VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : ÁUSTRIA

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ÁUSTRIA




Um daqueles lugares onde os problemas parecem não chegar. Com um dos melhores índices de qualidade de vida da Europa (ou seja, do mundo)
Ainda que os exigentes austríacos sempre afirmarão o contrário, a Áustria é um daqueles lugares onde os problemas parecem não chegar. Com um dos melhores índices de qualidade de vida da Europa (ou seja, do mundo), o país tem paisagens que não parecem de verdade: picos nevados e esbeltos, bosques verdinhos, lagos cristalinos.

Numa viagem de trem pelo interior, pequenos vilarejos de casinhas de telhados pontudos se alternam com fazendas que lembram presépios. Nesse cenário idílico ainda há cidades magníficas, como Innsbruck, Salzburgo e nada menos que Viena, uma das capitais mais imponentes e belas de todo o Velho Mundo. 
Apresentação da Escola Espanhola de Cavalaria no Palácio Schönbrunn (© Österreich Werbung / Lammerhuber)
Coral dos Meninos Cantores de Viena
Zell am See, Salzkammergut (© Austrian National Tourist Office/ Homberger)
Com trens modernos e pontuais, estradas impecáveis, belíssimos vinhos brancos e gente receptiva, esta pequena nação onde nasceram gênios como Mozart e Klimt (bom, Arnold Schwarzenegger também, mas a gente dá um desconto) compensa com folga a distância do mar e não faz feio entre a vizinhança peso-pesado formada pela Itália, a Suíça, a Alemanha, entre outros. 
O Monastério de Melk fica no Vale do Wachau, listado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco (© Österreich Werbung / Homberger)
Lago Grundlsee, Estíria (© Austrian National Tourist Office/ Homberger)
Outrora capital de um dos mais importantes impérios europeus, Viena é hoje uma cidade moderna e calma, mas ainda vivendo de poderosa herança cultura e artística da dinastia Habsburgo
Antigo centro do outrora poderoso Império Austro-Húngaro dos Habsburgo, a Áustria nos legou uma doce musicalidade nas valsas de Strauss, na genialidade de Mozart ou, mesmo que indiretamente, no açucarado doremifá de A Noviça Rebelde. De seus cafés surgiram ideias e debates de gente como Freud, entretidos com doces maravilhosos como o apfelstrudel e a torta de chocolate Sacher.



Das montanhas e lagos do distrito de Salzkammergut ao romântico passeio de barco pelo Danúbio, de um dos melhores museus do mundo, o Kunsthistorisches Museum, ao garboso palácio Schonbrunn, essa é uma terra que vai lhe marcar. 
Presença obrigatória nos cardápios dos restaurantes vienenses, o schnitzel é uma espécie de milanesa que vem acompanhada por legumes, salada ou batatas (em purê, fritas ou cozidas)
O telhado multicolorido e o grande campanário fazem da Catedral de Santo Estevão um dos principais ícones de Viena. Palco de fatos marcantes da história do império áustro-húngaro, o Stephansdom ainda guarda criptas e tumbas de figuras ilustres do país
O Palácio Hellbrunn era uma vila de descanso de verão para os arcebispos de Salzburgo. Suas divertidas fontes e seus edifícios barrocos do século 17 fazem do lugar um dos passeios favoritos na cidade (Thinkstock)
A ÁUSTRIA É CONHECIDA POR… 
As melodias de Mozart, Schubert, Mahler e Haydn, excelentes esquiadores, a imperatriz Sissi, schnitzel e a torta Sacher, os palácios e museus de Viena, a habilidade de Niki Lauda e, oh, Arnold Schwarzenegger. 
A prefeitura de Viena, Rathaus, é um edifício em estilo gótico construído no século 19 e serve também como sede do conselho da cidade
Geral do telhado multicolorido da catedral de Viena, o Stephansdom
A Ópera de Viena, Wiener Staatsoper, foi construída no século 19 e profundamente danificada durante a II Guerra Mundial. Entre seus condutores surgem nomes como Gustav Mahler e Herbert von Karajan
EXPERIÊNCIAS OBRIGATÓRIAS 
– Fazer um pit-stop básico em um dos charmosos cafés vienenses; 
– Realizar um tour pelas montanhas e lagos de Salzkammergut, um cenário dos sonhos; 
– Conhecer as videiras, castelos e paisagens do Vale Wachau, patrimônio da humanidade listado pela Unesco; 
– Investir um bom tempo na cena cultural de Viena, com sua ópera, belos palácios e museus de primeiríssima linha;



– Pedir um schnitzel (um tipo de milanesa) para o almoço e um apfelstrudel (torta de maçã) de sobremesa; 
– Passear pelos jardins e Centro Histórico de Salzburgo. 
O grandioso Hofburg, o palácio de inverno dos Habsburgo, é um imenso complexo de edifícios estatais, incluindo as áreas residenciais, estábulos, museus, capelas, escolas e escritórios dedicados à burocracia governamental. Uma das áreas mais conhecidas são seus elegantes salões de baile
A rampa de salto de esqui em Bergisel, em Innsbruck, foi utilizada nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e 1976. Uma mais moderna, projetada pela arquiteta iraniana Zaha Hadid, foi inaugurada em 2003. O local também sedia uma das etapas do torneio Four Hills (Thinkstock)
O Festung Hohensalzburg é o sinistro castelo que domina a paisagem de Salzburgo. Iniciado no século 11, esta era a fortaleza dos arcebispos da cidade e é um dos maiores fortes medievais da Europa (Thinkstock)
SUGESTÃO DE ROTEIRO 
Inicie sua jornada por Viena. Em três dias você terá tempo de conhecer suas principais atrações: durante o dia, visite os palácios Schonbrunn e Hofburg, os museus do Museum Quartier, o de História da Arte e o Albertina e o compacto centro histórico; à noite, escolha alguns concertos, os meninos cantores de Viena ou os cavalos da Real Escola de Equitação. De lá, faça um passeio calmo (de bicicleta, barco ou carro) pelo Wachau, com paradas em Krems, Melk e Dürnstein, ou qualquer outro lugar que der na cabeça.



Dali, passe um ou dois dias explorando Salzkammergut, escolhendo como base cidadezinhas como St. Wolfgand, Bad Ischl ou Gmunden e visitando Hallstatt e Obertraun. 
O Edelweiss é uma pequena flor branca encontrada em grandes altitudes dos Alpes. Seu poder simbólico é tão grande que está em moedas, selos e emblemas militares de países como Suíça e Áustria. A canção Edelweiss, do filme A Noviça Rebelde, é confundida por muitos como sendo o hino nacional austríaco (Thinkstock)
O grande complexo do Hofburg abriga diversos edifícios, de escritórios estatais a saões de baile
O Palmenhaus são grandes estufas nos jardins do Palácio Schönbrunn, abertas no século 19. Desde então guardam inúmeras espécies botânicas de diversas partes do globo
A próxima parada será em Salzburgo, onde duas noites serão suficientes para curtir suas igrejas e castelo. Ao sul da cidade, os fanáticos por história poderão conhecer Berchtesgaden, o “ninho da águia”, refúgio de Hitler nas montanhas do Tirol. Com contornos um pouco mais amenos, siga a oeste e encontre Innsbruck, sede dos jogos olímpicos de inverno de 1964 e 1976, ótimo ponto para explorar as montanhas da região. 
O trecho do Danúbio entre as cidades de Melk e Krems, na Áustria, é conhecido como Wachau, listado como patrimônio da humanidade pela Unesco (Thinkstock)
A torta de chocolate do hotel Sacher é um dos símbolos gastronômicos de Viena e programa obrigatório na agenda de muitos turistas
COMO CHEGAR 
Não há voos diretos entre o Brasil e a Áustria, mas companhias como TAP, Iberia, British Airways, Air France, KLM, Swiss e Alitalia, oferecem conexões práticas para destinos como Viena, Innsbruck e Salzburgo. Do aeroporto de Viena (www.viennaairport.com), você pode pegar o CAT (City Airport Train) numa viagem de apenas 15 minutos até a estação central Wien Mitte.



Se já estiver na Europa, uma outra opção prática são os pontuais e confortáveis trens operados pela companhia OBB, cuja malha cobre boa parte do país indo também aos países vizinhos, incluindo composições noturnas.
O Museu Albertina possui um vasto acervo impressionistas, além de várias obras de mestres dos séculos 16 e 17. Além disso, abriga aposentos ricamente decorados da época que o edifício serviu como residência do duque Albert
Das origens razoavelmente simples no século 16 aos mais de mil aposentos rococó de Maria Teresa Habsburgo, o Schönbrunn foi o centro do poderoso Império Austro-Húngaro (Eduardo Jun Marubayashi)
COMO CIRCULAR 
O melhor jeito de circular pelo país é utilizando os serviços ferroviários da OBB. Algumas rotas de ônibus chegam a destinos mais isolados em Wachau e Salzkammergut. Para quem quer algo mais relaxado, chegando a rincões espetaculares entre vales e montanhas, vale alugar um carro. 
Vista do Danúbio passando por Dürnstein. A região é patrimônio cultural da humanidade pela lista da Unesco e fica a apenas uma hora de Viena (Eduardo Jun Marubayashi)
A pequena cidade de Melk, no Wachau, é dominada pelo monastério beneditino Stift Melk, em estilo barroco. A grande abadia é um dos locais mais famosos da região e importante pólo intelectual por diversos séculos (Eduardo Jun Marubayashi)
ONDE COMER 
Não há mistérios na hora de escolher um bom restaurante na Áustria. Comidas típicas incluem o schnitzel, um tipo de bife a milanesa, salsichas tirolesas e sopas. Como capital e centro político do Império Austro-Húngaro, o país recebeu influência de várias partes da Europa, absorvendo pratos que vão do goulash à polenta do norte italiano, de massas do Adriático ao café trazido pelos turcos.



Aliás, este é um capítulo à parte no país. Charmosos cafés, outrora casa de intelectuais e artistas, são uma atração em si, principalmente em Viena, onde tortas — algumas clássicas, como o a Sacher — fazem a felicidade dos comensais. 
Foi nesse prédio amarelo na rua Getreidegasse que nasceu Wolfgang Amadeus Mozart. Próximo dali, do outro lado do rio Salzach, existe uma outra residência onde teria vivido o grande compositor (Chiaki Karen Tada)
Vista do lago Hallstatter See e do vilarejo de Obertraun, próximos a Hallstatt, na região de Salzkammergut (Eduardo Jun Marubayashi)
Há bons restaurantes, para todos os bolsos e gostos, em todas as cidades turísticas do país. Nas que oferecem pratos locais, não deixe de experimentar embutidos com chucrute e uma boa cerveja, ensopados com uma espécie de capeletti e carnes com batatas assadas. Também não faltarão opções de cozinhas especializadas, como japonesa, italiana, chinesa ou francesa.



Na hora de beber, não deixe de experimentar alguns bons vinhos brancos do Vale do Danúbio. 
As minas de sal de Hallstatt desempenharan um importante papel no desenvolvimento econômico e social em toda a região, conhecida como Salzkammergut, ou Estado da Câmara do Sal, em alemão (Eduardo Jun Marubayashi)
Para ascender às minas de sal, o recomendável é usar o funicular, mas para voltar à Hallstatt, nada como caminhar pelas duas rotas montanha abaixo. Além da agradável vegetação que as cobre, inúmeras sinalizações explicam a história da região, a indústria do sal, as ligações com os Habsburgos e as razões pelas quais a área é listada como patrimônio da humanidade pela Unesco (Eduardo Jun Marubayashi)
QUANDO IR 
Para esquiar, a melhor época é entre o Natal e meados de fevereiro, Programe-se com antecedência. O período entre maio e outubro costuma ter o melhor tempo, as cidades estão animadas e a temperatura fica bem agradável, tanto nas montanhas como nas partes baixas. Se pretende ir ao Festival de Salzburgo, programe-se com bastante antecedência, incluindo ingressos e reservas de hotéis.



Construído no século 17, os jardins do Palácio Mirabel, tendo a cúpula e as torres da Catedral e a fortaleza de Salzurgo como pano de fundo, serviram de cenário para a legendária cena da canção Do-Re-Mi do filme A Noviça Rebelde, estrelada por Julie Andrews e Christopher Plummer (Eduardo Jun Marubayashi)
Salzburgo fica ao longo do rio Salzach e possui inúmeras igrejas barrocas e simpáticos edifícios. Muito do turismo da cidade é curiosamente relacionado ao legado artístico de Mozart (que não gostava de sua terra natal) e do filme A Noviça Rebelde (que foi um retumbante fracasso na Áustria) (Eduardo Jun Marubayashi)
A NÚMERO 2 DA EUROPA
Áustria foi eleito o segundo melhor destino da Europa, segundo a World Travel Awards. E não é à toa, além de ser um dos 45 pontos mais interessantes do mundo, o país tem inúmeras boas classificações oficiais e é rodeado por paisagens naturais inacreditáveis. Sem falar nos Alpes 
Descubra o porquê desse destino estar tão em alta 
VIENA 
É a capital da Áustria, um dos nove estados austríacos, com mais de 1,8 milhão de habitantes. Destaque para o centro histórico e museu Historic Center of Vienna 
HALLSTATT 
É uma vila em Salzkammergut, Alta Áustria. O lugar com cerca de 946 habitantes fica de frente pro lago Hallstätter See. A vista por si só compensa 
INNSBRUCK 
É a capital do Tirol, a segunda mais importante do país, perdendo apenas para Viena. Em dezembro a cidade fica especialmente linda com a decoração, neve e árvore Natal da Swarovski 
KLAGENFURT 
É capital do Estado da Caríntia, com cerca de 93.571 habitantes. É conhecida pela diocese de Gurk e Universidade Alpen-Adria. Vale ressaltar que a cidade tem a temperatura mais alta da Europa 
SALZBURGO 
Localizada às margens do Rio Salzach, é a cidade mais próxima da fronteira com o estado alemão da Bavária. Um ponto obrigatório é a residência onde nasceu o compositor Mozart 
GRAZ 
É a segunda maior cidade do país, com uma presença universitária muito forte. São mais de 44 mil alunos de várias partes do mundo divididos em 6 universidades 
BREGENZ 
Localizada à beira do Lago de Constança, a pequena cidade é uma boa opção para quem busca mais tranquilidade. Um dos atrativos é o teleférico que leva até a montanha Pfãnder 


LINZ 
Fundada pelos romanos, a cidade fica às margens do famoso rio Danúbio. O centro histórico é divido da parte moderna por uma ponte 
PAÍS MONTANHOSO 
Devido à sua localização, nos Alpes, a maior parte do território do país é repleto por montanhas com altitudes que variam entre 500 e 3800 metros 
O MUNDO DOS CRISTAIS 
Swarovski Kristallwelten foi fundada em 1995, desde então a loja virou um fenômeno do turismo recebendo mais de onze milhões de visitantes, clientes e admiradores de cristal 
ESPORTE NA NEVE 
Diante de Alpes perfeitos para a prática de esportes, o país tem os melhores resultados nas modalidades de inverno do snowboard e do esqui alpino 
TÚMULO DA FAMÍLIA IMPERIAL 
Os corpos dos imperadores Hapsburgo foram divididos e enterrados em três lugares diferentes: na Catedral de São Estevão, Igreja dos Capuchinos e Igreja dos Agostinianos 
BANDEIRA MAIS ANTIGA 
Acredita-se que em 1191, o Duque Leopoldo V teria sujado sua túnica de sangue e quando tirou a faixa da cintura ficou uma listra branca. Daí surgiu a bandeira do país, considerada a mais antiga do mundo 
TREM 71 
Para dizer que alguém morreu é comum usar a expressão "pegou o trem 71". Isso porque ele é bonde que termina no cemitério Zentralfriedhof, um dos maiores da Europa 
MUNDOS DOS GIGANTES DE GELO 
Eisriesenwelt é a maior formação de cavernas de gelo acessível do mundo, localizada em Werfen, em Salzburgo 
CHOCOLATES MOZART 
Mozartkugel é um tipo de chocolate austríaco fino que se originou em Salzburgo. As primeiras edições foram feitas pelo confeiteiro Paul Furst, em 1890 
VALSA VIENENSE 
A valsa chegou a Corte Imperial Austríaca em 1820. A dança de três-tempos surgiu em tavernas e mais tarde foi para teatros ao redor de Viena tornando-se símbolo da cidade 
TRADIÇÃO DOS BOLOS 
Há séculos existem competições acirradas entre cidades e confeitarias para produzir as melhores tortas. Cada cidade tem a sua, a mais famosa é a Sachertorte de Viena 



FILME 'NOVIÇA REBELDE' 
O musical é baseado na história da família von Trapp, eles formaram um coral por volta de 1930, depois fugiram para os Estados Unidos. O jardim Mirabell, foi palco da música “Dó, Ré, Mi” 
CAPITAL DA MÚSICA ERUDITA 
Viena é considerada um importante centro de música erudita no mundo, mencionada como "Cidade dos músicos" 
ADOLF HITLER 
O ditador nasceu na Áustria. O país foi anexado pela Alemanha nazista em 1938, mas conseguiu a independência no final da Segunda Guerra Mundial 
REPÚBLICA DE KUGELMUGEL 
Em 1976, Edwin Lipburger construiu uma casa redonda, mas teve problemas com a obra e então decidiu se separar da Áustria. A nova micro-nação foi chamada de República de Kugelmugel 
RESTAURANTE MAIS ANTIGO 
St. Peter Stiftskeller, em Salzburgo, é o restaurante mais antigo ainda em funcionamento do mundo. O local está aberto desde 803 a.C. 
POPULAÇÃO ALEMà
A maioria da população é de etnia alemã. No país também existem diversos grupos étnicos como croatas, ucranianos, húngaros, turcos e eslovenos 
PONTO DE INTERESSE MUNDIAL 
Viena, a capital austríaca, foi escolhida pelo jornal The New York Times como um dos 45 lugares mais interessantes do mundo para ser visitado 
INDÚSTRIA 
As maiores potências econômicas austríacas são: cimento, produtos químicos, equipamentos elétricos, vidro, ferro, aço, artigos de couro, automobilístico e instrumentos ópticos 
IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO 
O país foi parte de um grande império chamado Império Austro-Húngaro que reunia diversos países: Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Croácia, Bósnia-Herzegovina e Eslovênia. Ele só se dissolveu em 1918, após o fim da Primeira Guerra Mundial 
RIQUEZA 
Em 2016, a Áustria foi eleita pela Eurostat o terceiro país mais rico da Europa, ficando atrás apenas Luxemburgo e Irlanda 

QUALIDADE DE VIDA 
A Áustria é um dos países mais ricos em PIB per capita e com melhor IDH do mundo. Segundo a BBC, Viena foi considerada a melhor cidade do mundo para se viver 
ÁUSTRIA 
Capital: Viena 
População: 8217000 hab 
Fuso horário: 4h (horário de Brasília) 
Código de área: 43 
Localização: Europa 
INFORMAÇÕES AO VIAJANTE 
Línguas: Alemão 
Moeda: Euro 
Como ligar para o Brasil: 0800-200-255 
Visto: Não é necessário 
Embaixada oficial no Brasil: 
SES Av. das Nações, Quadra 811 - Lote 40 Brasília (DF) 
61 3443 3421 
http://www.embaixadadaaustria.com.br



Fonte dos textos e fotos: viagemeturismo.abril.com.br / msn.com / Becker Thymonthy / ©Shutterstock / Charlie Styforlamber /








DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura