VIAGEM, TURISMO E AVENTURA: UNA / BAHIA - Banho de Lama Negra Medicinal, Ilha de Comandatuba e praias paradisíacas em meio a um vasto coqueiral (5.376 / 5.570)

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

UNA / BAHIA - Banho de Lama Negra Medicinal, Ilha de Comandatuba e praias paradisíacas em meio a um vasto coqueiral (5.376 / 5.570)






Praias e rios em um só lugar (Rio Maruim) 
Assim é o município de Una, no sul baiano. O visitante pode contar com o banho de lama negra medicinal e as corredeiras do município. Uma outra opção é o turismo ecológico, uma vez que a região abriga o Ecoparque de Una, - um centro de pesquisa e educação ambiental, com grande área de Mata Atlântica preservada. 
Ilha de Comandatuba 
A Ilha de Comandatuba, uma estreita faixa de terra separada do continente, com fauna e flora intocada em meio a um vasto coqueiral, é um verdadeiro deleite para os fãs de esportes náuticos. Na ilha está instalado um dos maiores Resorts do País, que possui até aeroporto particular. 
A estrutura turística é de causar inveja. Ela conta com muitas pousadas e restaurantes, além de lojas de artesanato e uma escola de tapetes e cangas artesanais. 



Povoados de Comandatuba e Pedras de Una
Artesãos e pescadores preservam o modo de vida tradicional, que pode ser mais bem evidenciado durante a popular puxada de mastro. 
A igreja do padroeiro local, São Sebastião, construída pelos jesuítas, conserva as características arquitetônicas de séculos atrás. 

Igreja de Santo Antônio do Povoado de Pedras
Igreja Matriz de São José

Praias e vilas de Una, Bahia













Rua da cidade
Rua da cidade
Escola Municipal
Escola Estadual
Praça
Ilha do Desejo

Ilha do Mel

Ilha da Fantasia
Rua da cidade
Praia dos Lençóis 
Avenida central

Vista parcial
Vista aérea



Área central a noite
Vista parcial
Vista parcial
Vila Gale
Dados gerais da cidade de Una, Bahia
Código do Município - 2932507 
Gentílico - unense 
Prefeito (2017) TIAGO BIRSCHNER 
População estimada [2018] 19.484 pessoas 
População no último censo [2010] 24.110 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 20,48 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 2.387 pessoas 
População ocupada [2017] 11,2 % 
Posição geográfica da cidade de Una no estado da Bahia
História da cidade de Una, Bahia
Una 
Bahia - BA 
História 
Os primeiros desbravadores do território que atualmente integra o município de Una foram D. Maria Clementina Henriqueta e seus familiares que ocuparam as terras no ano de 1770, requerendo a sesmaria a D. Rodrigues José de Menezes, então governador e Capitão Geral da Província da Bahia. Em 26 de julho de 1787, a sesmaria foi-lhes concedida pela rainha de Portugal, com três léguas de frente e uma de fundo, situada na confluência dos rios Una e Cachoeira (atual Sapucaeira). 

A fazenda recebeu o nome de São José e em 18 de setembro de 1809, as terras foram arrematadas por Manuel Vasconcelos de Souza, em virtude de execução imperial. 
Logo depois, foram chegando colonos alemães, austríacos, poloneses, teuto-russos, que formaram nova povoação na embocadura do Rio Maruim, afluente do Rio Una pela margem esquerda e próximo à foz. Em virtude das águas escuras do rio, o povoado recebeu a denominação de Una, nome de origem tupi-guarani. 

Tempos depois, a área foi tragada pelo mar, obrigando seus habitantes a recuarem para 4 milhas em direção ao interior, conservando a mesma denominação, por força da Resolução Provincial nº 842, em 21 de julho de 1860. 
Cabe a Manoel Pereira de Almeida o titulo de desbravador, pois lutou duramente pela emancipação política e levou agricultura pelo interior do município, doando terras, não só para a área da cidade, como também para a instalação da Estação Experimental de Una. 

O município possui colônia de japoneses que vieram em busca de riquezas e trouxeram técnicas modernas de agricultura, com ela o cultivo do mangostin (década de 1950), fruto de origem asiática, introduzido na América em 1880. Considerada a rainha das frutas, título dado pela Rainha Vitória (1819-1901), tem um alto valor de comercialização, sendo Una o maior produtor do Brasil. 
Esta eh a bandeira da cidade de Una, Bahia
Este eh o brasão da cidade de Una, Bahia

Fonte dos textos e fotos: IBGE / guiadoturismobrasil.com / ibahia.com / pontosturisticosbrasil.org / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber / Wikipédia / comandaturmototurismo.blogspot.com / Pedras de Uma Bahia / Prefeitura Municipal de Una, BA





CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura