VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : PATU / RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL (3.654 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.809 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 14 de março de 2021

PATU / RIO GRANDE DO NORTE / BRAZIL (3.654 / 5.570) POPULAÇÃO: 12.809 PESSOAS (IBGE 2020)




Na Serra do Lima, com 700 metros de altura, ideal para a prática de Voo LIvre (Parapente e Asa Delta), Santuário do Lima, uma das sete maravilhas do estado, a Barragem do Lima que fica no topo da Serra e muitas opções turísticas de Aventuras, Lazer e Religioso.

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRAZIL


Patu se destaca por seu grande potencial turístico em vários segmentos: religioso, cultural, ecológico e também o turismo de aventura. Unindo-se a tudo isso, podemos destacar o seu povo vibrante e hospitaleiro, a sua típica culinária e o seu rico artesanato que reforçam a base da potencial turístico. 
SERRA DE PATU (SERRA DO LIMA) 
A Serra de Patu tem uma extensão de aproximadamente 8 km e uma altura de quase 700 metros. Possui uma grande variedade de fauna e flora, desde o pico do Pelado, passando pelo Cruzeiro de São Sebastião, até o morro de Santo Agostinho, chegando até as piscinas naturais na ponta da serra, onde é possível tomar um delicioso banho e repor as energias gastas numa trilha de mais de 2 horas. É uma ótima opção para quem quer praticar o turismo ecológico de trilhas. 


VOO LIVRE 
O turismo de aventura destaca-se pela prática do voo livre, um esporte que tornou a cidade conhecida mundialmente pela quebra de recordes mundiais nos voos de ‘paragliders’. Patu tem uma das melhores condições de voo do mundo para o paraglider e todos os anos pilotos de várias partes do planeta vem à Patu na tentativa de quebrar novos recordes. A temporada de voos acontece entre os meses de outubro e dezembro. 






SANTUARIO DO LIMA 
Na Parte religiosa temos o imponente Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, um dos mais importantes complexos religiosos do nordeste do Brasil e que foi eleito pelo voto popular como uma das sete maravilhas do RN. Durante todo o ano acontecem diversas romarias ao Santuário do Lima, sendo as principais as Romarias dos Vaqueiros (mês de março), Romaria da Juventude (mês de outubro), a Festa de Nossa Senhora dos Impossíveis (mês de novembro) e a principal que é a Romaria de Ano Novo (dezembro). 


SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO JATOBÁ 
O potencial arqueológico do município de Patu é bem especial. O Sítio Arqueológico do Jatobá localizado na Comunidade Quilombolas dos Negros do Jatobá tem inscrições rupestres datadas de mais de 12 mil anos, com um significativo número de inscrições rupestres. Há outros sítios não menos importantes nas comunidades Traíras e Rajada, porém com menor número de exemplares das inscrições. 
PISCINAS NATURAIS 
Localizado no topo da serra de Patu, com aproximadamente 40 metros de extensão e uma profundidade de 1,30 metros (quando cheia), e aproximadamente 700 metros de altura, onde se pode tomar um delicioso banho e repor as energias depois de horas de caminhada. 

CRUZEIRO DE SÃO SEBASTIÃO 
Localizado no alto da serra de Patu, a aproximadamente 650 metros de altura e erguido no dia 20 de janeiro de 1938, o Cruzeiro de São de Sebastião foi inaugurado pelo Pe. Frederico Pastors juntamente com o então delegado de polícia Tenente Alcebíades, auxiliado pelo agente da mesa de renda de Patu, o Sr. Joaquim de Oliveira.


Vistas aéreas



Antiga Estação Ferroviária

Banco do Brazil
Câmara de Vereadores
Casa de Pedra
Chegando na cidade


Entorno da cidade


Hospital Público Municipal
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Vista parcial
Praça de Eventos

Praça da cidade


Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso para a cidade e Santuário


Ruas e Avenidas da cidade





Universidade Estadual

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Patu, RN / Thymonthy Becker / Wikipédia / 


SONHOS DE UM VIAJANTE
ATRAZADOS DO INSS
Estava num local, que não sei bem onde era. Havia uma criança andando na minha frente, me mostrando o caminho para onde eu queria ir. Nisto chegamos num rio, que era bem rasinho e dava para passar a pé. Eu estava calçado, mas passei assim mesmo. Quando acabamos de atravessar, vi a casa do Paulinho, meu irmão. Ele estava sentado lá fora junto com outra pessoa. A criança continuou e eu parei ali. 



Nisto meu irmão gritou para alguém pegar meu papel. Ele me entregou alguns papeis. Disse que o Geraldo Dionísio não quis assinar como testemunha para mim. Eu então disse que se ele tivesse assinado, eu ia receber um dinheiro atrasado do INSS e era muito dinheiro.

SONHOS MAIS INTERESSANTES












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura