VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : 18 CIDADES MINEIRAS QUE VALE A PENA CONHECER

quinta-feira, 1 de abril de 2021

18 CIDADES MINEIRAS QUE VALE A PENA CONHECER




Minas tem muitas cidades e lugares apaixonantes. Estas Gerais conquista todos com seu jeitinho mineiro de ser
Existe uma porção de cidades legais para conhecer em Minas Gerais, terra que normalmente é associada a coisas boas como pão de queijo, café e cachaça. Além de ser propícia para a comilança, é também um lugar de descobertas, de cultura e de muita história. Motivos não faltam para conhecer este verdadeiro tesouro brasileiro.


Em Minas estão alguns dos destinos históricos mais importantes do país, repletos de igrejas e outras construções arquitetônicas fabulosas. É lá onde casais se refugiam entre as montanhas, que durante o inverno ficam melhores ainda, e os aventureiros buscam por novas emoções e encantos naturais. 
1. BRUMADINHO 
A apenas 60 km de Belo Horizonte, a cidade sedia o Instituto Inhotim, um dos museus mais legais do país, que se integra a um incrível jardim botânico. Ou seja, o lugar é um verdadeiro colírio para os olhos, seja pela arte ou pela natureza que o cerca. Na área de 400 hectares se espalham galerias com obras de Vik Muniz, Adriana Varejão e outros grandes artistas. 
2. POÇOS DE CALDAS 
O destino costuma atrair casais que querem curtir o friozinho juntos. A estância hidrotermal é ideal para quem quer relaxar em banhos de imersão, descansar em bons hotéis com vista para as montanhas, avistar a cachoeira Véu das Noivas, comprar cristais de Murano e passear no maior percurso de teleférico do país, com 1.500m de extensão
O destino costuma atrair casais que querem curtir o friozinho juntos. A estância hidrotermal é ideal para quem quer relaxar em banhos de imersão, descansar em bons hotéis com vista para as montanhas, avistar a cachoeira Véu das Noivas, comprar cristais de Murano e passear no maior percurso de teleférico do país, com 1.500m de extensão. 
3. SÃO JOÃO DEL REI 
A cidade ainda é marcada pelo período colonial do Brasil, estampado nos edifícios, casarões e sobrados históricos. É de lá que parte um trem Maria Fumaça rumo ao próximo destino desta lista, Tiradentes, levando os turistas para mais uma grande viagem no tempo 
4. TIRADENTES 
A cidade fundada no sul de Minas Gerais é considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As igrejas do século 18 que preservam a arquitetura colonial e a arte barroca, com traços de Aleijadinho e detalhes em ouro na Matriz de Santo Antônio, são alguns dos encantos. Os passeios de charrete e Maria Fumaça também são mantidos. Não deixe de visitar a Casa Torta em sua viagem para Tiradentes! 
5. CAPITÓLIO 
Rodeada de belas paisagens, a cidade é um prato cheio para os adeptos do ecoturismo. A represa de Furnas e suas águas esverdeadas é a menina dos olhos da região, que ainda conta com cachoeiras, trilhas, mirantes, grutas e a chamada Lagoa Azul, outro ponto alto do local. 
6. ARAXÁ 
Além de ser uma das portas de acesso ao Parque Nacional Serra da Canastra, a pequena cidade de Araxá é conhecida por conta do Grande Hotel. Inaugurado em 1944, é um grande marco da hotelaria brasileira, onde funciona um spa de águas termais. Banhos de imersão, tratamentos corporais e faciais, massagens e saunas são alguns dos atrativos 
7. SÃO TOMÉ DAS LETRAS 
A pitoresca cidade mineira atrai muitos jovens e aventureiros que querem desvendar seus mistérios. Inúmeras lendas permeiam a cidade histórica, rodeada de misticismo.
Cachoeiras, grutas e um incrível pôr-do-sol do alto da Casa da Pirâmide divertem os viajantes, que também têm como vantagem um céu estrelado durante a noite 
8. ITACARAMBI 
O principal atrativo da região é o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, a 15 km de Itacarambi. Patrimônio geológico e arqueológico, está rodeado de lugares incríveis, como 140 cavernas e mais de 80 sítios arqueológicos, onde dá para encontrar até mesmo pinturas rupestres. A tribo indígena dos Xakriabás ainda vive no local. 
9. ALTO CAPARAÓ 
Alto Caparaó fica a 371 quilômetros de Belo Horizonte, na divisa com o estado do Espírito Santo. A jovem cidade, com apenas 20 anos de emancipação, antes era um distrito de Carangola, juntamente com Caparaó Velho. É um bom destino para os aventureiros, já que é a porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil. O turismo, ao lado da cafeicultura, é a principal atividade econômica do município, por isso é possível encontrar boas opções de hospedagem. 
10. SABARÁ 
Sabará é uma pequena cidade mineira de cerca de 45 mil habitantes e vizinha a Belo Horizonte. Com um importante e bem cuidado centro histórico, o munícipio faz parte do Caminho de Sabarabuçu da Estrada Real e do Circuito do Ouro. A cidade também é conhecida por seus festivais gastronômicos: o do oro-pro-nobis, que acontece no segundo trimestre do ano, e o da jabuticaba, no quarto trimestre.
O oro-pro-nobis, para quem não conhece, é uma hortaliça utilizada como ingredientes em vários pratos da culinária mineira. Os festivais garantem dias de festança, com muita comida, artesanato e vários cantores e bandas se apresentando no palco. 
11. LIMA DUARTE (CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA) 
Localizada na zona da mata mineira, a Vila de Conceição do Ibitipoca é distrito do município de Lima Duarte. O Parque Estadual do Ibitipoca, em plena zona da mata mineira, encanta com suas passagens com águas amarelas escuras. São cachoeiras, mirantes, grutas, riachos e penhascos.
Um dos destaques é o lago da Miragem e a Janela do Céu. Mas não é só de natureza que vive Ibitipoca. A vila possui muitos ibiti-atrativos, como gostam de batizar as coisas pela local. Você vai tomar uma ibitibeer e comer um ibitilanche, depois de fazer uma ibititrilha no ibitiparque! 
12. CARRANCAS 
O munício de Carrancas faz divisa com São João del Rei e está localizado a 280 quilômetros de Belo Horizonte. O lugar ainda é pouco explorado pelos turistas, apesar de seus vários atrativos. Por isso mesmo, sobra tranquilidade. São muitas cachoeiras, grutas e o “Monte Roraima” de Minas Gerais.
Carrancas foi cenário da novela Império (2014), que se passava na fronteira com a Venezuela. Os pontos que serviram de locação foram a Chapada do Abanador, a Gruta da Ponte e a Cachoeira do Turco 
13. SANTANA DOS MONTES 
Santana dos Montes é uma cidade pequenininha, de cerca de 4 mil habitantes. Um dos principais atrativos da pequena cidade são seus muitos hotéis-fazenda. Suas várias lindas fazendas históricas, com casarões do século XVIII, foram transformadas em hotéis-fazenda, com opções de lazer e relaxamento. Quase todos oferecem pensão completa, então sair passear pelo pequeno centro histórico da cidade é quase que opcional. 
14. GONÇALVES 
O forte de Gonçalves, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, é o ecoturismo, tanto de aventura quando de contemplação. Com cerca de 4 mil habitantes, a maior parte deles vive na zona rural do município. 
Por ser uma região montanhosa, com muitas íngremes tortuosas estradas de terra, passeios de 4×4 fazem sucesso.


Há muitas pousadas bem confortáveis e gastronomia é também um forte atrativo na cidade. 
Uma dica é conhecer o Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente e a degustação é liberada. 
15. SANTANA DO RIACHO (SERRA DO CIPÓ) 
A cidade fica a 110 quilômetros de Belo Horizonte e, por essa razão, está bem servida por ônibus que saem da capital. O município é um dos que abrigam o Parque Nacional da Serra do Cipó, com várias trilhas que podem ser exploradas sem guia devido a boa sinalização. Mas, as trilhas são longas, por isso é bom se preparar. Em Santana do Riacho também está localizada a Vila de Lapinha da Serra, de onde se pode fazer passeios mais tranquilos. 
16. SERRO (SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS) 
A cidade de Serro, a 300 quilômetros de Belo Horizonte, abriga o distrito de São Gonçalo do Rio das Pedra. Cercado por muitas cachoeiras e com vista para a imponente Serra do Espinhaço, o lugar ainda possui com um charmoso centro histórico.
É o local perfeito para descansar e contemplar a natureza. Além disso, Serro é conhecida por seu queijo, que foi declarado patrimônio imaterial pelo IPHAN. Vale ainda a visita a outro distrito encantador, o de Milho Verde, apenas a 8 quilômetros de distância de São Gonçalo do Rio das Pedra. 
17. CAMANDUCAIA (MONTE VERDE) 
Ao sul do estado, o município de Camanducaia abriga o distrito de Monte Verde. A região está a mais de 1.500 metros de altitude, em plena serra da Mantiqueira. Por essa razão, a região tem clima frio durante todo o ano, com as temperaturas podendo chegar perto de 0ºC, ou até menos, no inverno. Esse climinha mais gelado e que pede um aconchego garante o título para que Monte Verde seja uma das regiões mais românticas de Minas Gerais e um ótimo destino para casais. 
18. OURO PRETO (LAVRAS NOVAS) 
Ouro Preto é uma cidade bem conhecida em Minas Gerais, devido à riqueza histórica que abriga dentro de suas fronteiras. Mas, fugindo um pouco do seu centro histórico, a 19 quilômetros da sede, é possível conhecer Lavras Novas, um dos treze distritos da cidade mineira.
O sinônimo do local é sossego. No meio das montanhas e com belas paisagens por todos os lados, Lavras Novas possui várias pousadas, chalés, lofts e sítios. Para os que gostam de atividades ecológicas, é possível explorar a região por meio de trilhas, passeios de quadriciclo e rapel. 
E se o tédio bater, Ouro Preto está bem pertinho garantido outras atrações. 
Minas Gerais tem muita coisa legal! Até um passeio de trem maravilhoso entre Minas e Espírito Santo! 
E aí, PARTIU MINAS?!
Fonte dos textos e fotos: quantocustaviajar.com / Thymonthy Becker

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

 Conheça o Mundo Olhando da Janela do Trem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura