O Turismo Religioso atrais milhares de turistas anualmente. Outro ponto forte da cidade eh o artesanato. Mais especificamente a Renda Irlandesa, que já eh um Patrimônio Cultural do Brazil. O entorno da cidade também eh ideal para a prática do turismo de Aventuras e Ecoturismo.
BASÍLICA SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Construída em local elevado, a Basílica de São Francisco de Assis oferece uma vista panorâmica da cidade, ale disso, tem sido escolhido por grupos religiosos para sede de retiros espirituais.
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DIVINA PASTORA
Igreja Basílica foi construída no final do século 18, em estilo barroco. A Paróquia foi fundada em 1835. O templo atual, de grande mérito arquitetônico, tem uma portada de pedra, na fachada principal. As fachadas laterais têm cinco arcadas ao lado da nave. Possui altar mor com dossel, colunas torsas, decorado com entalhamento em motivos florais. O forro da nave tem uma pintura da Divina Pastora.
A sacristia possui piso em laje de pedra e uma pia de mármore esculpida com dois golfinhos. O teto possui pintura ilusionista do artista baiano José Theófilo de Jesus (1758-1847). A imaginária inclui, entre outras, uma imagem da Divina Pastora e uma de São Miguel.
RENDA IRLANDESA
A renda irlandesa de Divina Pastora tornou-se um patrimônio cultural do Brasil registrado pelo Iphan, em 2009. Esse tipo de renda tem origem no século 17, na Europa. Acredita-se que chegou na região através das freiras e da aristocracia em torno dos engenhos de açúcar.
Entorno da cidade
Vistas parciais da cidade
Peregrinação anual feita para o Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora
Praça da cidade
Ruas / Avenidas da cidade
Dados gerais da cidade
Código do Município - 2802007
Gentílico - divina-pastorense
Prefeito (2017 / 2020) SYLVIO MAURICIO MENDONÇA CARDOSO
População estimada [2019] 5.138 pessoas
População no último censo [2010] 4.326 pessoas
Densidade demográfica [2010] 47,13 hab/km²
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,4 salários mínimos
Pessoal ocupado [2017] 512 pessoas
População ocupada [2017] 10,1 %
Posição geográfica da cidade no Brazil
Como tudo começou
História
Divina Pastora Sergipe - SE
Histórico
Acredita-se que o município de Divina Pastora, distante 39 quilômetros de Aracaju, nasceu de um dos 400 currais de gado existentes em Sergipe na época da invasão holandesa. A plantação de cana-de-açúcar, que mantinha a pecuária e prevalecia na povoação, tempos depois deu lugar à cultura da cana-de-açúcar.
Mas aos poucos os engenhos, que alavancaram a economia local e asseguravam emprego para os moradores, foram se fechando e deixando a população em situação difícil.
Não há registro do tempo exato em que a povoação Ladeira, nome dado inicialmente ao município de Divina Pastora, começou a se formar, mas há um fato que pode indicar uma data aproximada. Quando o vigário Manoel Carneiro de Sá tomou posse da paróquia de Siriri, em 18 de fevereiro de 1700, a freguesia de Ladeira já existia.
Em 31 de maio de 1833, através de uma lei provincial, a povoação passou à categoria de distrito administrativo. Três anos depois, no dia 12 de março, foi desmembrada de Maruim, passando a se chamar Vila de Divina Pastora. O distrito levou muito tempo para progredir. Só em 15 de dezembro de 1938, passou à categoria de cidade, sendo emancipada politicamente de Maruim.
Gentílico: divina-pastorense
Esta eh a bandeira da cidade
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Divina Pastora, SE / IBGE / Thymonthy Becker
TODAS AS CIDADES DO BRASIL
SONHOS DE UM VIAJANTE
ÍCONE QUE SAI DO COMPUTADOR
Estava no computador mostrando o ícone que eu tinha criado quando percebi que estava na casa do ator Francisco Cuoco
Estava num quarto de uma casa bem grande. Estava eu e a Nathalia. Eu estava sentado na frente de um computador e a Nathalia em pé ao meu lado. Eu mostrei a Nathalia um ícone na área de trabalho, que eu tinha criado, para minha empresa. Nisto a seta do mouse, na tela do computador, foi empurrando o ícone, sem que eu mexesse no mouse. Este ícone então saiu da tela o computador e foi para a parede deste quarto. A Nathalia ficou tentando pegá-lo mas não conseguia.
Eu então fui tentar pegá-lo na parede, mas ele corria pela parede e eu não conseguia. Nisto eu vi pela porta entre aberta, lá na cozinha da casa, um aquecedor central, só que ele ficava de fora na parede e não embutido como é de costume. Então eu pensei que aquela era uma casa de ricos, por isto tinha aquecedor central. Então eu vi o ator da Rede globo, Francisco Cuoco, conversando com algumas pessoas. Então eu disse que aquela era a casa dele.
Eu então fui tentar pegá-lo na parede, mas ele corria pela parede e eu não conseguia. Nisto eu vi pela porta entre aberta, lá na cozinha da casa, um aquecedor central, só que ele ficava de fora na parede e não embutido como é de costume. Então eu pensei que aquela era uma casa de ricos, por isto tinha aquecedor central. Então eu vi o ator da Rede globo, Francisco Cuoco, conversando com algumas pessoas. Então eu disse que aquela era a casa dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Já esteve aqui? Conte sua Aventura