VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 10 LUGARES INCRÍVEIS NA ÁSIA CENTRAL

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

10 LUGARES INCRÍVEIS NA ÁSIA CENTRAL





Apesar de muito menos turística que o Sudeste Asiático, a região central da Ásia tem crescido aos olhos dos viajantes internacionais. Com uma história de independência recente, muitas de suas cidades têm se expandido e chamado atenção somente nos últimos anos - e com esse crescimento vem se desenvolvendo também a infraestrutura para turismo.



Cidades cosmopolitas, grandes centros históricos, diferentes culturas e fantásticas paisagens naturais das mais variadas convivem no Turcomenistão, no Tajiquistão, no Quirguistão, no Cazaquistão e no Uzbequistão de forma harmônica. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 10 destinos incríveis para conhecer na Ásia Central. Confira: 
Ashgabat | Turcomenistão 
Em persa moderno, o nome da capital do Turcomenistão, Ashgabat, significa literalmente “cidade do amor”, e não é difícil se apaixonar por ela, de fato. Em meio a prédios brancos e dourados, uma grande quantidade de parques e monumentos peculiares, a maior cidade do país também se destaca como uma das mais peculiares da região central da Ásia. Apesar de ter sido reconstruída em meados do século 20 em estilo soviético, a cidade passou por uma rápida modernização depois do fim da URSS e combinou, em seu estilo, tendências ocidentais com tendências do leste asiático, o que só a torna ainda mais fascinante. 
Darvaz | Turcomenistão 
A Cratera de Darvaz é também conhecida como Porta para o Inferno e não é difícil entender o porquê. A atração, na província de Ahal, no Turcomenistão, é famosa pelo fogo que queima em seu centro sem parar desde 1971. Isso acontece pela grande quantidade de gás metano retido no subsolo daquela região. Quando surgiu, a cratera liberou grandes quantidades do gás na atmosfera, o que era um problema, então optou-se por queimá-lo, mas ele continua queimando desde então. 
Montanhas Fann | Tajiquistão 
Localizadas principalmente na província de Sugh, no Tajiquistão, as ainda consideravelmente inexploradas Montanhas Fann garantem algumas das melhores e mais dramáticas paisagens da Ásia Central. De picos nevados e florestas de pinheiros a impressionantes lagos azuis, é o lugar ideal para entrar em contato com a natureza e fazer caminhadas. 
Pamir Highway | Tajiquistão e Quirguistão 
Pamir é uma popular estrada que vai de Dushanbe, no Tajiquistão, até Osh, no Quirguistão, e guarda algumas das paisagens mais cênicas da Ásia Central. Iaques passeando, lagos de águas cintilantes, e as montanhas Hindu Kush com seus picos nevados são algumas das coisas que você vai encontrar por lá. É o lugar ideal para uma roadtrip - só faça questão de ter bastante tempo para parar e explorar a região. 
Astana | Cazaquistão 
A capital do Cazaquistão, Astana, é uma cidade que tem se desenvolvido rapidamente. O país foi um dos últimos a se declarar independente depois da dissolução da URSS, e sua capital, portanto, não era capital alguma trinta anos atrás.



Nesse tempo, no entanto, cresceu em população e tamanho, ganhou espetaculares arranha-céus, uma população jovem e vanguardista e monumentos futuristas, que se combinam com prédios de arquitetura soviética, asiática e ocidental, fazendo dela uma cidade única. 
Lagos Kolsai | Cazaquistão 
Depois de explorar a cosmopolita Astana, dirija-se para o Parque Nacional dos lagos Kolsai, um enorme conjunto de lagos cercados por paisagens espetaculares. Os próprios lagos parecem ser de outro mundo, com troncos de árvores fincados dentro d’água, mas as montanhas verdes ao redor também encantam. Amantes de natureza, evidentemente, vão ter muito o que apreciar por lá. 
Bukhara | Uzbequistão 
Bukhara foi uma importante cidade da rota da seda que ligava a Europa ao Sudeste Asiático. Por lá, passavam muitos mercadores e até hoje você pode encontrar resquícios dos mercados que ficavam por ali, ao lado de prédios com centenas e centenas de anos de história. O centro velho da cidade não mudou muito desde o século 19 e, portanto, é um ótimo destino para quem quer observar um pouco de como era a região antes da chegada dos russos. 
Itchan Kala | Uzbequistão 
Itchan Kala é a parte interna e murada (com muros de 10 metros de altura) da cidade de Khiva, que costumava ser a última parada de descanso para aqueles que estavam prestes a cruzar o deserto até o Irã. A região é protegida e considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO justamente por conta dos prédios e monumentos bem preservados que se configuram como um bom exemplo da arquitetura muçulmana da Ásia Central. 
Torre Burana | Quirguistão 
Localizada a 80km da capital do Quirguistão, Bishkek, a Torre Burana é um impressionante monumento que, aliado à paisagem espetacular do Vale Chuy, garante vistas incríveis. O sítio, além da torre, inclui tumbas, mausoléus e ruínas de castelos, todos do século 11, e se configuram como um dos pontos históricos mais importantes do país. As paisagens naturais certamente também fazem a visita valer a pena. 
Issyk Kul Lake | Quirguistão 
O Issyk Kul Lake, a mais de 1600m de altura, é o segundo maior lago de água salgada do mundo - para dar uma uma volta ao redor dele são necessárias cerca de 10h de carro.



Suas águas não congelam nem nos mais frios dos invernos e, no verão, são a principal escolha dos locais para um mergulho, afinal o lago possui ótimas praias. As enormes montanhas ao redor completam a experiência com paisagens maravilhosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura