VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 25 MENORES CIDADES DAS MINAS GERAIS / BRAZIL

quarta-feira, 31 de março de 2021

25 MENORES CIDADES DAS MINAS GERAIS / BRAZIL




São cidades pequenas, pacatas com lindas paisagens e por assim serem, oferecem uma ótima qualidade de vida a seus moradores. São cidades típicas de Minas, com arquitetura típica, ótima culinária, povo simples, hospitaleiro. 
25º Itambé do Mato Dentro 
Sabe-se por tradição que este povoado foi fundado pelo bandeirante Romão Gramacho, de fins de 1600 a princípios de 1700. Nele permaneceu alguns anos, ocupados na extração de ouro, tendo erigido na rua das Cavalhadas uma capela dedicada a N. Srª de Oliveira, porém, coberta de palha, já tendo desaparecido seu último vestígio 
Reza lenda Itambeense que todas as noites de sexta-feiras de lua cheia o Bandeirante Romão Gramacho corre as ruas da cidade em seu cavalo 
24º Vargem Bonita 
São 2209 habitantes. Distante 322 km de Belo Horizonte, Vargem Bonita (na foto abaixo de Nilza Leonel) pertence a Região Sudoeste de Minas, aos pés da Serra da Canastra. É a primeira cidade banhada pelo Rio São Francisco. Faz divisa com os municípios de São Roque de Minas, São João Batista do Glória, Piumhi e Capitólio. 
23º Oliveira Fortes 
São 2182 habitantes. Distante 242 km de Belo Horizonte, Oliveira Fortes (na foto abaixo de Marcelo Melo) pertence na Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Aracitaba, Barbacena, Paiva, Santos Dumont, Santa Bárbara do Tugúrio. 
22º Aracitaba 
São 2111 habitantes. Distante 245 km de Belo Horizonte, Aracitaba (na foto abaixo de Marcelo Melo) pertence a Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Santos Dumont, Oliveira Fortes, Paiva e Tabuleiro. 
21º Passa-Vinte 
São 2104 habitantes. Distante 390 km de Belo Horizonte, Passa Vinte (na foto abaixo de José Valter) fica no Sul de Minas, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
O município é subdividido, ainda, no distrito-sede e de Carlos Euller, que dista cerca e 13 quilômetros do centro da cidade. Faz divisa com os municípios de Bocaina de Minas, Liberdade, Bom Jardim de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Valença RJ, Quatis RJ e Resende RJ. 
20º Água Comprida 
São 2058 habitantes. Distante 525 km de Belo Horizonte, Água Comprida (na foto, arquivo site da Prefeitura Municipal) pertence ao Triângulo Mineiro. Recebe este nome por conta da existência de um riacho, que corta grande extensão do município. Faz divisa com os municípios de Uberaba e Conceição das Alagoas. 
19º Senador Cortes 
São 2049 habitantes. Distante 365 km de Belo Horizonte, Senador Cortes (na foto abaixo de autoria de Mazinho) pertence a Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Argirita, Maripá de Minas, Mar de Espanha, Santo Antônio do Aventureiro, Guarará, Além Paraíba. 
18º Serranos 
São 2023 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Serranos (na foto abaixo de Raymundo P. Netto) fica pertence a micro região de Conselheiro Lafaiete e faz divisa com os municípios de Aiuruoca, Andrelândia, Minduri, São Vicente de Minas, Seritinga. 
17º Queluzito 
São 1958 habitantes. Distante 115 km de Belo Horizonte, Queluzito (na foto abaixo de Rogério Santos Pereira) pertence a região Central Sul do Estado. Faz divisa com os municípios de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí, Entre Rios de Minas, Casa Grande, Cristiano Otoni. 
16º Douradoquara 
São 1930 habitantes. Distante 514 km de Belo Horizonte, Douradoquara (na foto abaixo, arquivo Prefeitura Municipal) pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Catalão (GO), Monte Carmelo, Grupiara, Abadia dos Dourados. 
15º Tapiraí 
São 1921 habitantes. Distante 273 km de Belo Horizonte, Tapiraí (na foto abaixo de Pedro Resende) pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Córrego Danta, Campos Altos e Medeiros. 
14º Olaria 
São 1873 habitantes. Distante 325 km de Belo Horizonte, Olaria (na foto abaixo de Ricardo Daniel Jacyntho) pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Lima Duarte, Bom Jardim de Minas, Rio Preto. 

13º Seritinga 
São 1874 habitantes. Distante 380 km de Belo Horizonte, Seritinga (na foto abaixo de Átila Vilela Vitolo Nascimento) é uma pequena cidade situada a três quilômetros da BR 267 que liga as cidades de Caxambu à Juiz de fora, cidade com povos descendentes de italianos, portugueses, árabes, dinamarqueses, etc. Pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Serranos, Aiuruoca, Liberdade, Carvalhos, Andrelândia. 
12º Pedro Teixeira 
São 1843 habitantes. Distante 259 km de Belo Horizonte, Pedro Teixeira (na foto abaixo de Ricardo Daniel Jacyntho) pertence a região da Zona da Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Bias Fortes, Lima Duarte, Juiz de Fora 

11º Santo Antônio do Rio Abaixo 
São 1813 habitantes. Distante 190 km de Belo Horizonte, Santo Antônio do Rio Abaixo (na foto abaixo do Barbosa) pertence a região Central Norte e faz divisa com os municípios de Conceição do Mato Dentro, Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto. 
10º Consolação 
São 1810 habitantes. Distante 436 km e Belo Horizonte, Consolação (na foto abaixo de Rosana Costa) pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Paraisópolis, Córrego do Bom Jesus e Cambuí. 
9º Passabém 
São 1732 habitantes. Distante 160 km de Belo Horizonte, Passabém (na foto abaixo do Barbosa) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Ferros, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto, Itambé. 
8º Senador José Bento 
São 1672 habitantes. Distante 420 km de Belo Horizonte, Senador José Bento (na foto de Edson de Oliveira) pertence a região Sul de Minas e faz divisa com os municípios de Congonhal, Ipuiúna, Borda da Mata. 
7º Antônio Prado de Minas 
São 1664 habitantes. Distante 400 km de Belo Horizonte, Antônio Prado de Minas (na foto abaixo de Robson Pinto de Almeida, extraída da fanpage local) pertence a região da Zona da Mata Mineira, na divisa com o Rio de Janeiro. Faz divisa com os municípios de Eugenópolis, Tombos, Itaperuna (RJ), Natividade (RJ), Porciúncula (RJ) 
6º São Sebastião do Rio Preto 
São 1582 habitantes. Distante 169 km de Belo Horizonte, São Sebastião do Rio Preto (na foto abaixo do Barbosa) pertence a região Central Norte Mineira e faz divisa com os municípios de Passabém, Santo Antônio do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, Itambé do Mato Dentro, Ferros e Morro do Pilar. 
5º Paiva 
São 1577 habitantes. Distante 228 km de Belo Horizonte Paiva (na foto abaixo de Jorge A. Ferreira Jr.) é uma das menores cidades em área em Minas Gerais, com apenas 64 km². Sua população ocupa-se economicamente de agricultura e pecuária. Pertence a região da Zona Mata Mineira e faz divisa com os municípios de Aracitaba; Oliveira Fortes; e Mercês. 
4º Doresópolis 
São 1533 habitantes. Distante 249 km de Belo Horizonte, Doresópolis (na foto abaixo, da Prefeitura Municipal) pertence a região Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Bambuí, Piumhi, Pains, Iguatama. 
3º Grupiara 
São 1418 habitantes. Distante 810 km de Belo Horizonte, Grupiara (na foto abaixo de autoria no momento não identificada) pertence a região do Triângulo Mineiro e faz divisa com os municípios de Douradoquara, Monte Carmelo e Estrela do Sul. 
2º Cedro do Abaeté 
São 1209 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Cedro do Abaeté (na foto abaixo de Cléber Silva de Morais) pertence a região Central Mineira e faz divisa com os municípios de Abaeté, Paineiras, Tiros, Quartel Geral. 
1º Serra da Saudade 
São 812 habitantes. Distante 230 km de Belo Horizonte, Serra da Saudade (na foto abaixo de Sueli Santos) é a menor cidade, em número de habitantes no Brasil, segundo o IBGE. Pertence a região Centro Oeste de Minas e faz divisa com os municípios de Dores do Indaiá, Quartel Geral, São Gotardo e Estrela do Indaiá.

Fonte dos textos e fotos: Por Arnaldo Silva /  conhecaminas.com / Thymonthy Becker 

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE



Conheça o Estado do Ceará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura