VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 10 LUGARES IMPERDÍVEIS NA JORDÂNIA

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

10 LUGARES IMPERDÍVEIS NA JORDÂNIA





Petra 
A atração turística mais visitada da Jordânia é uma cidade construída por volta do ano 300 a.C. como capital do Império Nebateu, que posteriormente foi anexado ao Império Romano. Localizada no sul da Jordânia, Petra provavelmente se tornou um lugar tão importante por conta das diversas rotas comerciais que passavam por ali.



A cidade é impressionante, principalmente pelo fato de que grande parte das estruturas foi esculpida na pedra local, e também é famosa por seu complexo sistema hídrico, que levava água para uma região extremamente árida. 
Amã 
A capital da Jordânia, Amã, é uma grande cidade ideal para quem quer explorar o melhor da cultura árabe moderna, bem como a história e tradição da região. Fascinantes mercados de rua e cafés alternativos se misturam por suas ruas apertadas. Apesar de ser consideravelmente recente, basicamente uma criação do século 20, seus bons museus dão conta de contar tudo o que aconteceu por ali, e caminhando pelo centro você encontra até ruínas romanas. 
Jerash 
A parte nova da cidade de Jerash sugere modernismo e uma vida urbana como de qualquer outra grande cidade no mundo, mas visite sua parte velha e você logo vai notar a quantidade de história que ela tem para contar. A cidade guarda ainda hoje uma grande quantidade de ruínas do período de dominação romana, muito bem preservadas, inclusive, diferente de outras que podem ser encontradas pelo país. As ruínas de Jerash certamente não deixam nada a desejar àquelas de Roma. 
Wadi Rum 
Esse deserto em Wadi Rum, cujo nome pode ser traduzido para Vale da Lua, é um dos principais cartões postais da Jordânia, e não é para menos. As belas formações rochosas ilhadas em meio a quilômetros e quilômetros de areia laranja conquistam qualquer um. Toda a região é um patrimônio da Unesco e ela tem sido habitada há cerca de 12 mil anos. 

Mar Morto 
Não se pode visitar a Jordânia e deixar de visitar o Mar Morto. O lago de água salgada é famoso por ser o ponto mais baixo da superfície terrestre (431m abaixo do nível do mar) e por ser tão salgado que o sal torna impossível afundar ali.

Mas, para além dessas curiosidades, é também uma incrível maravilha natural, que, cravada aos pés de penhascos, é capaz de encantar qualquer um. Toda a margem da Jordânia é cheia de hotéis e infraestrutura para turistas. 
Aqaba 
A cidade portuária de Aqaba é a mais popular saída da Jordânia para o famoso Mar Vermelho. O destino também é uma das paradas preferidas por aqueles que vão visitar Petra ou Wadi Rum, mas tem crescido em estrutura, inclusive com luxuosos hotéis e resorts, justamente por ser um lugar buscado por aqueles que amam mergulhar, graças às boas condições que a região oferece para praticar esse tipo de atividade - e as praias também não decepcionam. 
Mujib 
A Reserva Natural Mujib leva seu nome ao Wadi Mujib, um desfiladeiro de 70km de comprimento com um rio ao fundo que se estende até o Mar Morto. Não à toa, é frequentemente chamado de “O Grand Canyon da Jordânia”. Mas, diferente do americano, esse carrega um grande número de lugares de importância histórica, como evidências arqueológicas do Reino de Moabe. As paisagens ao seu redor, que incluem desertos e oliveiras, são de tirar o fôlego. 
Dana 
Outra reserva que merece atenção é Dana, a maior reserva natural do país. As paisagens formadas por grandes pedras rechonchudas, grandes vales e vegetação esparsa se diferem bastante das da reserva acima, mas não são menos impressionantes. Por lá, você também pode encontrar povos antigos que já habitam a região há muito tempo e descobrir um pouco do antigo estilo de vida dos locais. É também um ótimo lugar para quem ama caminhadas e escaladas. 
Madaba 
A convidativa cidade de Madaba é famosa principalmente por seus mosaicos da era bizantina, sendo o mais famoso deles um mapa que se encontra na Igreja de São Jorge.



O mapa cobre o chão do templo e é considerado a mais antiga representação de Jerusalém e da Terra Santa. Mas a cidade vai muito além disso e é uma boa alternativa a Amã, graças a sua proximidade com o Aeroporto Internacional Rainha Alia, o principal do país, e com pontos turísticos já comentados aqui, como o Mar Morto. 
Ajloun 
A cidade de Ajloun possui alguns atrativos, como uma mesquita de cerca de 600 anos de idade, mas o que realmente atrai turistas para a região é o Castelo de Ajloun. Localizado no topo de uma colina próxima à cidade, o castelo foi construído há mais de mil anos e suas ruínas, ainda bem preservadas, impressionam até hoje, contando histórias de grandes dinastias muçulmanas. A região ao redor também é uma boa alternativa para quem gosta de caminhar e o destino não fica longe de Amã, o que o torna uma boa opção de bate e volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura