VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : QUITERIANÓPOLIS / CEARÁ / BRAZIL (4.089 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.166 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

QUITERIANÓPOLIS / CEARÁ / BRAZIL (4.089 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.166 PESSOAS (IBGE 2020)




Com entorno ideal para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras e Lazer. Tem Festas Regionais e Religiosas. 


Praça da Saúde (Academia) em Quiterianópolis, Ceará 


Vista aérea da cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Açude da cidade de Quiterianópolis no Ceará 


Calçadão da cidade de Quiterianópolis, Ceará 


Chegando na cidade de Quiterianópolis, Ceará 

Comunidade Besouro em Quiterianópolis, Ceará 


Escola Pública da cidade de Quiterianópolis, Ceará 



Antiga Estação Ferroviária da cidade de Quiterianópolis no Ceará 
Estrada de acesso apara as Comunidade de Quiterianópolis, Ceará 
Igreja Assembléia de Deus em Quiterianópolis no Ceará 
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Quiterianópolis no Ceará 


Vistas parciais da cidade de Quiterianópolis, Ceará 



Pelotão da Cavalaria de Quiterianópolis, Ceará 
Pontinha na cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Praça da cidade de Quiterianópolis, Ceará 

Represa da cidade de Quiterianópolis no Ceará 

Rodovia de acesso para a cidade de Quiterianópolis no Ceará 
Ruas e Avenidas da cidade de Quiterianópolis no Ceará 













UPAs 24 horas da cidade de Quiterianópolis, Ceará 

Dados gerais da cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Código do Município - 2311264 
Gentílico - quiterianopolense 
Prefeito (2017/2020) JOSÉ BARRETO COUTO NETO 
População estimada [2019] 21.084 pessoas 
População no último censo [2010] 19.921 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 19,14 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,3 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.764 pessoas 
População ocupada [2017] 8,5 % 
Posição geográfica da cidade de Quiterianópolis no estado do Ceará 
História da cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Quiterianópolis - Ceará - CE 
Histórico 
Começou o arraial, à margem direita do riacho Correntes, um dos formadores do Itaim, afluente do rio Poti. Primitivamente recebeu a denominação de Santa Quitéira, daí a origem da denominação de Quiterianópolis. 


Através do Dec. nº 193, de 04-12-1931, determinou fosse desanexado do município de Independência e incorporado ao de Tauá. Mas no Dec. nº 1.156, de 04-12-1933, figura como pertencendo a Independência. Em face do Dec. lei nº 448, de 20-12-1938, passou a ser chamada Coutinho, radicada na região e de largo prestígio político. A lei nº 6.444, de 21-07-1963, elevou o distrito, à categoria de município, compreendendo o de Algodões, mas sem que a decisão legislativa se efetivasse, diante da revogação contida na lei nº 8.339, de 14-12-1965. 


A capela local tem a invocação de Nossa Senhora da Conceição, pertencente ao bispado de Crateús. Foi construída em 1853, por Quitéria de Lima, e por isso o povoado teve o nome de Santa Quitéria. 
Em 04-06-1986, através da lei nº 11.330, Quiterianópolis passou a figurar como município, sendo desmembrado do município de Independência. 
Gentílico: quiterianopolense
Esta eh a bandeira da cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Este eh o brasão da cidade de Quiterianópolis, Ceará 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Quiterianópolis, CE / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



SONHOS DE UM VIAJANTE
A PASSOS LARGOS
Era madrugada. Descia a Rua Minas Gerais com pressa. Não via ninguém na rua. Quando me aproximei da Av. primeiro de Junho, vi três homens conversando no meio da rua. Nisto vieram um casal, carregando um saco branco cheio de alguma coisa. Eles pareciam mendigos. Os três homens se afastaram um pouco, quando estes mendigos passavam. Então decidi esperar eles passarem também, para depois atravessar a Av. primeiro de junho. Depois que eles passaram, entrei na av. primeiro de junho, e os três homens vieram em minha direção. Sai em direção a Caixa Federal, andando bem no meio da rua. Um destes homens veio e me deu um tapão na cabeça. 


Voltei em direção a Rua Minas Gerais. Quando cheguei bem no cruzamento dela com a av. primeiro de junho, comecei a zuar os três homens, que ficaram em frente à caixa federal. Dizia que eles nunca me acertariam novamente. Eles caminharam na minha direção, perguntando se eu era forte o suficiente para brigar com os três. Eu disse que não, eles não me pegariam, porque eu corria muito. Eles correram na minha direção. Sai correndo Rua Minas Gerais Acima. Meu passo era tão grande, que dei cinco passos e já estava na Rua Antonio Olímpio de Morais. E continuei correndo até chegar à Rua Rio grande do Sul. Fui até o edifício onde moro e fui para meu apartamento. 


Dentro do meu apartamento comecei ouvir vozes que vinha lá de fora, da Rua Rio grande do Sul. Cheguei até a janela do quarto, vi que o edredom estava com uma ponta amarrada na janela e o restante fora dela. Sendo que a janela estava fechada. Olhei e vi vários edredons nas janelas dos apartamentos de baixo. Começou a ventar forte lá fora. Os edredons começaram a se abrirem como se fosse uns guardas chuva gigantes. Ficou tudo colorido, porque cada edredom era de uma cor diferente. O vento soprava forte. O edredom forçava a janela do quarto onde eu estava. Fiquei pensando que o vento não seria forte o suficiente para arrancar a janela. O edredom rasgaria antes disto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura