VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : JABOTI / PARANÁ / BRAZIL (2.466 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.303 PESSOAS (IBGE 2020)

quarta-feira, 3 de março de 2021

JABOTI / PARANÁ / BRAZIL (2.466 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.303 PESSOAS (IBGE 2020)




“A importância do patrimônio ambiental de Jaboti foi reconhecida pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP, que declarou como Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, de interesse público e em caráter de perpetuidade em 30 de março de 1998”. 


Parque Ecológico 
A obra de criação e preservação do meio ambiente, desenvolvida pelo ambientalista Luiz Ribeiro de Castro Carvalho no município de Jaboti, serve de exemplo para que mais cidadãos, amantes da natureza venham a se preocupar em desenvolver alguma ação neste sentido. 

A ação conjunta de pessoas em defesa do Patrimônio Ambiental é arma mais eficaz contra extinção das espécies e a consequente desertificação do Planeta Terra. 




Biblioteca Pública Municipal
Câmara de Vereadores
Chegando na cidade
Escola Pública Municipal

Escola Pública Estadual


Estrada de acesso para as Comunidades


Hospital Público Municipal
Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores

Vista Parcial da cidade
Plantação de Morangos. A cidade eh a maior produtora do estado.

Ginásio Poliesportivo
Praças da cidade


Prefeitura Municipal
Rodovia de acesso para a cidade
Ruas e Avenidas da cidade












Trevo na chegada da cidade
Dados gerais da cidade de Jaboti, Paraná 
Código do Município - 4111704 
Gentílico - jabotiense 
Prefeito (2017 / 2020) VANDERLEY DE SIQUEIRA E SILVA 
População estimada [2019] 5.274 pessoas 
População no último censo [2010] 4.902 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 35,20 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 604 pessoas 
População ocupada [2017] 11,5 % 
Posição geográfica da cidade de Jaboti no estado do Paraná 
História da cidade de Jaboti, Paraná
Jaboti Paraná PR 
Histórico 
Os fundadores de Jaboti foram Antônio José de Azevedo e João de Paula, que fixaram residência naquele local, no findar do século passado. Mais tarde, lançaram os fundamentos do povoado, formando um Patrimônio que doaram à Nossa Senhora das Dores, padroeira local. 


O atual território de Jaboti fazia parte da Fazenda Jaboticabal, nome este escolhido como denominação para a nova localidade, o qual foi abandonado por verificarem seus fundadores. A existência de outra cidade com o mesmo nome. Então, para conservar o nome tradicional da região, resolveram dar ao povoado a denominação de “Jaboti”. 
Elevado à categoria de Distrito pelo Decreto nº 561, de 1º de dezembro de 1909, foi, em 19 de março de 1912, transformado em Distrito Judiciária, pela Lei nº 1110, daquela data, no Município de Tomazina. 
Em 1929, foi elevado à categoria de município, sendo extinto, no entanto, em 1934. Em 1951 passou a integrar o território do Município de Japira e, em 1954, voltou a figurar como município autônomo. 
Gentílico: jabotiense 
Este eh o brasão da cidade de Jaboti, Paraná
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/Cidade-de-Jaboti-Pr / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Jaboti, PR 


OS SONHOS QUE SONHEI
CASINHA NO MEIO DO MATO
Estava num local, dentro de um ônibus. O motorista era uma mulher. Havia só nos dois no ônibus. Ela tentou virar o ônibus numa rotatória, mas não conseguiu e o ônibus quase subiu no passeio. Nisto vimos uma estradinha de terra e então dissemos que tínhamos que ir por ali. Nós tínhamos que ir a um local, aonde há muito tempo já não íamos. Parece que era um local onde a gente tinha passado a infância. Chegando neste local, que era uma casa no meio do mato, fiquei desconfiado que alguém estivesse lá dentro. Esta mulher que era motorista, já não era mulher e sim um homem. Quando ele foi entrar na casa, alguém abriu a porta e perguntou o que a gente fazia ali. Tinha uma família morando lá. Então achei melhor a gente ir embora, para não criar confusão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura

SANTA TERESINHA / PARAÍBA -

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM