faz o transporte no último trecho, até chegar à cidade perdida dos incas. 
22 - Tren Crucero, Equador 
Um dos trens mais luxuosos da América do Sul, o Tren Crucero transporta passageiros mimados em uma rota de quatro dias desde a capital do Equador, Quito, até a cidade portuária de Guayaquil, na costa do Pacífico. Não é possível dormir a bordo, mas hotéis de luxo aguardam você ao longo do trajeto enquanto aproveita algumas das paisagens mais lindas do continente. A agência de turismo RealWorld pode ajudar a marcar a passagem. 
23 - Trens de luxo Golden Eagle: Pérsia e Rota da Seda, Irã
Os passageiros seguem os passos dos antigos negociantes nesse trajeto exótico entre Almaty e Teerã com os trens de luxo Golden Eagle. Você vai visitar locais considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e parar para ver o Alcorão mais antigo do mundo, em Tashkent, durante essa fascinante jornada de 12 noites. 
24 - Safári de trem, África do Sul e Victoria Falls 
A empresa de viagens luxuosas Ker and Downey pode ajudar você a reservar a aventura da sua vida a bordo do Rovos Rail de Pretória, na África do Sul, em direção à fronteira com o Zimbábue. O trajeto de nove dias atravessa o Trópico de Capricórnio e para no Parque Nacional de Hwange antes de chegar às lendárias Victoria Falls. 
25 - Ferrovia Central de Huancayo, Peru 
Para conhecer as paisagens mais fabulosas do Peru, tome a Ferrovia Central de Huancayo, de Lima até Huancayo, nos Andes peruanos, no segundo serviço de passageiros mais alto do mundo. Essa viagem de 14 horas leva passageiros por 58 pontes na subida desde a costa, com vistas inacreditáveis em cada curva. A agência de viagens RealWorld pode ajudar na reserva. 


26 - Myanmar Railways, de Thazi a Shwenyaung, Myanmar 
A ferrovia estatal de Myanmar opera em vários belos trajetos pelo país, incluindo a rota de Thazi até Shwenyaung, da qual você pode partir para explorações na área do lago Inle. Você pode comprar passagens pessoalmente na estação de Thazi para a viagem de um dia que sobe montanhas íngremes para chegar a poucos quilômetros do famoso lago. 
27 - Trem para as Nuvens, Argentina 
O Trem para as Nuvens (Tren a las Nubes), na Argentina, é o terceiro trem de grande altitude mais alto do mundo, conectando passageiros de Salta até o viaduto de Polvorilla, a mais de 4.000 metros acima do nível do mar. Lhamas e moradores simpáticos estão entre os destaques dessa viagem. 
28 - Ferrovia da Costa do Pacífico, Nova Zelândia 
A Nova Zelândia é incrivelmente linda em quase qualquer canto—mais ainda quando você está a bordo da Ferrovia da Costa do Pacífico entre as cidades de Picton e Christchurch, na Ilha do Sul. Em alguns pontos, o Oceano Pacífico fica a poucos metros dos trilhos. O cenário montanhoso é outro destaque ao longo dessa jornada de 100 km e 6 horas de duração que atravessa impressionantes 175 pontes. 
29 - Ferrovia da rota do Royal Gorge, Colorado, Estados Unidos 
Uma das viagens de trem mais espetaculares dos Estados Unidos, essa jornada de mais de 2 horas segue o rio Arkansas através do Royal Gorge (Desfiladeiro Real) e passa por baixo da maior ponte suspensa da América do Norte. O ex-presidente Teddy Roosevelt um dia chamou essa de “a viagem que leva a língua inglesa à falência”, de tão belas que são as vistas das Montanhas Rochosas do Colorado. 
30 - Durango e Silverton Narrow Gauge Railroad, Colorado, Estados Unidos 
O Estado norte-americano do Colorado é cheio de viagens de trem panorâmicas (são 10 no total), e esses trilhos estreitos construídos para transportar prata e ouro através das montanhas San Juan, no sudoeste do Colorado, são uma experiência especial. A operação é contínua entre Durango e Silverton desde 1882. É impressionante acessar áreas em que nenhum carro jamais poderia transportar você. 


31 - Trem da Canadian Via Rail Canada entre Toronto e Vancouver, Canadá 
Essa viagem de quatro dias e três noites ligando o Canadá de leste a oeste, entre Toronto e Vancouver, é uma maneira relaxante de se recostar na poltrona e se deixar absorver por paisagens icônicas do Canadá. 
32 - Através dos alpes japoneses, Japão 
Esse itinerário de trem de 11 dias da Original Travel leva passageiros através dos alpes japoneses, entre Tóquio e Kyoto. Você pode parar para ver os macacos-japoneses no parque Jigokudani e entrar de cabeça na cultura das gueixas, entre outros destaques. 
33 - Viagem de trem do Expresso Polar, Escandinávia 
A Baltic Travel Company pode reservar um lugar para você no Expresso Polar, a aventura definitiva sobre trilhos no Ártico. Essa jornada ecológica de quatro dias leva você pela Escandinávia, por meio da Lapônia sueca e pela região ártica da Noruega, de meados de dezembro até o fim de março, com paradas para andar em trenós puxados por cães e admirar a aurora boreal (estadias em hotéis estão no pacote). 
34 - Denali Star, Alaska, Estados Unidos 
Com paradas diárias durante o verão no lendário Parque Nacional Denali, o Denali Star faz uma das viagens de trem mais bonitas do mundo. A ferrovia conecta passageiros desde Anchorage, Fairbanks e Talkeetna até 24.000 km² de vida selvagem, com a chance de ver as montanhas Chugach e, o grande destaque, o monte Denali. 
35 - Expresso José Cuervo, México 
Os amantes da tequila vão brindar nesse trem de luxo que viaja o ano todo entre as cidades de Guadalajara e Tequila, no México. Um passeio a bordo do Expresso José Cuervo começa com uma degustação profissional de tequila, seguida de uma visita à destilaria José Cuervo. A vista dos campos de agave azul (matéria-prima da tequila) pelas janelas do trem são um deleite para os olhos durante a viagem.

Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker

 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



OS SONHOS QUE SONHEI
DANDO PULOS DE 10 METROS DE ALTURA 
Estava vindo do centro da cidade para o bairro Esplanada. Só que vinha pulando meio que em câmara lenta. Só que o pulo era super alto e em pé. Eu subia uns 10 metros de altura, em pé e descia lentamente até tocar o chão e subir novamente. Depois que atravessei a linha do trem pulando, vi o Cândido, meu irmão, ali na rua da casa da minha mãe. Ele pegou uma pedra muito grande, com dificuldade, e quando eu fui chegando ao chão, ele jogou a pedra em mim. A pedra não me acertou. 


Ele estava tentando me acertar, para eu parar de pular. Mas continuei dando pulos altos e indo lentamente em direção a casa da minha mãe. Nisto o Cândido pegou novamente a pedra e atirou em mim quando eu chegava ao chão, do pulo. Novamente ele errou. Eu não conseguia parar e ia pulando em câmara lenta.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura