VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : PASSA QUATRO / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.628 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.393 PESSOAS (IBGE 2020)

sábado, 27 de março de 2021

PASSA QUATRO / MINAS GERAIS / BRAZIL (3.628 / 5.570) POPULAÇÃO: 16.393 PESSOAS (IBGE 2020)




Cercada por Montanhas da Serra da Mantiqueira, Pela Mata Atlântica, no Caminho Velho da Estrada Real com Trem Turístico, Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Turismo Rural e uma Trilha de alto nível de dificuldade na Travessia da Serra Fina.


TREM TURÍSTICO DA MANTIQUEIRA 
Operado pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o trem parte da estação central em Passa Quatro rumo a Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. O destino final fica na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Grande Túnel. 
O Grande Túnel eh um marco histórico cravado na Mantiqueira, próximo à linha do trem que liga Passa Quatro a Coronel Fulgêncio. A estrutura tem uma extensão de 997 m e guarda marcas da Revolução de 1932, quando paulistas contrários ao governo de Getúlio Vargas entraram em embate com os mineiros (favoráveis ao então presidente). 
Para visitar o local de carro, é preciso deixá-lo estacionado no Mirante da Santa e descer uma pequena trilha até o início do túnel. Não se esqueça do agasalho, pois a temperatura costuma ficar baixa por lá! 








TRAVESSIA DA SERRA FINA 
Esse é um passeio para quem está disposto (e preparado!) para trilhas longas e de alto nível de dificuldade. Nos anos 1990, a Travessia da Serra Fina ficou conhecida como uma das mais difíceis do país, pois poucas pessoas passavam por lá e a vegetação era mais densa. 
Entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte, a trilha tem 36 km de extensão e percorre alguns dos picos mais altos do Brasil, como a Pedra da Mina, o Pico dos Três Estados e o Pico do Capim Amarelo. Enfim, trata-se de um programa para quem já tem prática com o montanhismo e está preparado fisicamente, combinado?





CASARIO 
São construções realizadas na cidade desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Formam um conjunto arquitetônico valorizado pela comunidade e recentemente tombado por ser reconhecido como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural a ser preservado. 



CASA DA CULTURA E BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL 
É um belo exemplo da arquitetura eclética do início do século XX, construído pela Família Hespanha. Já foi sede do Banco Hypotecário e da Prefeitura Municipal de Passa Quatro. Após ser reformado, o prédio foi adaptado para receber a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Atualmente o local também é sede do Patrimônio Histórico Municipal. 
Em 2000, o imóvel foi tombado, passando a ser o primeiro bem imóvel legalmente protegido da cidade. 
Rua Cabo Deodato, 20 - Tel: (35) 3371-2177 
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 08:00 às 18:00 
CACHOEIRA DA GOMEIRA 
A Cachoeira da Gomeira é conhecida pelos moradores locais como Cachoeira do Saint Clair. É formada por várias quedas, a maior delas com 40 metros, em um cenário de rara beleza. Suas águas tocaram as turbinas da primeira usina hidroelétrica de Passa Quatro - MG, uma das primeiras do Brasil, em 1911. A Cachoeira da Gomeira é ideal para prática do rappel. 
A Cachoeira da Gomeira fica no Bairro Fazenda Velha, na saída de Passa Quatro-MG em direção para Cruzeiro - SP. Localizada a 3 km da rodovia MG-158, no bairro Pinheirinhos. Entrada à esquerda, que dá acesso ao bairro Fazenda Velha. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre. 
Localização: Distrito de Pinheirinhos 
Distância / Tempo: 3 km do asfalto 
Grau de dificuldade: fácil 
CACHOEIRA E POÇO DO QUILOMBO 
O Rio do Quilombo é um dos afluentes do Rio Passa Quatro. Tem uma pequena queda com bastante água, formando um grande poço ideal para banhos. Trilha íngreme com obstáculos até sua chegada, o que dificulta o acesso ao atrativo. Não cobra taxa de entrada. Aberto sempre. 
Localização: Bairro do Quilombo 
Distância / Tempo: 2,5 km de asfalto (acesso pelo Clube de Campo) e mais estrada de terra. 
Grau de dificuldade: médio/difícil 
FLORESTA NACIONAL DE PASSA QUATRO (INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE - ICMBIO) 
Administrado pelo IBAMA até 2007 e agora pelo Instituto Chico Mendes, a Floresta foi criada em 1948. São 332 hectares de matas nativas e exóticas. Possui um pequeno museu, auditório e biblioteca especializada em ciências ambientais, além de fonte de água, lago, Cachoeira do Iporã e viveiros de mudas que são comercializadas. Acesso todo asfaltado. Não cobra taxa de entrada. 
Localização: Estrada do Taboão - Bairro do Taboão 
Distância / Tempo: 2 km a partir do trevo da cidade 
Grau de dificuldade: fácil 
Tel: (35) 3371-1356 
Horário de Funcionamento: De terça a sexta: das 08h às 17h. Sábados, domingos e feriados: das 09h às 16h. 


INGAZEIRO 
Entre a estrada da Toca do Lobo e a margem do Rio Quilombo, um presente centenário da natureza: uma enorme árvore, o ingazeiro. Pertence à família das leguminosas, cujos galhos têm dimensões de troncos, formando uma copa de 30 m de diâmetro. Convite para um piquenique ou um simples descansar. 
Localização: Fazenda dos Paivas 
Distância / Tempo: 5 km do asfalto 
PICO PEDRA DA MINA 
A Pedra da Mina é a 4º montanha mais alta do Brasil com 2.798,39 metros de altitude, localizada na travessia Serra Fina, que é constituída por um conjunto de montanhas com 12 picos acima dos 2.600m de altitude. Normalmente, se realiza uma travessia de 3 dias pela crista da Serra com longas e intensas subidas e descidas. São mais de 10 km de dificuldades que exigem preparo físico, equipamentos adequados e condições técnicas adequadas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local. 
Localização: Serra Fina 
Distância / Tempo: 2 dias caminhando 8 horas por dia, saindo de Passa Quatro. 
Grau de dificuldade: difícil 

PICO DO ITAGUARÉ 
Com altitude de 2.308m, situa-se entre os municípios de Passa Quatro/MG e Cruzeiro/SP. Trekking de 4 horas até o topo onde a divisa dos estados se faz por meio de uma fenda na montanha. Trilha selvagem, com 2 horas dentro da mata e outras duas a céu aberto. Paisagem indescritível do Vale do Paraíba de um lado e do outro o município de Passa Quatro e arredores, formando extensos vales e um interminável "mar de montanhas" cobertas por matas e campos. A melhor época para este passeio é de abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local. 
Distância / Tempo: 2h de carro de Passa Quatro em estrada de terra e 2 horas de caminhada do local de acampamento. 
Grau de dificuldade: médio 
PICO DOS MARINS 
Situado no Município de Piquete/SP, possui altitude de 2.380m. Trekking de 3 horas e meia a céu aberto em meio a pedras, com uma visão muito parecida da que se tem do Pico do Itaguaré (vide acima). Melhor época abril a setembro. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local. 
Distância / Tempo: trekking de 3 horas 
Grau de dificuldade: médio 


TRAVESSIA MARINS-ITAGUARÉ 
Este passeio se caracteriza por ser um trekking que dura dois dias. A melhor forma é iniciar pelo Pico dos Marins, trekking de 6 horas, acampar no meio do caminho após a Pedra Redonda. No dia seguinte, mais 6 horas de caminhada e chega-se ao Pico do Itaguaré. Para descer até a base da montanha gasta-se 2 horas. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local. 
Melhor época: de abril a setembro 
Grau de dificuldade: médio 
RIO VERDE 
Um dos atrativos mais bonitos de Passa Quatro é o Rio Verde. Alguns de seus afluentes nascem aos pés do Pico da Pedra da Mina (2.797 m), formando um caudaloso rio com águas frias e cristalinas, que corre entre imensas pedras, em meio à mata nativa. Sua coloração esverdeada é impressionante. Distante 8 e 12km da estrada que liga a cidade a Floresta Nacional de Passa Quatro. As trilhas no meio de pastos, matas e descidas íngremes dificultam o acesso. é indicado o acompanhamento de um guia de turismo local. 
Localização: Serra dos Lamins / Paiolinho 
Distância / Tempo: 8 km e 12 km 
Grau de dificuldade: difícil 
Rio Verde/ Poço Paraíso 
Fica a 8 km da Estrada do Taboão, que liga a cidade à Floresta Nacional de Passa Quatro (Instituto Chico Mendes). 
TURISMO RURAL 
O município possui 370 km de estradas rurais, ótimas para passeios em 4x4, mountain bike, trekking ou inesqueciveis cavalgadas em meio a matas nativas, rios, cachoeiras e casas de pau-a-pique que retratam a antiga arquitetura da Mantiqueira.
Vista aérea
Entorno

Igreja


Igreja Matriz de São Sebastião



Museu Brazil
Vistas parciais












Praça
Ruas e Avenidas








Fonte dos textos e fotos: vidasemparede.com.br / viajali.com.br / Charlie / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Passa Quatro / MG / Wikipédia


SONHOS DE UM VIAJANTE
ATUANDO COMO EXTERMINADOR
Eu estava num local onde o astro americano dos filmes o exterminador do futuro estava. Ele então disse que era para eu ficar no lugar dele, porque ele ia embora. Ele pulou por uma janela e sumiu. Eu gritava dizendo que não sabia o que tinha que fazer.

SONHOS INUSITADOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura