VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA EM 100 OBJETOS

domingo, 5 de janeiro de 2020

A HISTÓRIA DA HUMANIDADE CONTADA EM 100 OBJETOS




Visitar o Museu Britânico em Londres pela primeira vez desperta ao mesmo tempo empolgação e frustração



Visitar o Museu Britânico em Londres pela primeira vez desperta ao mesmo tempo empolgação e frustração: um roteiro feito num único dia é incapaz de cobrir um bom resumo dos mais de 8 milhões de peças da instituição.
O que o diretor do museu argumenta agora em livro, porém, é que a saga de toda a humanidade na Terra pode ser recontada pela história de apenas cem objetos da coleção.
Esse foi o desafio que o historiador da arte Neil MacGregor, chefe do museu há 12 anos, aceitou ao fazer uma série de programas de rádio para a BBC, em 2010. Um ano depois, "A História do Mundo em 100 Objetos" ganhou versão em livro, que sai agora em português em edição fartamente ilustrada.
O resultado final ganhou um aspecto de almanaque que talvez não esteja ao pé da ambição acadêmica da proposta inicial. Ainda assim, é uma saborosa amostra daquilo que o Museu Britânico reserva a quem o visita.
O livro de MacGregor é também um manifesto em prol da arqueologia, uma ciência capaz de capturar narrativas que fogem ao escopo da história escrita. E pode servir também como um bom guia de visitação da maior coleção histórico-arqueológica do mundo –isso para quem estiver disposto a carregar um calhamaço de quase dois quilos na bolsa.



Para adquiri o livro acesse: http://livraria.folha.com.br/livros/literatura-estrangeira/historia-mundo-100-objetos-1216629.html?tracking_number=1411













Fonte dos textos e fotos: Uol.com.br / Thymonthy Becker /


Você pode gostar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura