VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : LUA AZUL

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

LUA AZUL


Expressão 'lua azul' designa a segunda lua cheia que ocorre no mesmo mês. Uso do termo teve origem em um erro ocorrido em 1946.

Lua azul em São Paulo / SP 
Foto: Fábio Tito/G1
Essa ocorrência é chamada, desde a década de 1940, de lua azul. Mas isso não significa que a lua realmente terá a coloração azulada.
Praia de Botafogo, no Rio 
Foto: Marcello Cavalcanti
Como explica o astrônomo Cássio Barbosa, autor do Blog Observatório, trata-se apenas de uma lua cheia comum. O uso do termo com esse sentido teve origem em 1946, quando um astrônomo amador publicou um texto em uma revista popular de astronomia dos Estados Unidos afirmando que à segunda lua cheia do mês dava-se o nome de lua azul.
A última vez que o fenômeno ocorreu foi em agosto de 2012 e a próxima vez será em janeiro de 2018.
Palácio da Alvorada, em Brasília
Foto: Eraldo Peres/AP

Estátua de Liberdade, em Nova York,
Foto: REUTERS/Eduardo Munoz)


Atrás do bondinho do Pão de Açúcar, no Rio
Foto: Marcello Cavalcanti
No sudeste da Inglaterra
Foto: Eddie Keogh/Reuters
Fonte / Fotos acima: Globo.com
LUA AZUL SURGE NO CÉU DE SKOPJE, NA MACEDÔNIA, NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA (31). O FENÔMENO, QUE MARCA A SEGUNDA APARIÇÃO DA LUA CHEIA NO MESMO MÊS, ACONTECE DE DOIS A TRÊS ANOS, SEGUNDO A NASA (AGÊNCIA ESPACIAL NORTE-AMERICANA)
LUA AZUL APARECE ATRÁS DA RUÍNAS DA ACRÓPOLES DE ATENAS, NA GRÉCIA. O GOVERNO ABRIU MUSEUS E OUTROS LOCAIS DE VISITAÇÃO PARA QUE OS TURISTAS APROVEITEM O FENÔMENO DA LUA AZUL
LUA AZUL COBRE O CÉU DE AMÃ, NA JORDÂNIA.


LUA AZUL É FOTOGRAFADA NO CÉU DA CAPITAL DA JORDÂNIA, AMÃ.
A LUA AZUL VISTA DA LAGOA DA CONCEIÇÃO EM FLORIANÓPOLIS. O EVENTO CONHECIDO COMO LUA AZUL (SEGUNDA LUA CHEIA NO MÊS) É RARO E O PRÓXIMO SERÁ SOMENTE EM 2018. COINCIDENTEMENTE O FUNERAL DO ASTRONAUTA NEIL ARMSTRONG, O PRIMEIRO HOMEM A PISAR NA LUA, OCORREU DURANTE A LUA AZUL
UM AVIÃO CHEGA AO AEROPORTO SANTOS DUMONT, NO RIO DE JANEIRO, DIANTE DA LUA AZUL

Fonte dos textos e fotos: uol.com.br / Thymonthy Becker


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO


OS SONHOS QUE SONHEI
DINHEIRO NA PANELA DE PRESSÃO
Estava num cômodo de uma casa onde havia um sofá e um homem estava ao lado deste sofá, de pé. Este sofá estava num canto desta sala, e no outro canto, estavam o Faustão e outro homem ao lado dele. Havia ali perto do Faustão uma faixa marcada no chão. Em cima do sofá havia uma panela de pressão sem tampa e um frasco de Sorine (remédio para pingar no nariz). O Faustão então disse que a panela e o Sorine deveriam cruzar a linha de chegada, que era aquela faixa marcada no chão, sozinhos. 


Eu acionei um botão que tinha em cima da panela e ela ficou tremendo e deslocando do lugar. Só que ela foi para o canto do sofá e depois parou. Então veio um homem e deitou no sofá. O Faustão então disse que eu tinha 20 segundos para fazer a panela e Sorine cruzarem a linha de chegada. Disse que não dava, pois o homem no sofá atrapalhava. Mas liguei a panela novamente e ela saiu tremendo e caiu do sofá. Quando caiu, veio meu amigo -Tarzan-, sentou em cima da panela, levantou os pés e a panela saiu levando ele em direção a linha de chegada. 


Estava olhando para outro lado quando o Fernando disse que a panela estava indo sozinha. Olhei e vi que caía da panela, dinheiro, e era meu. Fui pegar e era uma nota de 10 reais, uma de cinco e várias de dois reais. Além de uma pratinha de 10 centavos. A panela, com o Tarzan em cima, cruzou a linha de chegada. Então, peguei o Sorine e levei-o com as mãos, até além da linha de chegada, dizendo que ele não andava sozinho, então eu o levei. 



Mas o Faustão disse que eu já tinha dinheiro. Então mostrei a ele que só tinha uma pratinha de dez centavos. O Faustão então disse para o homem que estava do lado dele, para me pagar 350 reais, que estava bom demais pelo que eu tinha feito. O tal homem foi para trás de uma cortina que estava atrás do sofá, fui seguindo-o para pegar meu dinheiro.
Ele me entregou o dinheiro e eu fui embora





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura