VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : UBAITABA / BAHIA / BRAZIL (5.351 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.847 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 17 de janeiro de 2021

UBAITABA / BAHIA / BRAZIL (5.351 / 5.570) POPULAÇÃO: 18.847 PESSOAS (IBGE 2020)




Com grande diversidade cultural e muitas festas tradicionais: cavalgada, Festa do Cavalo de Ubaitaba, a Festa do Dia da Cidade (27 de julho), a Festa de Reis, o São João de Ubaitaba e as Festas ao Padroeiro Santo Antônio.

 
A cavalgada da cidade atrai inúmeros participantes de diversas cidades vizinhas 
Canoagem 
A canoagem em Ubaitaba faz parte da sua cultura e é considerado o esporte que mais representa a cidade. De fato, a cidade é inclusive sede da Federação Baiana de Canoagem e da Associação Cacaueira de Canoagem. Os atletas da cidade ganharam grande projeção nacional e internacional, especialmente a partir da participação de Jefferson Lacerda nos Jogos Olímpicos de Barcelona 


Balsas
Centro comercial
Vista aérea
Cras
Entorno da cidade
Escola Estadual
Feira Livre
Vista parcial da rodovia de acesso
Ruas da cidade













Vista parcial
Instituto Federal
Igreja e Praça de Nossa Senhora de Lourdes no distrito de Faisqueira
Prefeitura Municipal
Rio das Contas
Rodovia de acesso
Rua da cidade
Vista parcial
Vista parcial
Chegando / Saindo da cidade
Vista parcial
Dados gerais da cidade de Ubaitaba, Bahia
Código do Município - 2932200 
Gentílico - ubaitabense 
Prefeito (2017) SUELI CARNEIRO DA SILVA CARVALHO 
População estimada [2019] 19.056 pessoas 
População no último censo [2010] 20.691 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 115,72 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.579 pessoas 
População ocupada [2017] 12,6 % 
Posição Geográfica da cidade de Ubaitaba, Bahia
História da cidade de Ubaitaba, Bahia
Ubaitaba Bahia - BA 
Histórico 
A região era, primitivamente, habitada pelos índios tupiniquins. 
No século XVIII, com o desenvolvimento da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, estabeleceram-se fazendas no litoral da vasta região. Em virtude da resistência dos proprietários, ao desbravamento e à cultura de suas terras, os aventureiros dirigiram-se para 
o interior, subindo pela estrada que partia da Vila da Barra do Rio das Contas. Surgiram várias povoações, entre as quais o arraial de Tabocas, formada na fazenda do mesmo nome, situada à margem esquerda do Rio das Contas. 
Em 28 de janeiro de 1914, uma enchente do rio destruiu o “arraial de Tabocas”, dispersando sua população. Coordenados pelo médico Francisco Xavier de Oliveira, residente no arraial, os flagelados reconstituíram a povoação, acima do nível atingido pelas águas. A denominação escolhida foi Itapira. 

Criou-se a freguesia, em 20 de dezembro de 1912. 
Em 1931, o arraial de Itapira foi elevado a vila. 
O topônimo Ubaitaba, conferido em 1933, resulta da reunião dos vocábulos indígena “ubá”, que significa canoa pequena “y”, rio, e “taba”, aldeia, cidade. Segundo historiadores, significa “cidade”, onde o transporte é feito por canoas pequena. Os nativos de Ubaitaba são chamados ubaitabenses. 
Gentílico: ubaitabense 
Este eh o brasão da cidade de Ubaitaba, Bahia

Fonte dos textos e fotos: ubaitaba.com (Aleilton Oliveira) / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Ubaitaba. BA / Thymonthy Becker


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


SONHOS DE UM VIAJANTE
SER FAMOSO

Estava indo por um quarteirão fechado abraçado com a Nathálya. Passamos por um carro estacionado neste quarteirão fechado, onde três homens vendiam cachorro quente. Quando chegamos na Rua Goiás, eu deveria ir para a esquerda e a Nathálya para a direita. Então disse para a Nathálya que iria com ela até onde ela iria e depois voltaria. Seguindo abraçado com ela, alguém chegou perto de mim, oferecendo canetas. Eu disse que não tinha dinheiro. O vendedor disse que eu não precisava pagar nada. Então virei para a Nathálya e disse que o bom da vida, era ser famoso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura

TARABAI / SÃO PAULO -

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM