VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 8 TEMPLOS BUDISTAS INCRÍVEIS

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

8 TEMPLOS BUDISTAS INCRÍVEIS




Os templos budistas costumam ser abertos à visitação e atrair viajantes de todos os cantos para conhecer um pouco dessa cultura. 
01 - Wat Rong Khun | Chiang Rai, Tailândia 
Em Chiang Rai, pequena cidade no Triângulo Dourado — onde Myanmar, Laos e a Tailândia se encontram —, está o imponente Templo Branco, ou Rong Khun. 


Idealizado por um dos mais renomados artistas da Tailândia, o edifício foi construído para simbolizar a pureza de Buda – por isso é completamente branco, com milhares de pedaços de espelho formando mosaicos que brilham com o reflexo do sol. 
02 - Wat Arun | Bangkok, Tailândia 
Em plena capital tailandesa, o Wat Arun é considerado também um dos principais templos budistas do país. Às margens do rio Phraya, fica ainda mais bonito quando a noite cai e ele se ilumina, ainda que seu nome signifique algo como templo do amanhecer.



O prédio, erguido no século 18, tem 80 metros de altura e foi feita para fazer referência ao monte Meru, uma montanha sagrada mitológica de cinco cumes que está presente em mais de uma crença, incluindo a budista. O acesso é feito somente de barco. 
03 - Mahabodhi | Bodh Gaya, Índia 
Ainda que a religião predominante na Índia seja o hinduísmo, o país guarda uma grande quantidade de impressionantes templos de outras crenças, incluindo a budista. Um dos mais famosos é o espetacular Mahabodhi, um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na cidade de Bodh Gaya, no nordeste do país.



Seu nome significa grande templo da iluminação, justamente porque ali um monge teria atingido a iluminação e, portanto, concluído sua busca espiritual, tornando-se Buda. Acredita-se que o prédio de quase 55 metros de altura tenha sido construído há mais de dois mil e duzentos anos. 
04 - Shwedagon | Yangon, Myanmar 
Yangon, a maior cidade do Myanmar, ou Birmânia, possui um dos mais importantes — e fascinantes — templos budistas de todo o mundo: o Shwedagon. Adornado com ouro, diamante e outras pedras preciosas, fica até difícil de acreditar que o prédio seja real.

Assim como grande parte dos templos históricos, não se sabe exatamente quando foi construído, mas estima-se que em algum momento entre os séculos 6 e 10. O edifício de quase 100 metros de altura impressiona tanto de dia quanto de noite, quando luzes refletem em sua superfície dourada e permitem que seja visto a quilômetros de distância. 
05 - Jokhang | Lhasa, China 
O Jokhang, em Lhasa, no Tibete, é o templo mais importante para o budismo tibetano, vertente muito conhecida, principalmente por conta de suas expressões artísticas e a figura do Dalai Lama.



Construído no século 7, o templo foi atacado por mongóis diversas vezes ao longo da história, mas conseguiu sobreviver e é hoje um Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Ao todo, o templo ocupa mais de 25 mil metros quadrados. 
06 - Borobudur | Indonésia 
Borobudur, na ilha indonésia de Java é o maior templo budista do mundo. Construído provavelmente por volta de 1200 anos atrás, esse fascinante templo já sobreviveu a erupções vulcânicas, terremotos e continua misteriosamente muito bem preservado.



Frequentado por séculos por peregrinos de diversas regiões da Ásia — antigas moedas chinesas foram encontrados por ali —, o templo foi misteriosamente abandonado no século 15, mas foi reencontrado no 19. Desde então, voltou a ser um importante centro de peregrinação e estudo da tradição do Budismo conhecida como Maaiana. 
07 - Tōdai-ji | Nara, Japão 
Tōdai-ji, ou Grande Templo Oriental, é um complexo budista na cidade de Nara, muito importante entre aqueles que seguem uma das principais vertentes japonesas do budismo. Acredita-se que o templo, que é hoje um Patrimônio da Humanidade da UNESCO junto a outros sítios importantes de Nara, tenha sido construído no século 8. O complexo guarda a maior estátua de bronze do Buda Vairochana, uma das variações das imagens representativas dos cinco budas da meditação. 
08 - Kinkaku-ji | Japão 
Outro templo muito popular no Japão é o Kinkaku-ji, na famosa cidade de Kyoto. O prédio, com paredes externas revestidas por folhas de ouro, foi primeiramente construído em 1397, mas foi destruído diversas vezes e passou por inúmeras reconstruções, incluindo na segunda metade do século passado, quando um monge ateou fogo ao prédio.



O fascinante terreno ao seu redor foi pensado para representar a harmonia entre o céu e a terra. O templo japonês é tão popular que ganhou duas réplicas no Brasil, em São Paulo e no Paraná.



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura