VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : UMUARAMA / PARANÁ / BRAZIL (5.375 / 5.570) POPULAÇÃO: 112.500 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 2 de março de 2021

UMUARAMA / PARANÁ / BRAZIL (5.375 / 5.570) POPULAÇÃO: 112.500 PESSOAS (IBGE 2020)




Umuarama é conhecida por sua receptividade e pelo carinho com que acolhe visitantes de outras regiões e até do exterior. O clima tropical é agradável e torna o município um ótimo lugar para se viver. A cidade atrai olhares de grandes investidores e está entre as 100 melhores para se investir no Brasil, segundo a revista Exame. 
CAPITAL DA AMIZADE 

O povo, trabalhador e determinado, movimenta a economia local e regional por meio da agricultura, pecuária, indústria moveleira e comércio forte e diversificado. Polo universitário com grandes faculdades e universidades – incluindo um curso de Medicina –, Umuarama desponta ainda na área de saúde, com diversas clínicas e cinco grandes hospitais, entre eles o Hospital Regional Uopeccan, um dos maiores do Estado no tratamento do câncer, que chega a atender mais de 900 pacientes por dia. 
RÉPLICA DA TORRE EIFFEL 
A réplica da Torre Eiffel fica às margens da PR-323, em Umuarama. O monumento tem 10% do tamanho original. Para se chegar ao topo, são 160 degraus. A visitação é gratuita. 
PARQUES DA CIDADE 
O planejamento urbano, a arborização – mais de 150 mil árvores e dois grandes bosques urbanos, o Bosque Uirapuru e o Bosque dos Xetá, além de dois lagos e reservas particulares –, largas ruas e avenidas, bem como canteiros e praças floridas e bem cuidadas, encantam os visitantes. Apesar do centro bem desenvolvido e verticalizado, a cidade ainda guarda a ternura do pacato clima de interior. 
BOSQUE UIRAPURU 
O bosque está localizado no centro na cidade, com área de 58.124,7 m², com trilha pavimentada para caminhadas, parques e quiosques para churrascos e festas, além de ATI – Academia da Terceira Idade – e atividades para a comunidade. 
PARQUE MUNICIPAL DOS XETÁ 
O bosque é localizado no centro da cidade, com área de 179.868 m². Possui trilhas pavimentadas de 2.300 m, com travessia em ponte, ATI – Academia da Terceira Idade – e memorial em homenagem aos índios Xetá. Atualmente, está instalado no bosque a Secretaria de Meio Ambiente. 
CATEDRAL DIVINO ESPÍRITO SANTO 
A Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo foi desmembrada da Paróquia São Francisco de Assis. Com arquitetura contemporânea, foi solenemente dedicada e inaugurada em 7 de junho de 1987, na Festa do Padroeiro Divino Espírito Santo. 
LAGO ARATIMBÓ 
É um ponto de encontro nos fins de tarde e, principalmente, nos fins de semana e feriados. Por sua estrutura conter quiosques com churrasqueira, playground e uma grande área arborizada, proporciona entretenimento e diversão aos frequentadores e visitantes. 

GASTRONOMIA 
O frango na telha é o prato típico oficial do município desde 2011, instituído pela Lei Municipal 3.771. 
A tradicional festa gastronômica, inspirada no delicioso prato típico da Capital da Amizade, ganhou renome estadual e está inserida no calendário oficial da Paraná Turismo e da Embratur. A festa, em 2018, chegou à sétima edição. 
Praça Hênio Romagnolli 
Inaugurada no dia 09 de janeiro de 1983 a Praça Hênio Romagnolli presta uma homenagem ao primeiro prefeito eleito de Umuarama. Consiste de um local arborizado, com chafariz, bancos e jardins. A praça é conhecida também como a Praça do Papai Noel e conta com apresentações artísticas, entrega da chave da cidade na chegada do bom velhinho, atendimento na casinha com decoração temática, iluminação natalina e presépio. 
HOTEL CAIUÁ
Localizado no centro da cidade, próximo aos bancos, comércio e centro cívico, o Hotel Caiuá se consolidou no mercado e hoje é referência de hotelaria na região. 






Vista aérea da cidade











Prefeitura Municipal
Estação Rodoviária
Igreja de São Francisco de Assis


Dados gerais da cidade de Umuarama, Paraná 
Código do Município - 4128104 
Gentílico - umuaramense 
Prefeito (2017) CELSO LUIZ POZZOBOM 
População estimada [2018] 110.590 pessoas 
População no último censo [2010] 100.676 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 81,67 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 2,2 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 35.364 pessoas 
População ocupada [2017] 32,2 % 
Posição geográfica da cidade de Umuarama no estado do Paraná
História da cidade de Umuarama, Paraná
Umuarama
Paraná - PR
História
Neologismo cunhado por Silveira Bueno, em 1927, Umuarama quer dizer 'lugar alto, ensolarado, para encontro de amigos'. Foi criado a pedido de Willian Alfred Waddel, então diretor-presidente do Mackenzie College, para dar nome a uma colônia de férias que o colégio havia adquirido em Campos do Jordão. Dos elementos tupis “embu”: lugar; “ara”: dia, luz, claridade; e “ama”: sufixo coletivo que indica muitos, reunião, ajuntamento de pessoas ou coisas. 

Em 1949, foi detectada a presença de índios desconhecidos, provenientes do Mato Grosso, na região da Serra dos Dourados. A primeira expedição para estabelecer contato foi organizada com a colaboração da Universidade do Paraná e do Serviço de Proteção aos Índios, em outubro de 1955. A partir da primeira visita, foi decidida a criação de um posto de socorro na Fazenda Santa Rosa. Os Xetá compreendiam um grupo de cerca de 300 indivíduos. Segundo depoimentos, desapareceram da Serra dos Dourados por causa do desmatamento. Muitos morreram ou retornaram para Mato Grosso. 
A colonização do atual município deu-se a partir de 26 de junho de 1955, data da fundação, e foi realizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Na ocasião, foi rezada a primeira missa na localidade pelo Frei Estevão de Maria. Sob a supervisão de Hermann Moraes, negociou-se a compra da Gleba Umuarama, com aproximadamente 40 mil alqueires de terra. Coube a Rubens Mendes Mesquita a tarefa de abrir e administrar a nova frente de colonização. 

O plano diretor foi desenvolvido pelo engenheiro Wladimir Babkov. Concluídos os trabalhos demarcatórios, começou o vitorioso processo de vendas de lotes urbanos e rurais, sempre bem servidos de ribeirões e riachos nos fundos e boas estradas nas cabeceiras. Em pouco tempo, surgiu o efetivo povoamento, com inúmeras famílias se estabelecendo na cidade. 
Em 1960, Umuarama foi elevada à categoria de município. A instalação oficial do município deu-se em 15 de novembro de 1961. O primeiro prefeito foi Hênio Romagnolli. Nos anos seguintes a cidade viveu um crescimento populacional vertiginoso. 
Esta eh a bandeira da cidade de Umuarama, Paraná
Este eh o brasão da cidade de Umuarama, Paraná
Fonte dos textos e fotos: viajeparana.com / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Umuarama, PR 



CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
SEM FORÇAS PARA NADAR
Eu estava na beira de um dique. Havia mais duas pessoas comigo, que não sei quem eram. Eu tinha que pular lá dentro, para tirar uma viga de concreto que estava caída no meio dele. Eu pulei, mas não tinha forças para nadar. Por mais que eu tentasse, eu não conseguia nadar. Nisto pensei então que era melhor morrer, porque eu não ia conseguir mesmo. Então comecei a afundar, lentamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura