VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : CAAPORÃ / PARAÍBA / BRAZIL (0818 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.955 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

CAAPORÃ / PARAÍBA / BRAZIL (0818 / 5.570) POPULAÇÃO: 21.955 PESSOAS (IBGE 2020)




Grande potencial para o Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Lazer, Festas Populares e Regionais, Esportes de Aventuras e Eventos Esportivos.


Corporação da Polícia Militar
Rua da cidade
Câmara de Vereadores
Rua central
Rua central
Auto-Escola
Pórtico na entrada da cidade
Casa do Empreendedor 
Chegando na cidade
Distrito de Cupissura 


Igreja do Distrito de Cupissura
Fórum de Justiça
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Praça da cidade
Dados gerais da cidade de Caaporã, Paraíba 
Código do Município - 2503001 
Gentílico - caaporãense 
Prefeito (2017) CRISTIANO FERREIRA MONTEIRO 
População estimada [2019] 21.828 pessoas 
População no último censo [2010] 20.362 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 135,59 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,0 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 4.483 pessoas 
População ocupada [2017] 20,5 % 
Posição geográfica da cidade de Caaporã no estado da Paraíba 
História da cidade de Caaporã, Paraíba 
Caaporã Paraíba - PB 
Histórico 
Definitivamente, o atual município de Caaporã foi conhecido como “Boca do Mato”, denominação essa, originária de linguagem indígena, “Caa-Doca e Porã-Mato”. Sabe-se, que Boca da Mata pertencia ao Sr. José de Sá e ao Coronel Monteiro. Por volta de 1843, o local fazia parte de uma vereda por onde passavam viajantes procedentes de Goiana com destino às praias de Pitimbu e Acaú. 


Situava-se na região da Fazenda “Tabú”, de propriedade da família Lundgren, do Rio Tinto. Com o passar dos anos foram sendo construídas casas à margem da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade longitudinal, leste a costa, com aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Evolução Histórica – Fundação do povoado 
Em 1800, “Boca da Mata” pertencia ao Coronel Monteiro, e o Engenho Tabú para Sr. João de Sá. O local fazia parte de um vereda, por onde passava viajantes, procedentes de goiana, com destino às praias de Pitimbu e Acaú. 
Em 1917 a 1918, os referidos donos venderam sua propriedades ao Sr. Coronel Alberto Lundgren, que posteriormente fixou residência na fazenda Tabú, que já habitada por escravos, foi se desenvolvendo surgindo casas às margens da vereda, razão porque Caaporã é hoje uma cidade com grande extensão. Seus primeiros alicerces surgiram as margens de uma vereda que posteriormente veio a ser Vila. Origem do nome 
Caaporã – Palavra de origem indígena formada da junção dos nomes “Caa e Porã” Mata. Por isso nossa cidade era conhecida como Boca da Mata. 
Gentílico: caaporãense
Este eh o brasão da cidade de Caaporã, Paraíba 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Caaporã, PB / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Egberto Araújo 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
NA OFICINA MECÂNICA
Estava num galpão muito grande, parecendo de uma oficina mecânica. Eu tinha quatro pequenas peças na mão, que eram para eu consertar algo. Então eu coloquei estas quatro peças em cima da bancada, quando chegou alguém e pegou uma das peças. Eu queria a peça de volta, mas ele dizia que iria precisar que era para eu pegar outra. Eu disse que não tinha mais peça original e eu só trabalhava com original. Ele então disse que tinha jogado a peça fora. Sai pela oficina procurando a peça, mas não conseguia encontrar. Fui para um local, que seria uma construção. 


Nisto eu fui para onde eu deveria estar trabalhando. Passei por uns 10 funcionários, que deveriam estar na hora do almoço. Quando passe por eles, percebi que eu não estava usando o boné, que comumente uso. Fiquei pensando que eu deveria voltar para pegá-lo. Mas desiste e continuei. Subi por algumas escadas até que cheguei ao alto da construção. Nisto encontrei com o Ernani. Ele disse que o Henrique estava esperando a gente lá em baixo, porque a gente tinha feito o serviço errado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura