VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : HORTOLÂNDIA / SÃO PAULO / BRAZIL (2.068 / 5.570) POPULAÇÃO: 234.259 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 8 de abril de 2021

HORTOLÂNDIA / SÃO PAULO / BRAZIL (2.068 / 5.570) POPULAÇÃO: 234.259 PESSOAS (IBGE 2020)




Palco de vários eventos culturais e esportivos, a cidade tem um parque com uma pista para caminhadas, ciclovia, playground, equipamentos de ginástica, mesas e bancos e a antiga Estação Ferroviária, na Vila Real, onde será implantado o Centro de Memória. 


IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 
No ano de 1932, no então povoado de Jacuba, pertencente ao Município de Campinas, foi construída a primeira Igreja dedicada a São Francisco de Assis. Com o crescimento e desenvolvimento da cidade, no dia 15 de outubro de 1979, foi criada pelo Arcebispo Coadjutor Dom Gilberto Pereira Lopes, a paróquia tendo como padroeira Nossa Senhora do Rosário. 
Informações 
Endereço: Av.São Francisco de Assis, 30 - Vila Real 
Horário de funcionamento: Sexta, às 19h 
Sábado, às 19:30h 
Domingo, às 7h e às 19h 
Entrada: Franca 
Praça da cidade

CENTRO PÚBLICO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO MUSICAL 
Inaugurado em 2002, o Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia, oferece cursos gratuitos de música e variados instrumentos. 
Além disso, durante o ano, são realizados concertos gratuitos com diferentes repertórios, apresentados pelos grupos de câmara: VibraSax, Turuntuntum, Da Campana pra Fora, Sopro de Prata, Madeira Brasil e a Banda Municipal. 
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL 
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, foi inaugurada em 1995. Atualmente conta com acervo de 22 mil títulos e aproximadamente 2.500 usuários. O espaço possui acervo com ênfase em literaturas (brasileira, norte-americana, inglesa e outras), sala infantil de leitura, sala de leitura com quiosque TV. 


PARQUE PÚBLICO MUNICIPAL AMBIENTAL – REMANSO DAS ÁGUAS – 
O parque Remanso das Águas é um espaço de lazer e de práticas de atividades físicas. O espaço conta com um grande lago, pista de caminhada de 2km, mesas e bancos, quadra de bocha, quadras poliesportiva, academia ar livre e parque infantil. 
Informações 
Endereço: Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo (antiga estrada da Granja), Jd. Carmem Cristina, atrás da Magnetti Marelli. 
Horário de funcionamento: Livre 
Entrada: Franca 



PARQUE PÚBLICO MUNICIPAL SOCIOAMBIENTAL 
O parque foi inaugurado em 2012. É um grande espaço de lazer onde são realizados grandes eventos do município. O parque oferece pista de caminhada, ciclovia, teatro de arena, lindo coreto e parquinho. 
Informações 
Endereço: Rua Argolino de Moraes, Centro, às margens do Ribeirão Jacuba. 
Horário de funcionamento: Livre 
Entrada: Franca. 


ESTÁDIO PÚBLICO MUNICIPAL 
O campo, inaugurado em 2006, possui arquibancadas para acomodar 4 mil torcedores. Em 2008, o estádio recebeu jogos do grupo V da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Naquele ano, pela primeira vez Hortolândia foi sede da copa. No ano de 2009, pela segunda vez consecutiva, o município foi sede da copinha. 
Informações 
Endereço: Rua João Barreto da Silva , 505 Jardim Nova Hortolândia 
Horário de funcionamento: Conforme horário de partidas 
Entrada: Conforme as partidas 
GINÁSIO PÚBLICO MUNICIPAL POLIESPORTIVO 
Ginásio Poliesportivo Victor Savala foi inaugurado em 2009, com capacidade para 3 mil pessoas, proporcionando a prática de várias modalidades como Basquetebol, Futsal, Handbol, Voleibol entre outros. O local sedia várias competições em nível municipal, estadual e nacional. 
Informações 
Endereço: Aguinaldo Gomes Cardoso, 500 -Jardim Nossa Senhora de Fátima. 
Horário de funcionamento: conforme calendário de atividades 
Telefone : 3965-1400 (Ramais 6642 e 6645) 
Entrada: Franca


Vista aérea da cidade
Escola Técnica


Estação Note-America de Comunicação
Antiga Estação Ferroviária
Feira Livre que ocorre na cidade
Vistas parciais da cidade



Prefeitura Municipal



Rodovia de acesso para a cidade

Ruas e Avenidas da cidade



Empresa EMS com Sede na cidade
Shopping da cidade
Trevo de acesso para a cidade
Usina de Reciclagem de resíduos da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 3519071 
Gentílico - hortolandense 
Prefeito (2017 / 2020) ANGELO AUGUSTO PERUGINI 
População estimada [2019] 230.851 pessoas 
População no último censo [2010] 192.692 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 3.094,16 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 4,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 51.170 pessoas 
População ocupada [2017] 23,0 % 
Posição geográfica da cidade no Brazil
História de como tudo começou
Hortolândia 
São Paulo – SP 
História 
Os primeiros capítulos da história de Hortolândia têm início entre os séculos XVIII e XIX, com o cultivo de café e algodão nas terras que, à época, eram conhecidas como bairro Jacuba. 


O nome, que em tupi-guarani significa “água quente” (y-acub), baseia-se em um pirão feito com farinha de mandioca, cachaça, açúcar e mel, muito apreciado por viajantes que passavam pela região. 
Em 1872, com a inauguração da estação ferroviária de Campinas, o local passa a integrar o caminho dos trens. A Estação Jacuba só vem depois, sendo instalada em 1917, exatamente onde funcionava, desde 1896, o ponto telegráfico. 


Em 1947, surge o primeiro loteamento, o Parque Ortolândia, pertencente a João Ortolan. O empreendimento começa a trazer urbanização para o que viria a ser a cidade.
Esta eh a bandeira da cidade
Este eh o brasão do município

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Hortolândia, SP / IBGE / Thymonthy Becker


SONHOS DE UM VIAJANTE
A GARAGEM SECRETA

Uma garagem secreta em um campo de golf. Poderia haver mais.
Em um campo de Golfe havia várias ondulações de um metro aproximadamente cada uma formando ondas aleatórias. Estava neste campo de Golfe debruçado em um corrimão que cercava uma pequena construção onde havia apenas uma porta e uma pequena janela. Uma mulher que estava do outro lado começou a gesticular para mim e gritando alguma coisa que eu não entendia.


Em uma dessas ondulações havia uma pequena porta de garagem, cuja garagem ficava dentro daquela ondulação. Neste local que estava parado a tal mulher que gesticulava para mim. Fui até lá para ver do que se tratava. A mulher falava uma língua que eu não entendia direito o que dizia, mas entendi quando ela disse que era da Bolívia. O que ela queria era que eu tirasse o carro dela de dentro dessa garagem que ficava neste pequeno morro (Ondulação). 
Eu queria entender como o carro poderia caber ali se a porta da garagem tinha no máximo um metro de altura. Abri a garagem e lá dentro estava o carro totalmente achado sobre as rodas. Só puxei ele com as mãos e deixei do lado de fora daquela garagem. A tal mulher então, com uma bomba tipo aquelas de encher pneu de bicicleta, conectou o bico em um local do carro feito pra isso e começou a encher o carro como se fosse pneu.
O carro foi tomando forma e ficou como um carro normal como qualquer outro. A mulher me agradeceu, entrou no carro e foi embora. Fiquei olhando ela ir embora imaginando como isso era possível. Nunca tinha ouvido falar de um carro assim. Andei pelo campo de Golfe para ver se havia outras garagens naquelas ondulações, mas só havia aquela garagem mesmo. Então fui embora dali.

Vai entende isso! Mas, será que foi verdade?

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura