VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : VALINHOS / SÃO PAULO / BRAZIL (5.426 / 5.570) POPULAÇÃO: 131.210 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 6 de abril de 2021

VALINHOS / SÃO PAULO / BRAZIL (5.426 / 5.570) POPULAÇÃO: 131.210 PESSOAS (IBGE 2020)




Conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo e é a maior produtora de goiaba de mesa do país. Mas além da produção das frutas, a cidade também é berço das artes, tendo nascido aqui o grande compositor, ator e cantor Adoniran Barbosa.
Valinhos também recebeu e braços abertos e foi moradia de Flávio de Carvalho (arquiteto e artista plástico) e Tião do Carro (compositor e cantor), entre tantos outros artistas. 
Natureza, muito verde, áreas preservadas, serras, cachoeiras e trilhas na mata. Céu Azul! Sol quase 300 dias do ano! Passeios, Roteiros, Cavalgadas, Caminhadas! Viagens belíssimas em meio às paisagens rurais, às plantações. Ar puro! Qualidade de Vida! E muita história para contar: fazendas, casarões, museus, monumentos, obras de arte que retratam o crescimento do estado mais desenvolvido do Brasil, o ciclo do café, a imigração, a ferrovia. O sotaque caipira, na beira do fogão a lenha – o dia-a-dia rural. 
Rodovia de acesso
Rua da cidade
Valinhos, SP
Cristo da cidade
Shopping de Valinhos
Vista aérea
Prefeitura Municipal
Rua da cidade
Praça Brasil
Rio Atibaia
Centro da cidade
Unilever em Valinhos
Vistas aéreas




Bairros
Igreja Matriz de São Sebastião 
É o mais importante patrimônio histórico e cultural da cidade, foi idealizada pelo Padre Manoel Guinaut. Por seu estilo gótico-romano e imponência, é tida como uma das mais belas igrejas do Estado de São Paulo. Seu projeto foi concebido pelo engenheiro Lix da Cunha e sua construção viabilizada pela determinação do Padre Bruno Nardini. 
Serviço: Rua 13 de Maio - Centro. 
Telefone: 3871-8882 
Horários: segunda a sexta-feira, das 6 às 18 horas. Sábados, das 6 às 20 horas, e domingos, das 9 às 10h30. 
Portal de Valinhos 
Localizado à Rodovia Comendador Guilherme Mamprim, na entrada da cidade, o portal abriga guarita da Guarda Civil Municipal, destinada a prestar apoio à segurança do município em eventos de grande circulação, como na Festa do Figo e Expogoiaba. 
Centro de Convivência Brasil 500 Anos 
Um dos principais cartões postais da cidade, além de lindo projeto paisagístico, a praça conta com pista de cooper, ciclovia, playground e um obelisco, em homenagem aos 500 Anos do descobrimento do Brasil. O local é ponto de encontro da população valinhense e sede de vários eventos. 
Serviço: Avenida dos Esportes, próximo à Rodoviária. 
Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto 
Inaugurada em 1872, a antiga estação da CIA Paulista de Estrada de Ferro foi uma das mais importantes do interior. Em 1913, a estação foi substituída pela atual construção que abriga, desde 1996, o museu reúne mais de 1.200 peças, revela a história da cidade desde seus primeiros moradores. Todo terceiro domingo do mês, sedia a exposição de carros antigos com acompanhamento da Banda Municipal. O evento é uma realização do Clube de Carros Antigos de Valinhos e região e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. 
Serviço: Rua 12 de Outubro, s/n°. 
Telefone: 3849-7557. 
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. 
Monumento ao 100 Anos de Valinhos 
Criado pelo artista plástico português Santos Lopes, a escultura é homenagem aos 100 Anos da Elevação de Valinhos à categoria de Distrito de Paz, comemorado em 1996. 
Serviço: localizado no Paço Municipal, Rua Antonio Carlos, 301, Centro. 
Paróquia de Sant'Ana 
A igreja começou a ser construída em 1953. Em 21 de dezembro de 1958, quando já se podia abrigar os fiéis, foi celebrada a primeira missa e em 2 de julho de 1961 foi canonicamente instituída. 
Serviço: Rua Mato Grosso, Vila Sant´Ana. 
Praça Washington Luiz 
Inaugurada em dezembro de 1967, é um dos mais importantes espaços urbanos de lazer do interior, com cerca de 14 mil m², dividida em três patamares, separados por espelhos d'água. 
Serviço: Avenida Dom Nery, s/nº - Jardim Ribeiro. 
Dados gerais da cidade de Valinhos, São Paulo
Código do Município - 3556206 
Gentílico - valinhense 
Prefeito (2017) ORESTES PREVITALE JUNIOR 
População estimada [2018] 127.123 pessoas 
População no último censo [2010] 106.793 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 718,70 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 3,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 53.576 pessoas 
População ocupada [2017] 43,2 % 
Posição geográfica da cidade de Valinhos no estado de São Paulo
História da cidade de Valinhos, São Paulo
Valinhos 
São Paulo – SP 
História 
O primeiro marco na história de Valinhos registra a concessão de uma sesmaria ao sesmeiro Alexandre Simões Vieira no dia 2 de dezembro de 1732, que foi outorgada pelo presidente de São Paulo, Antonio Luiz de Távora, o conde de Sarzedas. Conta a história que Alexandre Simões Vieira abriu um caminho novo de Jundiaí aos Goiazes, tendo como paragem um ribeirão chamado Pinheiros. 


O Pouso de Pinheiros é o primeiro marco oficial de uma área dentro do atual município de Valinhos e, conforme os historiadores, teve existência quase centenária. Segundo o professor Mário Pires, em seu livro “Valinhos: Tempo e Espaço”, a localização deste chamado Pouso de Pinheiros provavelmente é o atual bairro Capuava, o qual o historiador considera a “célula mater” de Valinhos. 
No período em que a sesmaria foi outorgada, Campinas ainda era chamada de bairro de Mato Grosso das Campinas, pertencente ao município de Jundiaí. Em 1741, Francisco Barreto Leme, juntamente com sua família, fixa-se na região e dá início a um povoado. Em 1774, o então bairro de Jundiaí é elevado à categoria de Distrito e, em 16 de novembro de 1797, Campinas torna-se município. 


A partir daí, não se sabe precisar quando foi fundada a vila de Valinhos. Porém, na área onde está localizado o município hoje, já naquele período se constata o desenvolvimento através de grandes fazendas. A fazenda Dois Córregos, onde atualmente se localiza o bairro Dois Córregos, pertenceu ao Brigadeiro Luiz Antonio, tido como o homem mais rico da capitania, que chegou a possuir, só em Campinas, 16 engenhos de açúcar. 
Outro dado importante sobre nossas origens aconteceu durante a epidemia de febre amarela que arrasou Campinas no ano de 1889. Segundo cálculos feitos pelos médicos da época, a população de Campinas, que era de 20 mil pessoas, foi reduzida a quatro mil. Não que a maioria tenha morrido, mas sim que as mesmas fugiam da cidade com medo da doença. 

Foi em função da epidemia da febre amarela de 1889, que a Sexta Secção Eleitoral de Campinas foi transferida para Valinhos, pois muitos dos campineiros buscaram refúgio em Valinhos. Com isso, o futuro distrito de Valinhos começa a ser desenhado. No ano de 1893, o Diário Oficial do Estado do dia 1º de setembro publica, em sua página 7840, dentro do Expediente da Secretaria dos Negócios da Justiça, ato de criação do “Distrito Policial de Valinhos”.
O tráfego ferroviário pela Cia. Paulista de Estrada de Ferro de Jundiaí a Valinhos teve início em 28 de março de 1872. Com a precariedade das estradas, as cargas sendo transportadas no lombo de mulas e burros, os trens passaram a ter grande importância, servindo inicialmente para o transporte das sacas de café em grãos, com destino ao Porto de Santos. 

Conforme relato do historiador Benedito Otávio, em 1907, ao inaugurar-se a Cia. Paulista o tráfego ainda era pequeno na Vila de Valinhos, crescendo após a lei de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão. Com a abolição, havia falta de mão-de-obra e os primeiros imigrantes italianos começaram a chegar em 1888, dando um novo impulso na agricultura. 
As inúmeras fazendas cafeeiras, que proliferavam em toda região, motivaram a construção da ferrovia. Em 28 de maio de 1896, a pequena, mas próspera vila de Valinhos foi elevada à categoria de Distrito de Paz, que utiliza as mesmas divisas do Distrito Policial, criado em 1893, para definir os limites do novo distrito. 
Se Valinhos teve projeção nacional e, por que não, internacional, isso se deve a seu principal produto agrícola, o figo roxo, introduzido em terras valinhenses pelo imigrante italiano Lino Busatto, no ano de 1901. A partir de 1910, o figo já é produzido em escala comercial, o que torna Valinhos conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.
Esta eh a bandeira da cidade de Valinhos, São Paulo
Este eh o brasão da cidade de Valinhos, São Paulo
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Valinhos, SP / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker 


VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


Conheça o estado do Rio Grande do Sul


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura