A decoração que cobre as ruas do centro da cidade eh uma das maiores do gênero no país com mais de 800 metros de percurso
A cidade é conhecida pela tradição na montagem de tapetes de terra e serragem colorida, para o feriado de Corpus Christi.
Desde 1937, a paróquia Sagrado Coração de Jesus organiza a decoração que cobre as ruas do centro da cidade, sendo um dos maiores do gênero no país com mais de 800 metros de percurso e chegando a 12 metros de largura em alguns trechos
Prefeitura Municipal
PraçaVista aérea da cidade
Praça central
Torre da Matriz
Igreja Matriz
Rua da cidade
Avenida principalPraça
Praça
Rua da cidade
Praça da Matriz
Cruzamento
Praça de esportes
Rua da cidadeRua da cidade
Praça central
Enfeite de ruas no feriado de Corpus Christi
Praça
Biblioteca Pública
Bem vindo à Vera CruzIgreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
Rua da cidade
Estação Ferroviária
Dados gerais da cidade de Vera Cruz, São Paulo
Código do Município - 3556602
Gentílico - vera-cruzense
Prefeito (2017) RENATA ZOMPERO DIAS DEVITO
População estimada [2018] 10.864 pessoas
População no último censo [2010] 10.769 pessoas
Densidade demográfica [2010] 43,41 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 2,1 salários mínimos
Pessoal ocupado [2016] 1.164 pessoas
População ocupada [2016] 10,6 %
Posição Geográfica da cidade de Vera Cruz no estado de São Paulo
História da cidade de Vera Cruz, São paulo
VERA CRUZ SÃO PAULO
HISTÓRICO
Em 1923, em terras da família Souza Queiroz, João Sereno construiu, à margem da estrada que ligava Marília a Garça, uma casa de madeira para ponto de parada das jardineiras. Aos poucos novos estabelecimentos comerciais foram construídos, delineando o pequeno povoado de Vera Cruz.
Por volta de 1926, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro começou a avançar seus trilhos em direção a Marília, passando pela povoação, época em que foi elaborado um plano para implantação da cidade, cuja venda das datas ficou a cargo de Pompeu de Souza Queiroz e Luiz Antônio de Souza Queiroz.
Passados dois anos, foi inaugurada a estação local, entre Jafa e Lácio, que a ferrovia denominou de Kentucky, seguindo a ordem alfabética que adotara. Por ser o nome Vera Cruz bastante difundido, a população local reivindicou a manutenção deste, sendo atendido pela Ferrovia.
A partir da Estação, Vera Cruz teve grande afluência das pessoas de diversas partes do Estado, que se dedicaram ao plantio de café.
GETÍLICO: VERA-CRUZENSE
Esta eh a bandeira da cidade de Vera Cruz, São Paulo
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Prefeitura de Vera Cruz, SP / Thymonthy Becker / Wikipédia
Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem
SONHOS DE UM VIAJANTE
A MENINA DO TANQUE
Estava num local onde havia várias ruas estreitas. Estava meio escuro. Eu segurava um pano de prato na mão. Daí eu fui andando por um passeio bem estreito, indo em direção um tanque de cimento, onde eu deveria lavar o pano de prato. Nisto entrou na minha frente uma menina carregando alguns cadernos na mão, provavelmente vindo de alguma escola. Nisto eu tossi. Então a menina virou para mim e disse que era para eu parar de dizer que ela era feia. Eu disse que não tinha dito nada. Ela insistia que eu tinha dito. Um pouco a frente, sentado em cadeiras, havia um homem, uma mulher e em pé, ao lado deles, havia um rapaz.
Então imaginei que aquelas pessoas seriam os pais da menina e se ele dissesse que eu estava rindo da feiura dela, eles podia querer me processar. A menina parou ali e começou a falar sobre algo da escola. Eu segui andando rapidamente, porque se ela falasse depois, eu já estaria longe. Quando cheguei no tanque, joguei o pano de prato lá dentro e sai correndo por outra ruazinha, para fugir do possível ataque da família da menina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já esteve aqui? Conte sua Aventura