VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : VALENÇA / RIO DE JANEIRO / BRAZIL (5.422 / 5.570) POPULAÇÃO: 76.869 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 12 de março de 2021

VALENÇA / RIO DE JANEIRO / BRAZIL (5.422 / 5.570) POPULAÇÃO: 76.869 PESSOAS (IBGE 2020)




A cidade, com suas bucólicas ruas de pedra, ainda oferece atrações como sobrados coloniais, uma antiga estação ferroviária, a Igreja Matriz de Santo Antônio e vários museus ligados à musica. 

Além dos grandes hotéis-fazenda, a cidade tem rios, cachoeiras, trilhas e dois atrativos imperdíveis: a Serra da Beleza, ponto de curiosos por ETs, e o Túnel que Chora, construído por escravos. 
Pico de Valença 
O Pico de Valença, mais conhecido como Pico da Torre de TV, possui altitude em torno de 1.100 m. Dele avista-se toda a cidade de Valença e seus arredores, com o relevo característico de toda a região, com serras de altitudes diversas formando um imenso “mar de morros”. (foto)
Morro do Cruzeiro 
Assemelhado ao Pão de Açúcar e com 800 m de altura, tem em seu topo um cruzeiro datado de 1803, época em que foi celebrada a primeira missa no local. Avista-se o Pico da Torre de TV e grande parte da Área rural do município. 

Catedral de Nossa Senhora da Glória 
Está situada no alto de uma ladeira, formando um conjunto harmonioso com os prédios da Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães e do Solar dos Nogueira. Localiza-se nas proximidades da Praça da bandeira e do Jardim de Baixo, onde estão situados o Chafariz Histórico, os Prédios da Prefeitura Municipal, da 1ª Câmara de Valença e do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Seu período de construção vai de 1820 a 1917, em substituição à capela dos índios do princípio do século XIX. 
Casa de Cultura Lea Pentagna 
A casa-museu é uma construção do século 19, que passou para as mãos da família italiana Pentagna com a falência da lavoura cafeeira e a abolição da escravatura, quando muitas propriedades em Valença foram vendidas a preços baixos. Os Pentagna montaram na cidade a fábrica de tecidos Santa Rosa. Nesta época, a casa, feita com as tradicionais pedras usadas na arquitetura da Belle Époque, sofreu sua primeira grande reforma. Mas só em 1927, com outra obra, adquiriu o estilo neoclássico, preservado na restauração pela qual passou em 2000. 
A casa foi transformada em centro cultural da Fundação Cultural Filantrópica Léa Pentagna, a partir de testamento deixado por sua fundadora com o desejo de eternizar o ambiente em que viveu sua família. 
Museu Capitão Pitaluga 
Foi criado para que nele fosse preservada toda uma história que não pode e não deve ser esquecida, pois todo o acervo nele existente são lembranças e fatos de uma época que marca a presença e participação efetiva do Brasil na Campanha da Itália e da cavalaria brasileira representado pelo 1º Esqd Rec. 
O museu possui fotos com a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), e em particular do 1º Esquadrão de Reconhecimento na 2º Guerra Mundial, peças de fardamentos, medalhas, material aprisionado e documentos históricos e armamento. Além de contar com uma biblioteca que possui livros referentes à guerra e outros assuntos. 
Localização: 1º Esqd C L – Esqd Ten Amaro Rua Com Antonio Jannuzzi – nº 415 Bairro Belo Horizonte – Valença – RJ 
Funcionamento: 
Segunda a Quinta: 08:00h às 1130h e das 13:30h às 16:30h 
Sexta: 08:00h às 11:00h 
Sábados, Domingos e Feriados: não há (somente em caráter excepcional). 
Contato pelo Telefone (24) 2453-7361 – Ramal 22 com Ten Calixto 
Distrito de Conservatória 
Conservatória, por ser um local de tradição em serestas e serenatas, tem na maioria de suas casas, afixadas na fachada principal, uma placa com o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Esta placa é colocada durante à noite, com uma cerimônia que começa com a saída dos seresteiros do Museu à casa, cantando pelas ruas músicas de serenata. Enquanto a placa é colocada, canta-se a música. Depois os seresteiros e visitantes entram casa adentro e são recepcionados pelo dono com coquetel e festa. 

Distrito de Santa Isabel 
O trem que alavancou o progresso de Santa Isabel é o mesmo que levou embora as possibilidades de desenvolvimento. O isolamento é inevitável. Graças a esse isolamento, o povo valenciano tem hoje no seu terceiro distrito uma parte de sua história preservada. Desta vez, não são os imponentes casarões neoclássicos, hoje tão procurados pelos turistas, mas o “jeito simples de ser do isabelense”. 
Seja na sua calma, como se o tempo não fizesse diferença, nos “causos” do pessoal reunido na praça da igreja. Nos olhares curiosos da mulher na janela, nos doces de compota como se fazia no século XIX. Na criançada brincando no terreiro, os cavalos nas portas das vendas enquanto seu dono dá uma “bebericada” antes de ir pra casa. Na comunidade quilombola de São José da Serra, com seus cantos e danças de raízes africanas. Tudo isso tendo como cenário a Serra da Beleza, banhada pelo tranqüilo rio São Fernando. 
Distrito de Pentagna 
Local de clima ameno e temperado o distrito de Pentagna está localizado a 14km do centro de Valença, junto a estrada que liga Valença a Rio Preto em Minas Gerais. 
Com cerca de 500m de altitude o distrito possui como principais atrativos a cachoeira do Rio Bonito, a Igreja de São Sebastião do Rio Bonito e a antiga estação ferroviária da Central do Brasil. 


Distrito de Parapeúna 
O distrito de Parapeúna está localizado ao norte do Município de Valença, Estado do Rio de Janeiro, na Região Sudeste do Brasil. É o segundo menor distrito com somente 147Km2 , que abrange 11% da área total, sendo o menor em população onde concentra 2.000 habitantes, 2,7% da população do Município. A densidade demográfica é de 12,04 Km2. 
O distanciamento do distrito de Parapeúna ao distrito sede (Valença) é de 28 Km e ao distrito vizinho, Pentagna a 15 Km por estrada de asfalto, já da capital do Estado do Rio de Janeiro é de 189 Km. 
Distrito de Barão de Juparanã 
Próximo ao centro do distrito encontra-se outra construção histórica. É o solar da antiga Fazenda Monte Scylene que pertenceu a Princesa Isabel. Por volta de 1886, a princesa e seu marido o conde D’Eu criaram nesta propriedade um internato de menores que funcionou até pouco tempo. Adquirida pelo Estado a propriedade foi adaptada e transformou-se na primeira clínica pública de recuperação de dependentes químicos do interior do Estado. 
Entre os eventos, a Festa de São Jorge, no final do mês de abril, é famosa pela procissão à cavalo que atrai centenas de cavaleiros e a festa da padroeira Nossa Senhora do Patrocínio. 
Quilombo
praça
Vista aérea
Valença, RJ
Parcial 
Vista aérea
Vista parcial
Fazenda
Dados gerais da cidade de Valença, Rio de Janeiro
Código do Município - 3306107 
Gentílico - valenciano 
Prefeito (2017) LUIZ FERNANDO FURTADO DA GRAÇA 
População estimada [2018] 76.163 pessoas 
População no último censo [2010] 71.843 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 55,06 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,9 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 12.541 pessoas 
População ocupada [2017] 16,9 % 
Posição geográfica da cidade de Valença no estado do Rio de Janeiro
História da cidade de Valença, Rio de Janeiro
Valença 
Rio de Janeiro – RJ 
História 
A cidade foi assim denominada em homenagem ao Vice-Rei de Portugal, Dom Fernando José, descendente dos nobres da cidade espanhola de Valência. 
A história do município de Valença inicia-se por volta de 1789, quando D. Maria I de Portugal, através de uma Carta Régia, incumbiu ao Vice-Rei Luiz de Vasconcelos e Souza que promovesse o início da catequese dos índios denominados Coroados, que por aqui já constituíam um núcleo incipiente de povoamento. 


Os primeiros donos de terras, em sua luta de desbravadores incansáveis, contaram com o auxílio do silvícola aculturado, e na falta deste, e em seguida, com o braço forte da raça negra, que em um esforço conjunto, ajudou o assentamento da civilização que se instalava e também caminhava para o interior. Por essa ocasião muitos tropeiros, transportando mercadorias, vindos de Minas Gerais em direção à Corte do Rio de Janeiro, atravessavam a freguesia de Nossa Senhora da Glória de Valença, e muitas vezes por aqui pousavam no local onde hoje se encontram as esquinas da Avenida Nilo Peçanha e Rua dos Mineiros, que possui este nome em homenagem aqueles bravos homens que serviam de elemento de ligação e integração regional. 
O município herdeiro de uma vocação rural e agrícola, pois suas primeiras sesmarias datam de 1771, passou por um grande desenvolvimento e opulência à época da cultura do café, o que proporcionou à região a primeira etapa de unidade e civilização. Por conta disso, a região progrediu ativamente na segunda metade do século XIX. No entanto, seguindo sua história, logo após a abolição da escravatura, Valença inicia um novo ciclo. 
Desde o século XIX, Valença reúne grandes riquezas. Dos áureos tempos do café, a cidade mantém suas tradições, suas festas, seus costumes. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória, os sobrados históricos e os detalhes arquitetônicos das inúmeras fazendas do ciclo do café reverenciam seu passado de nobreza. 
Esta eh a bandeira da cidade de Valença, Rio de Janeiro
Este eh o brasão da cidade de Valença, Rio de Janeiro
Fonte dos textos e fotos: cidadesemfotos.blogspot.com / Wikipédia / IBGE / Prefeitura Municipal de Valença, RJ, Thymonthy Becker



VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE


 Conheça o estado do Espírito Santo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura