VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : QUEDAS DO IGUAÇU / PARANÁ / BRAZIL (4.069 / 5.570) POPULAÇÃO: 34.409 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

QUEDAS DO IGUAÇU / PARANÁ / BRAZIL (4.069 / 5.570) POPULAÇÃO: 34.409 PESSOAS (IBGE 2020)




Banhada pelo Rio Iguaçu tem neste o Parque Aquático Municipal com boa infraestrutura com praia de água doce. Esportes Náuticos e de aventuras são boas opções para o turista.


Vistas aéreas da cidade

Cachoeira na região
Monumento
Igreja Matriz do Imaculado Coração de Maria
Vistas parciais da cidade





Parque Aquático Público Municipal da cidade





Praça da cidade



Prefeitura Municipal
Rio Iguaçu

Rodovia de acesso para a cidade
Rua e Avenidas da cidade

Dados gerais da cidade
Código do Município - 4120903 
Gentílico - quedas-iguaçuense- 
Prefeito (2017 / 2020) MARLENE FÁTIMA MANICA REVERS 
População estimada [2019] 34.103 pessoas 
População no último censo [2010] 30.605 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 37,25 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 7.187 pessoas 
População ocupada [2017] 21,4 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como Tudo Começou
História 
Quedas do Iguaçu - Paraná - PR 
Histórico 
Quando em 1930 a 1932 o estado do Paraná decidiu formar o primeiro núcleo de colonização e povoamento do imenso sertão as margens do Rio Iguaçu, foi realizado um iniciou a propaganda sobre a colonização na região, assim foram aparecendo convênio com representantes do Governo Polonês para que a região fosse povoada por imigrantes poloneses. 


Para isso foi organizada uma companhia, que recebeu o nome de COMPANHIA MERCANTIL PARANAENSE S/A. Essa companhia com sede em Curitiba, foi responsável pela realização do projeto de colonização de nossas terras. Logo, a colonizadora polonesa os primeiros imigrantes poloneses, vindos do Rio Grande do Sul. 
A Colonizadora iniciou a construção de barracões para os imigrantes que aqui estavam. A colônia recebeu o nome de COLÔNIA JAGODA (A opção pelo nome ″Jagoda″ (fruto), traduzia a esperança dos imigrantes que aqui estavam, de que a semente lançada germinasse e desses frutos, o que felizmente aconteceu). Naquela época, aqui existiam muitos animais selvagens, o que dificultava as primeiras plantações. 
Os colonos eram obrigados a derrubarem os pinheiros gigantes que aqui haviam. O primeiro colonizador a chegar com sua família foi José O′Bara. Haviam na colônia Jagoda, logo após a compra pela companhia: farmácia, granja, armazém, matadouro, serraria e escola. Ao todo formavam um grupo de 80 famílias. 
Os primeiros colonizadores deixaram várias marcas em nosso município. Por exemplo: onde temos a Praça São Pedro, foi o local onde acamparam alguns desbravadores, hoje considerada a parte central da cidade. Naquela época o transporte utilizado eram apenas carroças e as estradas eram abertas utilizando-se somente de objetos domésticos, como arados, pás, enxadas, etc.. Os colonos construíram ali seus ranchos e começaram a exploração de nova terra, onde vivem até hoje. 


As primeiras colheitas foram aparecendo e a Companhia Colonizadora era responsável pelo comercio, comprando dos colonos e vendendo em Laranjeiras do Sul. Em 1940, surgiu a primeira serraria movida a água. O nosso município foi durante muito tempo, distrito de Laranjeiras do Sul, do qual foi desmembrado no dia 18 de dezembro de 1967, tornando-se município pela lei 5.668. O município foi oficialmente instalado em 15 de dezembro de 1968. E passou a chamar-se Quedas do Iguaçu.
Este eh o brasão do município
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Quedas do Iguaçu, PR / Thymonthy Becker / IBGE 

CONHEÇA TODAS AS CIDADES DO BRASIL, DE A A Z


SONHOS DE UM VIAJANTE
PAGAMENTO DOS APOSENTADOS

O pagamento dos aposentados seria com base na idade. Os mais velhos receberiam primeiro e os que ainda não aposentaram seriam os últimos
Estava numa rua, havia várias pessoas lá. Eu entrei em um local, que parecia um quartinho. Então perguntei ao homem que estava lá, sobre o pagamento dos aposentados. Eu não entendi o que ele falou. 


Sai dali e encontrei algumas pessoas falando sobre o pagamento dos aposentados. Eu então disse que no dia primeiro iria pagar os aposentados mais velhos, no dia dois os mais novos, no dia três os que ainda não estavam aposentados. As pessoas ficaram falando todas ao mesmo tempo, sai dali e fui embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura

SÃO JOÃO DOS PATOS / MARANHÃO

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM