VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 10 CIDADES PRÓXIMAS A CAPITAL PAULISTA QUE VALE A PENHA CONHECER

sábado, 10 de abril de 2021

10 CIDADES PRÓXIMAS A CAPITAL PAULISTA QUE VALE A PENHA CONHECER




Quem mora em São Paulo sabe que qualquer feriado ou final de semana é motivo para programar uma viagem curtinha
Para isso, é sempre bom ter opções de cidades próximas a São Paulo, que se adequam perfeitamente nas pequenas folgas que encontramos durante a semana e não exigem muito planejamento para conhecer.

Para quem deseja curtir um final de semana fora do agito da capital sem precisar gastar muito, uma boa dica é conhecer cidades pequenas e charmosas próximas a São Paulo. São lugares com passeios bem legais, paisagens de tirar o fôlego e um sossego sem igual. 
Para te inspirar a conhecer lugares diferentes sem ir muito longe, o Guia da Semana fez uma lista com cidades pequenas e próximas a São Paulo que valem a visita. Confira na galeria abaixo: 
01 - GUARAREMA, 80 KM DE SÃO PAULO 
A cidade de Guararema fica a aproximadamente 1 hora de São Paulo e é uma incrível opção de viagem curtinha próxima a São Paulo, principalmente para quem quer sair da rotina e conhecer um lugar novo cheio de atrações incríveis.
O local, que chama atenção por sua quantidade de passeios gratuitos, é muito procurado por quem quer conhecer lugares novos sem gastar muito. Por lá, encontramos um charme sem igual: uma cidade antiga que une a natureza com construções históricas. A combinação não poderia ser melhor, o visitante volta ao tempo em uma época onde o tempo passava devagar e o transporte era feito por antigas locomotivas. 
Seja para se sentir no interior sem ir muito longe da capital ou até mesmo curtir um momento diferente, você precisa conhecer Guararema. 
02 - CABREÚVA, 80 KM DE SÃO PAULO 
A apenas 80 km de São Paulo está a charmosa cidade de Cabreúva: um pedaço da natureza e calmaria sem precisar ir muito longe da capital. O destino é a pedida certa para quem quer fazer um passeio bate e volta diferente ou até mesmo curtir um final de semana longe da cidade. Com opções de hospedagens mais econômicas, trilhas em meio à natureza e um incrível templo budista, Cabreúva é uma daquelas boas surpresas do estado de São Paulo.
Um dos lugares que merecem destaque na cidade é o Centro de Meditação Kadampa Brasil. O local é um ótimo passeio para quem quer conhecer melhor a cultura budista ou até mesmo ter um momento de silêncio em meio à natureza. Por lá existem diversas atividades gratuitas e abertas ao público – palestras e cursos de um dia estão na lista. 
03 - PEDRA BELA, 120 KM DE SÃO PAULO 
Pedra Bela é uma pequena cidade localizada a cerca de 120 km de São Paulo. Com 6 mil habitantes, o destino é perfeito para quem quer conhecer lugares novos próximos à capital e que oferecem a simplicidade que só o interior de São Paulo tem. A grande atração da cidade é a Mega Tirolesa de 1.900 metros de extensão que liga o alto de um morro com a cidade lá em baixo. A aventura é tão grande que muitos turistas saem de todos os cantos de São Paulo só para conhecer a tirolesa.
Embora seja um destino indicado para passeios bate e volta, é possível esticar o roteiro e curtir algumas pousadas da região e degustar a culinária local. Nos dias quentes, vale a pena fazer alguma de suas trilhas que levam a refrescantes cachoeiras de águas cristalinas. 
04 - HOLAMBRA, 130 KM DE SÃO PAULO 
Conhecida como Cidade das Flores por estar entre as maiores produtoras do Brasil, Holambra é um destino super charmoso, distante apenas 130 km de São Paulo. A cidade abriga lugares bem característicos das regiões da Europa, além de passeios divertidos que agradam a toda família. 
A cidade, que foi fundada oficialmente no ano de 1991, recebe fortes influências europeias, sobretudo holandesas e alemãs. A charmosa cidade possui apenas 12 mil habitantes, sendo um lugar limpo e muito bem preservado. Não é à toa que seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos mais altos do Brasil.
Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade é o Moinho Povos Unidos, inaugurado em 2008 para comemorar os 60 anos da imigração Holandesa no Brasil. Por lá, é possível observar de perto a construção, visitar seus 5 andares e saber como foi construído o local. O moinho é o mais alto do Brasil e vai contar com uma cápsula do tempo, marcada para abrir em 2108! 
05 - MONTE VERDE, 164 KM DE SÃO PAULO 
A apenas 164 km de São Paulo, a charmosa cidade mineira de Monte Verde é um dos destinos preferidos dos turistas que gostam de relaxar, mas ao mesmo tempo são fãs aventura e boas gastronomia. Refúgio perfeito e aconchegante para o inverno, a cidade também é a pedida certa em qualquer época do ano e não apenas quando as temperaturas estão baixas.
Com um pouco mais de 6 mil habitantes, Monte Verde conquista pelo seu charme, localização e atrativos. Embora esteja em meio às montanhas mineiras, por lá encontramos ares de cidade pequena ao mesmo tempo em que é possível realizar diversos passeios legais. 
Visitar uma incrível fábrica de cerveja, conhecer melhor a produção de chocolates artesanais ou quem sabe fazer trilhas pela natureza? Esses e outros passeios podem ser encontrados pela cidade. Já para quem gosta mesmo é de descansar, curtir as pousadas podem ser uma ótima opção também. 
06 - SANTO ANTONIO DO PINHAL, 170 KM DE SÃO PAULO 
A apenas 170 km de São Paulo, no coração da Serra da Mantiqueira, está a charmosa cidade de Santo Antônio do Pinhal, que está conquistando cada vez mais fãs. A mil metros de altitude, o local é uma ótima alternativa à badalada Campos do Jordão, já que fica a apenas 20 km de distância da cidade. Ou seja, opção mais barata e tranquila de hospedagem e passeio na região!
Com pousadas charmosas, muitas áreas verdes e um ar de cidade pequena do interior, Santo Antônio do Pinhal conquista por seu charme e simplicidade. Com um pouco mais de 7 mil habitantes, os turistas encontram por lá um ambiente perfeito para fugir das grandes multidões. 
Uma das melhores formas de conhecer as cidades vizinhas é através de um charmoso passeio de trem que sai de Santo Antonio do Pinhal e tem como destino Campos do Jordão. Trata-se do Trem do Mirante, que oferece um roteiro de 2h30, que passa pelo centro de Campos do Jordão, trechos da Serra da Mantiqueira e um dos pontos ferroviários mais altos: Alto do Lajeado com 1.743 metros de altura. 
07 - BUENO BRANDÃO, 180 KM DE SÃO PAULO 
Bueno Brandão é a típica cidade mineira que abriga incríveis atrações e uma gastronomia de deixar qualquer pessoa com água na boca. Localizada a cerca de 180 km de São Paulo, a cidade do sul de Minas encanta por sua simplicidade, charme e nada menos do que 33 cachoeiras.


O destino é um daqueles 'tesouros' escondidos próximos a São Paulo já que muita gente ainda não conhece. Com um pouco mais que 11 mil habitantes, visitar Bueno Brandão é como descobrir um universo recheado de cachoeiras. 
Para os amantes da natureza, a cidade é um prato cheio, já que possui um extenso leque de opções que envolvem águas naturais e curtir a natureza. Para quem gosta de trilha, o local abriga um dos mirantes mais bonitos da região: o Pico da Torre, que tem 1800 metros de altura. 
08 - CAMPOS DO JORDÃO, 180 KM DE SÃO PAULO 
A cidade de Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, é o destino de inverno preferido dos paulistas. Com 50 mil habitantes, o destino é uma das maiores cidades do roteiro, embora ainda consiga manter o charme de cidadezinha pequena.
Pousadas e hotéis aconchegantes em meio às montanhas, restaurantes com fondue e muitas paisagens de cair o queixo é o que não falta por lá. Afinal, como resistir a tanto encantos, né? A melhor parte da cidade é que é possível encontrar programas para todas as idades e gostos - ou seja, dá para explorar a região durante o dia e à noite sair para jantar ou, quem sabe, curtir uma festa durante a alta temporada. 
Esqueça o clichê de que viagem no campo é monótona: em Campos você pode conhecer uma fábrica de cerveja com degustação, fazer passeio de trem, fazer trilhas, comer muito e até mesmo curtir um passeio pela charmosa rua principal da cidade. 
09 - GONÇALVES, 210 KM DE SÃO PAULO 
A cidade de Gonçalves fica a aproximadamente 210 km de São Paulo e conta com muitos atrativos que agradam a todos os tipos de viajantes, principalmente àqueles que buscam sossego. A cidade combina o típico clima mineiro com restaurantes e pousadas rústicas.
Com um pouco mais de 4 mil habitantes, o destino possui opções de roteiros para quem quer descansar e até mesmo para quem busca atividades em meio a natureza. São diversas cachoeiras com ótimos poços de banho e trilhas com roteiros das mais diversas dificuldades. Além disso, Gonçalves desponta como uma das maiores produtoras de alimentos orgânicos do Brasil, por isso, o destino é rico em variedades gastronômicas de qualidade. 
10 - CUNHA, 223 KM DE SÃO PAULO 
Você já ouviu falar de Cunha?! A cidade serra entre São Paulo e Rio de Janeiro é um daqueles lugares charmosos que mais parece ter saído de um conto de fadas. Em meio à Serra do Mar, o destino é o refúgio perfeito para curtir atrações naturais e paisagens surpreendentes. Com 22 mil habitantes, o destino fica a 223 km de São Paulo e é procurado, principalmente, por casais que buscam curtir os charmes da serra.
A principal atração e o cartão-postal de Cunha é certamente seu Lavandário: um incrível campo com flores roxas que transforma o local em um cenário dos sonhos. 
Para deixar tudo ainda melhor, hotéis e pousadas completam a experiência. Seja para curtir em um final de semana ou nas suas férias, com certeza Cunha vai te surpreender.

Fonte dos textos e fotos: guiadasemana.com.br / Thymonthy Becker




CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


SONHOS DE UM VIAJANTE
A MULHER BRAVA
Estava trabalhando numa empresa, medindo a qualidade do ar. O Alex trabalhava comigo. Estava em um dos caminhos que tinha naquela empresa. Estava debaixo de uma grande árvore. Nisto vi debaixo de outra árvore, uma mulher gritando ao falar no celular. Esta estava muito brava. Percebi que conhecia aquela mulher e precisava sair dali sem que ela me visse. Um homem estava indo por aquele caminho que passava na frente da mulher. Fui indo ao lado deste homem, me escondendo da tal mulher. Quando passamos por ela, ela chingava bastante. 


Consegui passar sem que ela me visse. Fiquei pensando como faria para pegar o equipamento que havia deixado onde estava trabalhando. Então liguei para o Alex, pedi a ele para colocar o equipamento no carro e trazer o carro até fora da empresa, onde eu estaria esperando por ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura