VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : COSTA DO DESCOBRIMENTO / BAHIA / BRAZIL

domingo, 17 de janeiro de 2021

COSTA DO DESCOBRIMENTO / BAHIA / BRAZIL




Ela é conhecida por abrigar diversas riquezas naturais e principalmente cenários paradisíacos. Para quem gosta de conhecer lugares que misturam história e paisagens surpreendentes, o destino é a aposta certa. 
Você já ouviu falar na Costa do Descobrimento? A região, localizada no Sul da Bahia, é o local onde os portugueses desembarcaram junto com Pedro Álvares Cabral em 1500.


Ela é conhecida por abrigar diversas riquezas naturais e principalmente cenários paradisíacos. Para quem gosta de conhecer lugares que misturam história e paisagens surpreendentes, o destino é a aposta certa. 
Deixando tudo ainda mais interessante, as cidades litorâneas que estão na Costa do Descobrimento não perderam o charme antigo – são vilarejos recheados de atrações interessantes e com um clima rústico único que só a Bahia pode oferecer.


Além disso, o roteiro é uma das inúmeras opções de viagem de carro pelo Brasil, ou seja, é a dica perfeita para quem quer desbravar o país e conhecer lugares que geralmente passam batido! 
Pensando nisso, o Guia da Semana fez um roteiro com tudo o que você precisa conhecer na Costa do Descobrimento! Confira: 
01 - CARAÍVA 
Você já deve ter ouvido falar de Caraíva, uma pequena vila de pescadores localizada na Costa do Descobrimento, no litoral da Bahia. O que você provavelmente não sabe é que o lugar - até então desconhecido por grande parte dos turistas - está atraindo cada vez mais fãs, tudo isso por conta de seu charme irresistível, rusticidade e belezas únicas.



Por lá, a sensação é de que o tempo parou: ruas de areia, pequenas pousadas e restaurantes rústicos embalam o clima praiano que, embora tenha recebido uma certa infraestrutura, não deixou de lado as raízes da pequena vila de pescadores. Parte de sua tranquilidade e calma pode ser explicada pelo fato de que carros não entram: pequenas canoas e barcos são responsáveis pelo transporte dos turistas e moradores locais. 
02 - ITAQUENA 
Conhecida pela quantidade de praias bonitas e praticamente desertas, a Costa do Descobrimento é o destino certo para os aventureiros. A Praia de Itaquena costuma agradar, principalmente, quem gosta de lugares praticamente intocados e que ainda preservam a sensação de ser 'completamente deserta'.

Parte desse sossego se dá ao fato de ser necessário uma trilha de 5 km para alcançar este paraíso. O local fica na metade do caminho entre Trancoso e a Praia do Espelho, sendo uma boa opção de passeio fora do roteiro badalado da região. Extensa, isolada e selvagem, ela fica numa área de proteção ambiental, a Reserva da Vida Selvagem do Rio dos Frades. 
03 - TRANCOSO 
Trancoso, ainda na década de 70, era considerada um dos maiores paraísos do Brasil. A vila era habitada por pouquíssimas pessoas e era conhecida pelo extremo sossego e tranquilidade que o lugar transmitia. O tempo passou e o vilarejo foi ganhando mais fama, assim como mais investimento, até se tornar um destino internacional cinco estrelas. A melhor parte é que, mesmo com uma ótima infraestrutura, Trancoso conseguiu manter suas essências, sem perder o antigo charme rústico! 


Entretanto, o cartão-postal de lá não são suas charmosas construções, mas sim a Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil. O passeio é obrigatório para todos que passam pela região e amam conhecer lugares surreais. Para chegar até lá, o visitante pode escolher carro, barco ou uma trilha de cerca de 9 km (indicada para quem tem prática e condicionamento físico). 
04 - ARRAIAL D'AJUDA 
A próxima parada da Costa do Descobrimento é o incrível vilarejo de Arraial D'ajuda a cerca de 40 minutos de Porto Seguro. Cercado por muito verde e um mar azul sem igual, o destino é mais um dos exemplos de beleza rústica que a costa sul do Brasil abriga.

Mesclando construções históricas com praias paradisíacas, a vila é o destino de férias para todos os públicos, inclusive para quem tem crianças. Isso porque é lá que está um dos atrativos mais divertidos da Bahia: o Arraial D'ajuda Eco Parque, que conta com uma infinidades de brinquedos aquáticos para todas as idades! É certamente o passeio favorito de quem adora uma diversão. 
05 - PORTO SEGURO 
Conhecida como a terra do axé, Porto Seguro é destino de baladeiros e turistas que buscam sossego... ou quem quer curtir de tudo um pouco! Com uma culinária conhecida mundialmente, a cidade, que a muito tempo deixou de ser um vilarejo, conquista pelo paladar, sem deixar de lado seus pontos turísticos e praias belíssimas.


Falando em lugares bonitos, suas praias são conhecidas pelos tradicionais coqueiros a beira-mar. É roteiro certo para quem quer aproveitar o sol escaldante e se refrescar. Dentre as opções de lugares estão as praias de Taperapuã, Mundaí, Itacimirim e Curuípe. 
06 - SANTA CRUZ DE CABRÁLIA 
Santa Cruz de Cabrália, a cerca de 20 km de Porto Seguro, ganhou notoriedade depois de receber a Seleção Alemã durante a Copa do Mundo de 2014. Tal movimento fez com que o vilarejo ganhasse novos hotéis e restaurantes, sendo uma ótima opção para quem procura um lugar com boa infraestrutura e preços mais em conta do que a badalada cidade de Porto Seguro.


O grande destaque do local é a Praia da Coroa Vermelha, que, além de ter um visual paradisíaco, é onde foi realizada a primeira missa do país - o ponto exato desse importante momento da história é marcado com uma cruz. 

Fonte dos textos e fotos: guiadasemana.com.br / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber /





VALEU POR VIAJAR COM A GENTE - SEMPRE VOLTE

Conheça o estado de Roraima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura