A obra levou 10 anos para ser concluída, fruto do trabalho de aproximadamente 30 mil homens.
O Mausoléu de Halicarnasso foi uma gigantesca construção feita para abrigar o túmulo do rei Mausolo, na Turquia. É também uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Mausolo foi um rei provinciano do Império Persa que se casou com sua irmã, Artemísia II. A capital de Caria, seu reino, era Halicarnasso. Mausolo reinou de 370 a.C. a 353 a.C., ao longo de seu reinado a cidade de Halicarnasso conheceu grande desenvolvimento em obras, a construção de edifícios públicos progrediu muito e também se realizou a construção de uma extensa muralha para proteger a cidade.
Quando o rei Mausolo faleceu, sua esposa e irmã começou logo a construção de uma admirável tumba para abrigar seu corpo. A rainha Artemísia II não economizou recursos para construção do edifício, mandou trazer da Grécia os artistas mais talentosos, incluindo aqueles que participaram de algum modo na construção do Templo de Ártemis, em Éfeso. Além de escultores famosos e vários artesãos.
Os arquitetos gregos Sátiro e Pítis ficaram encarregados de construir o Mausoléu de Halicarnasso. A obra levou 10 anos para ser concluída, fruto do trabalho de aproximadamente 30 mil homens. Mas a rainha Artemísia II faleceu antes e nem chegou a ver o Mausoléu concluído. A construção, em forma retangular, tinha 50 metros de altura e era incrivelmente decorada com esculturas e estátuas de bronze.
Ocupando uma área superior a 1200 metros quadrados, era sustentado por 36 colunas e erguia-se uma pirâmide de 24 degraus acima da base quadrada. No topo da pirâmide havia ainda uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos, guiada pelo rei e a rainha. A base do edifício era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Cada um dos quatro lados foi especialmente esculpido em relevo pelos escultores gregos Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.
Ocupando uma área superior a 1200 metros quadrados, era sustentado por 36 colunas e erguia-se uma pirâmide de 24 degraus acima da base quadrada. No topo da pirâmide havia ainda uma carruagem de mármore puxada por quatro cavalos, guiada pelo rei e a rainha. A base do edifício era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Cada um dos quatro lados foi especialmente esculpido em relevo pelos escultores gregos Briáxis, Escopas de Paros, Leocarés e Timóteo.
A tumba que abrigava o corpo do réu Mausolo era localizada no alto de uma colina, com visão privilegiada da cidade. O interior do Mausoléu contava com um pátio fechado, onde se localizava a tumba propriamente dita em uma plataforma. A escada que levava a essa plataforma era ladeada por estátuas de leões de pedra. Guerreiros, também de pedra, guardavam a tumba em cada canto do pátio.
A tumba era feita de mármore e exibia em suas laterais a batalha dos centauros com os Lápitas, de um lado, e gregos em luta com as amazonas, de outro lado. Entre cada coluna do templo havia também uma estátua. Mas as principais estátuas eram as de Mausolo e Artemísia II, que foram esculpidas pelo grego Escopas.
A tumba era feita de mármore e exibia em suas laterais a batalha dos centauros com os Lápitas, de um lado, e gregos em luta com as amazonas, de outro lado. Entre cada coluna do templo havia também uma estátua. Mas as principais estátuas eram as de Mausolo e Artemísia II, que foram esculpidas pelo grego Escopas.
Antípatro de Sídon considerou a construção como um triunfo estético, não por menos se tornou uma das sete maravilhas do mundo antigo. A repercussão foi tamanha, que o próprio termo “mausoléu”, inicialmente ligado ao rei Mausolo, passou a ser usado para qualquer monumento erigido em memória dos mortos.
Infelizmente, o Mausoléu de Halicarnasso também não chegou inteiro aos nossos dias.
Um terremoto provavelmente foi a causa da destruição do mausoléu e do túmulo entre os séculos XI e XV. As pedras que sobraram na destruição foram usadas pelos habitantes da época como integrantes de outras construções locais. Apenas uma estátua, que provavelmente é do rei Mausolo, e restos da construção restaram até hoje. Essas relíquias estão divididas entre o Museu Britânico, de Londres, e o museu em Bodrum, na Turquia.
Um terremoto provavelmente foi a causa da destruição do mausoléu e do túmulo entre os séculos XI e XV. As pedras que sobraram na destruição foram usadas pelos habitantes da época como integrantes de outras construções locais. Apenas uma estátua, que provavelmente é do rei Mausolo, e restos da construção restaram até hoje. Essas relíquias estão divididas entre o Museu Britânico, de Londres, e o museu em Bodrum, na Turquia.
O MAUSOLÉU DE HALICARNASSO OU MAUSOLÉU DE MAUSOLO FOI UMA TUMBA CONSTRUÍDA ENTRE 353 E 350 A.C. EM HALICARNASSO (ATUAL BODRUM, TURQUIA)
PARA MAUSOLO (EM GREGO, ΜΑΎΣΩΛΟΣ), UM REI PROVINCIANO DO IMPÉRIO PERSA, E ARTEMÍSIA II DE CÁRIA, SUA IRMÃ E ESPOSA. A ESTRUTURA FOI DESENHADA PELOS ARQUITETOS GREGOS SÁTIRO E PÍTIS. ELA TINHA APROXIMADAMENTE 45 METROS DE ALTURA, E CADA UM DE SEUS QUATRO LADOS FOI ADORNADO COM RELEVOS CRIADOS POR CADA UM DOS QUATRO ESCULTORES GREGOS — BRIÁXIS, ESCOPAS DE PAROS, LEOCARÉS E TIMÓTEO.
A ESTRUTURA FINALIZADA FOI CONSIDERADA COMO SENDO UM TRIUNFO ESTÉTICO POR ANTÍPATRO DE SÍDON, QUE A IDENTIFICOU COMO UMA DE SUAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO. O TERMO MAUSOLÉU VEIO A SER USADO GENERICAMENTE PARA QUALQUER GRANDE TUMBA, EMBORA "MAUSOL-EION" ORIGINALMENTE SIGNIFICASSE "ASSOCIADO COM MAUSOLO".
A ESTRUTURA FINALIZADA FOI CONSIDERADA COMO SENDO UM TRIUNFO ESTÉTICO POR ANTÍPATRO DE SÍDON, QUE A IDENTIFICOU COMO UMA DE SUAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO. O TERMO MAUSOLÉU VEIO A SER USADO GENERICAMENTE PARA QUALQUER GRANDE TUMBA, EMBORA "MAUSOL-EION" ORIGINALMENTE SIGNIFICASSE "ASSOCIADO COM MAUSOLO".
ARTEMÍSIA DECIDIU NÃO POUPAR NA EDIFICAÇÃO DA TUMBA. ENVIOU MENSAGEIROS À GRÉCIA PARA ENCONTRAR OS ARTISTAS MAIS TALENTOSOS DA ÉPOCA, INCLUINDO ESCOPAS, QUE SUPERVISIONARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO DE ARTEMIS EM ÉFESO. OUTROS ESCULTORES FAMOSOS COMO BRIÁXIS, LEOCARÉS E TIMÓTEO JUNTARAM-SE-LHE, BEM COMO CENTENAS DE OUTROS ARTESÃOS.
A TUMBA FOI ERIGIDA EM UMA COLINA TENDO UMA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE. A ESTRUTURA FICAVA UM PÁTIO FECHADO, EM CUJO CENTRO ESTAVA UMA PLATAFORMA COM A TUMBA. UMA ESCADA, LADEADA POR ESTÁTUAS DE LEÕES DE PEDRA, LEVAVA AO TOPO DA PLATAFORMA.
AO LONGO DA PAREDE EXTERIOR DESTA FICAVAM MUITAS ESTÁTUAS DESCREVENDO DEUSES E DEUSAS. EM CADA CANTO GUERREIROS DE PEDRA CAVALGANDO GUARDAVAM A TUMBA. NO CENTRO DA PLATAFORMA ESTAVA A TUMBA PROPRIAMENTE DITA.
FEITA PRINCIPALMENTE DE MÁRMORE, ERA UM BLOCO QUADRADO DE UM TERÇO DA ALTURA DE 45 METROS DO MAUSOLÉU. ESTA SEÇÃO ERA COBERTA DE ESCULTURAS EM RELEVO EXIBINDO CENAS DE AÇÃO DA MITOLOGIA E HISTÓRIA GREGA. UMA PARTE EXIBIA A CENTAUROMAQUIA, BATALHA DOS CENTAUROS COM OS LÁPITAS; OUTRA, GREGOS EM LUTA COM AS AMAZONAS, UMA RAÇA DE MULHERES GUERREIRAS.
FEITA PRINCIPALMENTE DE MÁRMORE, ERA UM BLOCO QUADRADO DE UM TERÇO DA ALTURA DE 45 METROS DO MAUSOLÉU. ESTA SEÇÃO ERA COBERTA DE ESCULTURAS EM RELEVO EXIBINDO CENAS DE AÇÃO DA MITOLOGIA E HISTÓRIA GREGA. UMA PARTE EXIBIA A CENTAUROMAQUIA, BATALHA DOS CENTAUROS COM OS LÁPITAS; OUTRA, GREGOS EM LUTA COM AS AMAZONAS, UMA RAÇA DE MULHERES GUERREIRAS.
NO TOPO DESTA SEÇÃO DA TUMBA TRINTA E SEIS COLUNAS DELGADAS, NOVE POR LADO, ERGUIAM-SE POR OUTRO TERÇO DA ALTURA. ERETA ENTRE CADA COLUNA ESTAVA OUTRA ESTÁTUA. ATRÁS DAS COLUNAS ESTAVA UM OBJETO RESISTENTE QUE CARREGAVA O PESO DO MASSIVO TELHADO DA TUMBA.
O TELHADO, QUE ENGLOBAVA MAIS DO TERÇO FINAL DA ALTURA, ERA UMA PIRÂMIDE. DE PÉ NO TOPO FICAVA UMA QUADRIGA: QUATRO MASSIVOS CAVALOS PUXANDO UMA BIGA EM QUE IMAGENS DE MAUSOLO E ARTEMÍSIA PASSEIAM.
O TELHADO, QUE ENGLOBAVA MAIS DO TERÇO FINAL DA ALTURA, ERA UMA PIRÂMIDE. DE PÉ NO TOPO FICAVA UMA QUADRIGA: QUATRO MASSIVOS CAVALOS PUXANDO UMA BIGA EM QUE IMAGENS DE MAUSOLO E ARTEMÍSIA PASSEIAM.
O MAUSOLÉU TEVE UMA VISTA PANORÂMICA DA CIDADE DE HALICARNASSO POR VÁRIOS SÉCULOS. ELE ESTEVE INTACTO QUANDO A CIDADE CAIU SOB ALEXANDRE EM 334 A.C. E AINDA NÃO DANIFICADO APÓS ATAQUES DE PIRATAS EM 62 E 58 A.C.. ELE PERMANECEU ACIMA DAS RUÍNAS DA CIDADE POR UNS 16 SÉCULOS. ENTÃO UMA SÉRIE DE TERREMOTOS DESTRUIU AS COLUNAS E DERRUBOU A BIGA DE PEDRA. EM 1404 APENAS A BASE NATURAL DO MAUSOLÉU AINDA ERA RECONHECÍVEL.
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / infoescola.com /
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