VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 5 DESTINOS MÍSTICOS NO BRAZIL

domingo, 17 de janeiro de 2021

5 DESTINOS MÍSTICOS NO BRAZIL



Os destinos místicos estão cada vez mais em alta. As pessoas que buscam esse tipo de roteiro, além dos aspectos místicos, procuram fortalecer suas crenças, descobrir mistérios locais e ampliar seus horizontes. A boa notícia é que várias cidades brasileiras despertam a atenção desse tipo de viajante.



Como se não bastasse a paisagem paradisíaca, a grande quantidade de cachoeiras, piscinas naturais, lagoas e magnetismo fazem desses lugares um dos ambientes mais incríveis do Brasil. A melhor parte é que esses destinos podem ser visitados por famílias, casais e amigos – ou seja, atração para todos os estilos e tipos de viajantes. Para se inspirar e planejar sua próxima viagem, o Guia da Semana fez uma lista com 5 destinos místicos incríveis para conhecer no Brasil. Confira 
01 - SÃO THOMÉ DAS LETRAS (MINAS GERAIS) 
A cidade de São Thomé das Letras é um verdadeiro paraíso que fica a 350 km de São Paulo e 320 km de Belo Horizonte. O destino místico fica a 1.400 metros de altitude e é cercado por lindas cachoeiras, grutas, trilhas, muito verde e paz. Não é à toa que muitos turistas buscam o lugar para relaxar e esquecer dos problemas – por esses e outros motivos que São Thomé se tornou refúgio.


Sua fama mística se dá pela quantidade de pedras minerais de quartzito encontradas por lá, o que logo trouxe olhares do mundo inteiro por conta de suas propriedades esotéricas. Além disso, existem histórias que cercam a região de que por lá era muito comum ver óvnis pousando na serra e que existe uma conexão real com Macchu Pichu – a cerca de 4 mil km de distância. Se é verdade ou não, ninguém sabe dizer, mas é certo que muitos aventureiros escolhem o destino para explorar seus segredos e aproveitar seus encantos naturais 

CACHOEIRA DO VALE DAS BORBOLETAS 
A Cachoeira do Vale das Borboletas fica na serra de São Thomé, indo para a cidade de Três Corações. Ela é formada por duas quedas d'água que formam uma piscina natural, com uma linda gruta cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas (janeiro é a época das borboletas azuis - originando o nome do local). 
CACHOEIRA ANTARES 
A Cachoeira Antares é considerada uma das mais bonitas da região e fica numa área de preservação em meio a uma linda mata. Para chegar até lá, é preciso caminhar cerca de 200 metros por uma trilha que leva até o local. 


GRUTA DO LABIRINTO 
A Gruta do Labirinto é uma das mais curisosas da região. Além da formação típica rochosa, ela possui incríveis piscinas naturais. O visual é lindo e atrai a atenção dos visitantes. Com 150 metros de extensão, o local forma verdadeiros labirintos com várias saídas diferentes. 
CASA DA PIRÂMIDE 
A Casa da Pirâmide fica localizada no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se de uma construção de forma piramidal, com várias janelas que dão uma visão de 360º para todo vale. O local é um point para as pessoas verem o por do sol, sendo um dos programas obrigatórios por lá! É comum ter gente até no telhado para poder pegar o melhor ângulo da vista! Além disso, quando o céu estiver aberto, aproveite o local para olhar as estrelas. Quem foi garante que parece que é possível tocar nelas. 
02 - AIURUOCA (MINAS GERAIS) 
Muitos dizem que Aiuruoca, também no sul de Minas Gerais, é como a São Thomé das Letras de antigamente: natureza intocada e energia forte emanando das muitas rochas naturais locais. A cidade, que é um verdadeiro encanto, é cercada por cachoeiras, vales e montanhas. Ou seja, passeio perfeito para quem ama conhecer lugares novos e bem bonitos.

Em relação ao esoterismo da região, a fama se dá pela comunidade Daime, que fica instalada no local, e aos passeios exóticos que as pousadas da região oferecem – vivências em meio à natureza, meditação e mentalizações. A verdade é que nada é tão sobrenatural, mas vale a pena para quem quer buscar um lugar novo e fora do roteiro turístico tradicional 

03 - CHAPADA DOS VEADEIROS (GOIÁS) 
Sem dúvidas, em algum momento da vida você já se deparou com fotos da Chapada dos Veadeiros – talvez até sem saber de qual lugar se tratava, se encantou. Sim, esse é o poder que o atrativo turístico, localizado em Goiás, tem. Afinal, com tanta beleza e uma energia única, é impossível não ficar apaixonado

Além do visual incrível, a Chapada também oferece uma pegada esotérica, o que é um prato cheio para quem gosta de viagens nesse estilo, tendo em vista que, entre suas belezas naturais, encontram-se dezenas de cachoeiras, muito verde e paredões rochosos 
Por se tratar de uma área bem extensa, abrigando diversas cidades menores, muitas vezes é necessário o uso de carros para chegar aos pontos turísticos – uma boa alternativa é combinar os passeios com agências de turismo das cidades, assim dá para curtir tudo sem preocupações 
CACHOEIRA LOQUINHAS 
A Cachoeira Loquinhas é a que fica mais próxima a Alto Paraíso e uma das únicas onde é possível alcançar por trilha. O fácil acesso e sua boa estrutura não tiram a beleza de um dos lugares mais visitados da Chapada. Com águas cristalinas em tom esverdeado, é impossível não se apaixonar pela cachoeira. Um banho refrescante em seus poços já é motivo o suficiente para visitar esse lugar. Pra andar por lá não tem segredo: o mesmo caminho leva a duas cachoeiras - a Loquinhas e a Violeta, com seis poços de mergulho. O trajeto é feito em chão de madeira e com cordas de segurança e paga-se R$ 20 para entrar. 
CATARATAS DOS COUROS 
No sentido Brasília, a Cataratas dos Couros é outro passeio imperdível para quem passa por Alto Paraíso. O local é um dos poucos onde o acesso é gratuito e não exige a presença de um guia turístico, mas indica-se a contratação do serviço para saber chegar ao local, já que passa por vários quilômetros de estrada de terra onde não existe nenhuma sinalização.


Chegando ao local, encontram-se enormes quedas d'água de uma beleza sem igual: dependendo da época do ano em que se visita, a quantidade de água é tão grande que se assemelha a Foz do Iguaçu - só que bem menor, né? Alguns pontos são mais tranquilos e revelam piscinas naturais de águas sossegadas e cristalinas. 
CACHOEIRA SANTA BÁRBARA 
Uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros - e do Brasil - é a Cachoeira Santa Bárbara. Não é à toa que a atração é uma das mais procuradas pelos turistas que gostam de uma boa trilha e de conhecer lugares absurdamente bonitos. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas todo esforço vale a pena ao mergulhar em suas águas turquesas.


Para chegar até Santa Bárbara, é preciso percorrer 25 km até a comunidade Kalunga Engenho II (maior reserva de quilombolas do Brasil) e ir até o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que vai te levar até o local. Da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância, onde 5 km são feitos a pé em uma trilha de dificuldade média. 
VALE DA LUA 
O Vale da Lua certamente é um dos destinos mais misteriosos e diferentes da Chapada dos Veadeiros. Isso porque o atrativo abriga várias formações rochosas que foram esculpidas por milhares de anos pela força das águas do Rio São Miguel. As crateras de cores acinzentadas fazem lembrar o território lunar com grandes círculos assimétricos. A trilha curta para chegar ao local por si só já vale a pena: piscinas naturais e outras formações exóticas são apresentadas ao turista. 
PARQUE NACIONAL CHAPADA DOS VIADEIROS 
Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é o lugar perfeito para quem ama natureza e atrações naturais.


Recheado de trilhas das mais diversas intensidades, com cachoeiras, mirantes e paisagens impecáveis, o local costuma atrair quem ama caminhar em meio à natureza e se deparar com atrativos naturais. O parque tem entrada gratuita e, por lá, é possível contratar guias turísticos por um valor a combinar, embora existam algumas trilhas que podem ser percorridas sem a presença deles. 
04 - SERRA DO RONCADOR (MATO GROSSO) 
Já ouviu falar na Serra do Roncador? Localizada na cidade de Barra do Garças, no Mato Grosso, se estende por uma área de mais de mil quilômetros. Entre canyons que "roncam" com a passagem dos ventos, grutas, cavernas, rios, lagos e cachoeiras, essa serra guarda inúmeros mistérios e paisagens naturais de tirar o fôlego.


Com diversas comunidades esotéricas instaladas, a cidade é conhecida mundialmente como santuário místico e metafísico. Sua fama mística vem de diversos acontecimentos que, segundo conspiradores, estão associados a civilizações que vivem dentro da serra 
Um dos grandes mistérios que cercam o local é a Caverna dos Pezinhos, local protegido pela Aeronáutica onde os visitantes não podem entrar – podem apenas observá-la de fora.

Nas suas paredes, existem marcas parecidas com pés (alguns possuem mais de 6 dedos!). Tudo isso se junta com o fato de que um pesquisador britânico esteve no local em 1925 para realizar pesquisas em torno dos mistérios que envolvem o local, tal como a existência de civilizações subterrâneas, que desapareceram sem deixar rastros 
05 - CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA) 
Nem só de praia é formada a paisagem da Bahia: no coração do estado está um dos mais belos cenários do país, salpicado de cachoeiras, grutas, cânions e vales. O Parque Nacional da Chapada Diamantina tem atrações para todos os gostos, que se espalham por vilarejos que tiveram seu apogeu no final do século 19, quando a região era famosa somente pelas jazidas de diamantes.


Na região encontram-se inúmeros astrólogos, ufólogos e ceitas que buscam um significado mais profundo pelos mistérios que cercam o local. Já para quem quer ver lugares diferentes, a Gruta Azul é um dos passeios imperdíveis: lá foram encontradas ossadas de animais que viveram a mais de 6 mil anos atrás

Fonte / Fotos = msn.com / Becker Thymonthy / Guia da Semana / © Shutterstock


 CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM





SONHOS DE UM VIAJANTE
DELEGADO SEM MEMÓRIA

Vinha andando pela beira do rio, no bairro Porto Velho. Havia um terreno grande nesta margem. No meio deste terreno havia um caminho por onde as pessoas passavam, para se evitar dar a volta neste grande terreno. Quando andava por este caminho, ouvi gritos. Percebi então que a policia vinha correndo por este caminho. Então, sai correndo imaginando que a policia queria me pegar. Depois que atravessei o terreno, corri em direção ao rio e pulei dentro do rio, para atravessá-lo. Nisto os policiais também pularam no rio. Fiquei imaginando o que eu teria feito para eles me perseguirem. Sai do outro lado do rio, no bairro Esplanada. Eles continuavam atrás de mim. 


Resolvi então parar e perguntar por que eles estavam me seguindo. Eles pararam e disseram que eu tinha dito para eles me seguirem. Que eles estavam apenas obedecendo ordem minha. Perguntei por quê. Eles disseram que eu era o delegado. Disse que não me lembrava de nada. Disseram que eu tinha perdido a memória quando caí de uma árvore. Que isto tinha acontecido a mais de um ano. E desde então, eles continuavam me seguindo.

2 comentários:

Já esteve aqui? Conte sua Aventura