VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : TURVELÂNDIA / GOIÁS / BRAZIL (5.341 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.365 PESSOAS (IBGE 2020)

domingo, 21 de fevereiro de 2021

TURVELÂNDIA / GOIÁS / BRAZIL (5.341 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.365 PESSOAS (IBGE 2020)




Cenário ideal para os amantes do Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Lazer, Esportes de Aventuras e Festas Populares.

POVOADO DE FORMOSINHA 

Banco do Povo
Banco Brasileiro de Desconto (Bradesco)
Centro de Convivência 
Centro de Eventos
Conselho Tutelar
Creche Municipal
Escola Municipal
Vista aérea
Vista aérea
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro
Hotel
Trevo de acesso
Parque Municipal
Praça da Terceira Idade
Prefeitura Municipal
Vista aérea
UPA 24 hs
Dados gerais da cidade de Turvelândia, Goiás 
Código do Município - 5221551 
Gentílico - turvelandense 
Prefeito (2017) SIRON QUEIROZ DOS SANTOS 
População estimada [2019] 5.281 pessoas 
População no último censo [2010] 4.399 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 4,71 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.470 pessoas 
População ocupada [2017] 29,1 % 
Posição geográfica da cidade de Turvelândia no estado de Goiás 
História da cidade de Turvelândia, Goiás 
Turvelândia 
Goiás GO 
História 
Nos idos de 1940, na região onde hoje é localizado o município de Turvelândia só existiam matas, cerrados e varjões. 
No ano de 1945, o casal Jerônimo Pimenta Neves e Orcalina Vieira Neves vieram para esta região onde compraram uma grande gleba de terra denominada fazenda Boa Sorte, iniciando na região a agricultura do desmate e a criação de gado, incentivando outros fazendeiros a se mudar para esta região trazendo com eles vários trabalhadores rurais. 

Na década de 1950, foi doada uma gleba de terra e deu-se inicio ao povoado de Turvelândia. Nesta época a população do município era de aproximadamente 500 habitantes sendo 450 na zona rural e 50 na zona urbana.
Gentílico: Turvelandense 
Esta eh a bandeira da cidade de Turvelândia, Goiás
Este eh o brasão da cidade de Turvelândia, Goiás 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Turvelândia, GO / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker 


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
O HOMEM DA BETONEIRA

Eu queria minha fita métrica de volta, mas desisti quando vi o Dilson dentro da betoneira
Estava vindo por uma rua quando vi um monte de terra. Havia um descampado depois desta terra e ali tinha um carroceiro. Passei por ele e fui andando por essa rua. Nisto chegou o Dílson, filho do Sr. Airton e começou a discutir com o carroceiro. Ambos vieram em minha direção. Cheguei numa casa, que seria a minha, e entrei. Eles entraram atrás de mim e o carroceiro me pediu uma fita métrica. Entreguei a ele e ele mediu o Dílson com quem estava discutindo. 

Daí eles saíram e fui atrás para pegar minha fita métrica de volta. Nisto o tal carroceiro pegou o Dílson que discutia com ele, colocou o mesmo dentro de uma betoneira (usada para misturar concreto), que ficava em cima de sua carroça. A betoneira estava funcionando. Então, com medo do tal carroceiro me jogar lá também, desisti de pedir a ele a fita métrica. Entrei na casa e fui até uma janela, onde em frente havia um edifício cujo dois andares tinham a frente toda de vidro. Olhei para este prédio e no andar de cima vi o Dílson andando de um lado para outro. E no de baixo, estava o carroceiro, também andando de um lado para outro. Não entendi nada,



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura