VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : LASSANCE / MINAS GERAIS / BRAZIL (2.748 / 5.570) POPULAÇÃO: 6.503 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 31 de março de 2021

LASSANCE / MINAS GERAIS / BRAZIL (2.748 / 5.570) POPULAÇÃO: 6.503 PESSOAS (IBGE 2020)




Uma cidadezinha super bacana, aconchegante e com toda tranquilidade mineira que vocês precisam conhecer
Lassance é uma cidade do Norte de Minas que ficou conhecida por ser a cidade onde Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas e identificou o protozoária flagelado causador da infecção, Tripanossoma cruzi.



Carlos Chagas foi designado para cuidar dos trabalhadores da antiga Ferrovia Central do Brasil que estava sendo construída em Lassance, e identificou a doença em campo, em seu laboratório que havia sido estabelecido inicialmente dentro de um vagão. 
Cientista Carlos Chagas
Na questão do turismo, Lassance conta com a Área de Proteção Ambiental da Serra do Cabral. A área conta com circuito turístico com várias cachoeiras e preserva exemplares de vegetação do cerrado. A região do município ainda abrange os rios São Francisco e das Velhas.
MEMORIAL CARLOS CHAGAS
O Memorial Carlos Chagas conta a história da estadia de Doutor Carlos Chagas em Lassance. O médico sanitarista, cientista e bacteriologista brasileiro, trabalhou como clínico e pesquisador na cidade.
Atuante na saúde pública do Brasil, iniciou sua carreira no combate à malária, quando enviado ao Município de Lassance-MG, onde destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanosoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas, pesquisa desenvolvida na cidade de Lassance-MG.
Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934), pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana.
No ano anterior, Chagas já havia sido capaz de identificar seu agente causal – o protozoário que denominou de Trypanosoma cruzi,
e o inseto transmissor, conhecido como barbeiro. A “tripla descoberta” de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco na história da ciência e da saúde brasileiras que completou seu centenário em 2009.
O Memorial Carlos Chagas hoje funciona no antigo laboratório de Dr. Carlos Chagas, oferecendo ao visitante a oportunidade de estar em um local que foi cenário de uma das maiores descobertas científicas brasileiras de relevância mundial.
Igreja Matriz
Pinturas rupestres na Serra do Cabral em Lassance, MG
Cachoeiras
Rio da cidade
Cachoeiras

Igreja Matriz
Entrada da cidade
Geografia 
Situada a 263 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Lassance inicialmente era uma região cortada por tropeiros, ligando lugares distantes como Montes Claros, Sabarabussu (Sabará), Diamantina e Coração de Jesus. Em 1850, um tropeiro chamado Liberato Nunes de Azevedo construiu os primeiros ranchos às margens do Córrego Maria Grande, hoje Córrego São Gonçalo.
Em 1907, surgem as primeiras fazendas dedicadas à agropecuária e à extração de látex em seringueiras e, com a chegada da estrada de ferro, o desenvolvimento local foi impulsionado. O primitivo arraial era muito modesto, situando-se à beira do Rio das Velhas. A denominação Lassance foi dada em fevereiro de 1908, em homenagem ao engenheiro chefe da construção da estrada de Ferro Central do Brasil, Dr. Ernesto Antônio Lassance Cunha. O município emancipou-se em dezembro de 1953 sob a administração de José Soares Dias.
Estação Ferroviária
Atualmente conta com uma população de 6.664 (2017) habitantes e tem como atividades econômicas básicas a extração de quartzo e de sempre-vivas, ao lado do cultivo de café, mandioca, milho, fumo e arroz. Há também áreas de reflorestamento com eucalipto para a produção de carvão vegetal e pecuária de corte. Lassance faz divisas com os municípios de Várzea da Palma, Corinto, Três Marias, Buritizeiro, Buenópolis, Augusto de Lima, Joaquim Felício, Francisco Dumont. 
Praça central
As imagens, exceto de Carlos Chagas foram enviadas por Júlio Sérgio Rabelo. 
(Fonte integral do texto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Lassance)
Coreto da praça
Dados gerais da cidade de Lassance, Minas Gerais
Código do Município - 3138104 
Gentílico - lassancense 
Prefeito 2017 / PAULO ELIAS RODRIGUES 
População estimada [2018] - 6.522 pessoas 
População no último censo [2010] - 6.484 pessoas 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] - 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] - 907 pessoas 
População ocupada [2016] - 13,6 % 
Posição geográfica da cidade de Lassance no estado das Minas Gerais
(Fonte: IBGE)
História da cidade de Lassance, Minas Gerais
Lassance 
Minas Gerais - MG 
Histórico 
Por volta de 1847, era um lugar onde tropeiros vindos de Montes Claros, Brasiléia, Pirapora e Coração de Jesus paravam para descansar. Foi nesta época que Liberato Nunes de Azevedo se estabeleceu na região, construindo um rancho. Com o tempo, mais famílias foram se instalando. 
O prolongamento da estrada de ferro Central do Brasil atingiu a localidade, impulsionando seu desenvolvimento. Formava-se o povoado chamado de São Gonçalo das Tabocas. 


Em 1908, com a inauguração da estação da Central, que recebeu o nome de Lassance em homenagem ao chefe de construção - o engenheiro Ernesto Antônio Lassance -, o povoado também passa a ter o nome do engenheiro. É elevado a distrito de Pirapora em 1923 e, em 1953, torna-se município 
O topônimo é homenagem prestada ao engenheiro Ernesto Antônio de Lassance Cunha, responsável pela inauguração da estação ferroviária, em 1908.





DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura