VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : VIÇOSA / ALAGOAS / BRAZIL (5.494 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.693 PESSOAS (IBGE 2020)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

VIÇOSA / ALAGOAS / BRAZIL (5.494 / 5.570) POPULAÇÃO: 25.693 PESSOAS (IBGE 2020)



A cultura viçosense é sem dúvida uma das mais ricas do estado de Alagoas, isso em vários aspectos: no folclore, gastronomia, literatura, entre outros. As comidas mais populares e tradicionais de viçosa são a buchada, sarapatel, cuscuz, galinha cabidela, bolo de milho e de macaxeira e diversos pratos com inhame e pão de inhame.
Viçosa está associada ao universo mágico do folclore, expressão da alma da cidade. São vários os folguedos cultivados por sua gente: Baiana, pastoril, Guerreiros, Reisado, Cavalhada, Coco Alagoano, Quadrilha e Vaquejada. 
Igreja Católica
Relógio da antiga estação
Entorno da cidade
Vista parcial
Haras Boa Sorte
Igreja Matriz
Igreja do Rosário
Parcial da região central
Serra Dois Irmãos (Segundo alguns historiadores foi esta serra que os portugueses avistaram em 1.500
Universidade Federal de Alagoas em Viçosa, AL
Chegando na cidade
DADOS GERAIS DA CIDADE DE VIÇOSA, ALAGOAS
Código do Município - 2709400 
Gentílico - viçosense 
Prefeito 2017 / DAVID DANIEL VASCONCELOS BRANDÃO DE ALME 
População estimada [2018] - 25.773 pessoas 
População no último censo [2010] - 25.407 pessoas 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] - 1,6 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] - 2.195 pessoas 
População ocupada [2016] - 8,4 % 
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE VIÇOSA NO ESTADO DE ALAGOAS
HISTÓRICO DA CIDADE DE VIÇOSA, ALAGOAS
História 
Viçosa Alagoas - AL 
Histórico 
As Terras que hoje constituem o município de viçosa eram habitadas por índios Caambembes, Oriundos da tribo Caeté. Eles viviam em luta com os Cariris e outras tribos tapuias habitantes das caatingas.


Pela sua posição topográfica e exelentes condições físicas - riquesa de matas, cursos de água e terras férteis - o município de Viçosa aparece como um dos pontos do Estado onde houve mais lutas entre índios. 
Foram localizados na região - em povoados como Bananal e sítios adjacentes - muitos vestígios dos quilombos. Há quem assegure que Zumbi morreu lá e não em União dos Palmares. Depois dos negros derrotados, o Rei de Portugal dividiu os domínios entre os vencedores.
Em 1831, por decreto imperial, a povoação com nome de Riacho do Meio foi desligada de Atalaia e elevada à categoria de Vila. No governo de Gabino Bezouro, em 1892, a Vila foi elevada à condição de cidade. A vida política de Viçosa teve muitas lutas partidárias, caracterizando a época de predominância do coronelismo. No aspecto cultaral, porém, Viçosa é berço de destacados escritores e intelectuais de Alagoas, como Otávio Brandão, além de um importante núcleo de folclore.


Com essa tradição cultural, Viçosa destaca-se, principalmente, por suas festividades: Carnaval, Festas Juninas, Festa do Padroeiro Senhor do Bom Jesus do Bomfim(entre os meses de janeiro e fevereiro), Cavalhadas e Vaquejadas. Entre as belezas naturais está a Serra Dois Irmãos, local onde historiadores supõem que teria vivido Zumbi em seus últimos anos, até a morte.
Viçosa tem ainda atração esporádica(não a dia nem mês estabelecidos) o trem de Viçosa, onde filhos da terra viajaram juntos até o município e fazem um grande encontro. 
Gentílico: viçosense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE VIÇOSA, ALAGOAS
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Toni Cavalcanti / IBGE / 

CONHEÇA AS CIDADES DO ESTADO DA BAHIA



Estava indo por uma rua com quatro sacolas na mão. Cheguei ao encontro da Rua Minas Gerais com Avenida Primeiro de Junho. Ali, tinha uma espécie de palanque, que deveria ter uns cinqüenta centímetros de altura. Parei ali com as sacolas nas mãos, e comecei a me perguntar por que tinha trago aquelas sacolas. Olhei dentro delas e vi que em uma estava o fone de ouvido do computador. Fiquei imaginando que o Fernando não tinha como ouvir som no computador e talvez ele estivesse me ligando no celular, mas eu poderia não estar com ele. Olhei em meu bolso e vi que o celular estava lá. 


Coloquei as sacolas em cima deste palanque e comecei a olhar tudo que tinha lá dentro. Havia algumas pessoas em cima daquele palanque conversando. Olhei minhas sacolas e não vi nada que me interessasse. Vi uma carreta vindo na Rua Minas Gerais. Imaginei que ela fosse passar por ali, em cima do palanque, que então era melhor eu sair dali logo. Mas ela tomou outro rumo. Peguei minhas sacolas para ir de volta para casa, e deixá-las lá. 


Nisto ouvi dois homens que conversavam em cima deste palanque, dizendo: “ele tem uma cara esquisita” “ele é muito esquisito”. Fiquei imaginando que eles estavam falando de mim. Imaginei meu rosto como era, e não vi nada de esquisito nele. Pensei que ao chegar na minha casa, iria olhar no espelho para ver se eu era esquisito mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura