VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : GRUPIARA / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.973 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.387 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 2 de abril de 2021

GRUPIARA / MINAS GERAIS / BRAZIL (1.973 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.387 PESSOAS (IBGE 2020)




Tem como principais pontos turísticos obras arquitetônicas do século passado, como a Igreja de São Sebastião, padroeiro do município; a Praça de Sebastião localizada na área principal da cidade e considerada palco dos principais eventos da cidade.
ENTRADA E RUA DA CIDADE DE GRUPIARA, MG (Pedal Ativo)
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE GRUPIARA, MG (G1.com)
PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DE GRUPIARA, MG (Altemiro Olinto Cristo)
VISTA AÉREA DA CIDADE DE GRUPIARA, MG (PMG)
GRUPIARA, MG (PMG)
Com origem no século XVIII, o município de Grupiara é o terceiro menor do Estado. A cidade pequena e hospitaleira está localizada há 437 km de Belo Horizonte, tem como principais pontos turísticos obras arquitetônicas do século passado, como a Igreja de São Sebastião, padroeiro do município; a Praça de Sebastião localizada na área principal da cidade e considerada palco dos principais eventos da cidade.
Outra grande atração que movimenta e atrai visitantes é o Lago de Emborcação. Resultado do represamento das águas do Rio Paranaíba, em 1982, é fonte de lazer de muitas famílias e turistas, e oferece acesso para a cidade de Três Ranchos, no estado de Goiás. 
Por Fabiene Silva 
UM DOS MUITOS CASARÕES DA CIDADE DE GRUPIARA, MG (AMMVP)
CASA AS MARGENS DO LAGO DE EMBORCAÇÃO EM GRUPIARA, MG (Internet)
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO EM GRUPIARA, MG (Internet)
IGREJA MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO EM GRUPIARA, MG (Internet)
RUA DA IGREJA EM GRUPIARA, MG (Internet)
GRUPIARA, MG E O LAGO DE EMBORCAÇÃO NO ENTORNO (Internet)
VISTA DO LAGO DE EMBORCAÇÃO EM GRUPIARA, MG (Internet)
POR DO SOL NO LAGO DE EMBORCAÇÃO EM GRUPIARA, MG (Internet)

ENTARDECER NO LAGO DE EMBORCAÇÃO EM GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
POUSADA RANCHÃO EM GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
GRUPIARA, MG (Roberto Fonseca Dias) 
POUSADA RANCHÃO EM GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
LAGO DE EMBORCAÇÃO EM GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
LAGO DE EMBORCAÇÃO DE GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
POUSADA RANCHÃO EM GRUPIARA, MG (Reginaldo Fernandes)
RIBEIRÃO DE GRUPIARA, MG (Altemiro Olinto Cristo)
TIME DE FUTSAL DA CIDADE DE GRUPIARA, MG (Internet)
DADOS GERAIS DA CIDADE DE GRUPIARA, MINAS GERAIS
População estimada 2016 (1) - 1.417 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 193,141 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 7,11 
Código do Município 3127909 
Gentílico - grupiarense 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE GRUPIARA, MG 
Grupiara é originado de garimpos diamantinos que eram abundantes no município. Grupiara é cascalho brotado no solo, onde facilita o trabalho dos garimpeiros.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE GRUPIARA NO ESTADO DAS MINAS GERAIS

Gentílico: grupiarense 
HISTÓRICO DA CIDADE DE GRUPIARA, MG 
Pelo que se tem notícia, os primeiros habitantes foram aventureiros garimpeiros, porém sem saber com exatidão suas origens e procedências, outros dizem que vieram da Vila da Santa Rita da Estrela (Estrela do Sul/MG), do Estado de Goías de outras regiões não mencionadas e se instalaram em precárias moradias de pau-a-pique, cobertas de folhas de babaçu, nas margens do Rio Bagagem.


Também se fala num representante político Major Afonso Augusto Batista e num valente e perigoso gangaceiro conhecido por Índio Afonso e seus filhos que eram respeitados por todos. O Município foi ocupado por garimpeiros que vinham em busca da sonhada pedra, o diamante. Em data de 12 de outubro de 1908, foi doado ao glorioso Mártir São Sebastião dos Troncos, uma parte de terras de culturas e de campos que a finada Rita Antonia de Jesus possuía na fazenda Troncos com o valor de 50 mil réis, a qual foi cedido para o patrimônio com a condição de este ser administrado pela municipalidade competindo esta conceder datas para o aumento da povoação, não podendo exceder de 40 metros de frente com igual de fundos e que seriam concedidas gratuitamente.
E por se esta a nossa vontade mandamos passar o presente o qual assinamos. Fazenda Troncos, 12 de outubro de 1908 (datas quer dizer terrenos ou lotes). Sendo doadores: Domingos Antonio Rodrigues, Terêncio Antonio Rodrigues e Jesuíno Pinto Gonçalves, Alberto Antonio Rodrigues, Manoel Rodrigues e Urselina Maria de Jesus. Documento transcrito no Cartório de 1º Ofício de Estrela do Sul, conforme certidão extraída em data de 11 de setembro de 1968. O lugar era conhecido por São Sebastião dos Troncos, ou simplesmente Troncos. Com esforço do Magor Afonso Augusto Batista houve a criação do Distrito, com a Lei nº 843 de 07 de setembro de 1923 com o nome de GRUPIARA. 
Grupiaense é o gentílico dos nascidos em Grupiara.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE GRUPIARA, MINAS GERAIS 

Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba / Wikipédia / Governo de Grupiara, MG 

 ACONTECEU COMIGO NA FAZENDA


VALEU PELA AVENTURA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura