VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : TORRE DE PISA / ITÁLIA

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

TORRE DE PISA / ITÁLIA



Eh a concretização de um dos clichês que vêm à nossa mente quando se fala na terra da Bota. Se a Toscana estiver no seu roteiro, basta um dia livre para conhecer essa emblemática construção inclinada.
Uma vez que você está na Itália, visitar a Torre di Pisa equivale a se deparar com campos de girassol, cruzar com uma Vespa vermelha ou presenciar uma discussão toda feita através de gestos – é a concretização de um dos clichês que vêm à nossa mente quando se fala na terra da Bota. Se a Toscana estiver no seu roteiro, basta um dia livre para conhecer essa emblemática construção inclinada.



Como chegar
Pisa fica a cerca de cem quilômetros de Florença, a capital da Toscana, e possui o seu próprio aeroporto. Caso você precise voar de/para outra cidade italiana ou da Europa, pode ser uma boa ideia comprar a passagem chegando/saindo de Pisa. Como o aeroporto é pequeno, os bilhetes costumam ser mais baratos e você aproveita para conhecer a famosa torre.
Mas, tirando esse caso específico, o jeito é chegar lá de carro ou de trem. Na segunda opção, você pode comprar um bilhete até a estação Pisa Centrale, que fica a 25 minutos a pé da torre, ou até a Pisa San Rossore, a 15 minutos. Apesar de mais longo, o primeiro caminho é o mais recomendado para você ir se familiarizando com a cidade, já que cruza o Rio Arno e passa pelo centrinho.
O que visitar
A Torre di Pisa fica em uma enorme praça de gramado verdinho chamada Piazza dei Miracoli. Ao chegar ali, você logo verá uma multidão de turistas posando para fotos enquanto fingem estar impedindo a construção de cair. Há quem limite sua visita a isso, mas a torre é, na verdade, apenas o campanário de um complexo religioso muito maior.
O que ocupa boa parte do espaço é a Cattedrale di Santa Maria Assunta, que mistura influências românicas, árabes e asiáticas. Uma curiosidade é que no lado esquerdo da fachada, mais ou menos na altura dos olhos, há um bloco de mármore cheio de buracos pretos.
Reza a lenda que essas seriam as marcas que as garras do próprio diabo deixaram quando este tentou escalar a parede para impedir a construção da igreja.
Logo em frente, o Battistero di San Giovani é o maior batistério de toda Itália, local onde as pessoas são batizadas para só então poderem entrar na igreja em si. Ao lado fica o Camposanto Monumentale, cemitério que guarda os túmulos de figuras importantes.
Como subir
Ainda que não seja sua única atração, a protagonista da praça continua sendo a Torre di Pisa, que ficou torta (e famosa) por ter sido construída sobre um subsolo arenoso que não suporta tamanho peso. É possível alcançar o topo desse cartão-postal depois de enfrentar quase 300 degraus em espiral.
No entanto, fica o aviso: a vista lá de cima não é grande coisa. Ainda que a subida permita sentir a inclinação da torre, a graça do passeio está muito mais em apreciá-la de longe, do gramado.
Bilhetes
Com 20 dias de antecedência já dá para comprar os ingressos pelo site, o que é recomendável para quem estiver viajando na alta temporada (junho, julho e agosto). Para subir na torre é preciso desembolsar € 18 e é possível agendar o horário da visita online.
Já para o Batistério e o Camposanto Monumentale, há bilhete de € 5 para conhecer só um dos dois e de € 7 para conhecer ambos. Ao adquirir qualquer um desses ingressos, a entrada na catedral está liberada.
CONHEÇA O CAMPANÁRIO  TORRE DE PIZA, ITÁLIA
A TORRE PENDENTE DE PISA (EM ITALIANO TORRE PENDENTE DI PISA), OU SIMPLESMENTE, TORRE DE PISA, É UM CAMPANÁRIO (CAMPANILE OU CAMPANÁRIO AUTÔNOMO) DA CATEDRAL DA CIDADE ITALIANA DE PISA.
foto - ?
ESTÁ SITUADA ATRÁS DA CATEDRAL, E É A TERCEIRA MAIS ANTIGA ESTRUTURA NA PRAÇA DA CATEDRAL DE PISA (CAMPO DEI MIRACOLI), DEPOIS DA CATEDRAL E DO BAPTISTÉRIO.
foto - ?
EMBORA DESTINADA A FICAR NA VERTICAL, A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE PARA SUDESTE LOGO APÓS O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO, EM 1173, DEVIDO A UMA FUNDAÇÃO MAL CONSTRUÍDA E A UM SOLO DE FUNDAÇÃO MAL COMPACTADO, QUE PERMITIU À FUNDAÇÃO FICAR COM ASSENTAMENTOS DIFERENCIAIS. A TORRE ATUALMENTE SE INCLINA PARA O SUDOESTE.
PARTE DE CIMA DA TORRE
foto - ?
A ALTURA DO SOLO AO TOPO DA TORRE É DE 55,86 METROS NO LADO MAIS BAIXO E DE 56,70 METROS NA PARTE MAIS ALTA. A ESPESSURA DAS PAREDES NA BASE É DE 4,09 METROS E 2,48 METROS NO TOPO. SEU PESO É ESTIMADO EM 14 500 TONELADAS. A TORRE TEM 296 OU 294 DEGRAUS: O SÉTIMO ANDAR DA FACE NORTE DAS ESCADAS TEM DOIS DEGRAUS A MENOS.


ANTES DO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO REALIZADO ENTRE 1990 E 2001 A TORRE ESTAVA INCLINADA COM UM ÂNGULO DE 5,5 GRAUS, ESTANDO AGORA A TORRE INCLINADA EM CERCA DE 3,99 GRAUS. ISTO SIGNIFICA QUE O TOPO DA TORRE ESTÁ A UMA DISTÂNCIA DE 3,9 M DE ONDE ELE ESTARIA SE A TORRE ESTIVESSE PERFEITAMENTE NA VERTICAL.
ESCADARIAS INTERNAS
foto - ?
A TORRE DE PISA É UMA OBRA DE ARTE EM MÁRMORE BRANCO, REALIZADA EM TRÊS FASES AO LONGO DE UM PERÍODO DE CERCA DE 177 ANOS. A CONSTRUÇÃO DO PRIMEIRO ANDAR COMEÇOU NO DIA 9 DE AGOSTO DE 1173, UM PERÍODO DE SUCESSO MILITAR E PROSPERIDADE. ESTE PRIMEIRO ANDAR É UMA ARCADA "CEGA" ARTICULADA POR COLUNAS CLÁSSICAS COROADAS COM CAPITÉIS CORÍNTIOS.
A TORRE COMEÇOU A INCLINAR-SE APÓS A PROGRESSÃO DE CONSTRUÇÃO PARA O TERCEIRO ANDAR EM 1178. ISTO DEVEU-SE A UMA FUNDAÇÃO DE MEROS TRÊS METROS SOBRE UM SUBSOLO FRACO E INSTÁVEL, UM PROJETO QUE FALHOU DESDE O INÍCIO. A CONSTRUÇÃO FOI POSTERIORMENTE PARALISADA POR QUASE UM SÉCULO, PORQUE O PISANOS ESTAVAM CONTINUAMENTE ENVOLVIDOS EM BATALHAS COM GÉNOVA, LUCCA E FLORENÇA.


ESTE TEMPO PERMITIU AO SOLO SUBJACENTE AJUSTAR-SE. CASO CONTRÁRIO, A TORRE DE PISA QUASE CERTAMENTE TERIA SIDO DERRUBADA. EM 1198 OS RELÓGIOS FORAM TEMPORARIAMENTE COLOCADOS NO TERCEIRO ANDAR DA CONSTRUÇÃO INACABADA.
PORTA DE ENTRADA
foto - ?
EM 1272 A CONSTRUÇÃO FOI REINICIADA POR GIOVANNI DI SIMONE, ARQUITECTO DO CAMPOSANTO. EM UM ESFORÇO PARA COMPENSAR A INCLINAÇÃO, OS ENGENHEIROS CONSTRUÍRAM ANDARES COM UM LADO MAIS ALTO DO QUE O OUTRO. ISSO FEZ A TORRE COMEÇAR A INCLINAR-SE EM OUTRA DIREÇÃO. DEVIDO A ISSO, A TORRE É REALMENTE CURVA. A CONSTRUÇÃO FOI INTERROMPIDA NOVAMENTE EM 1284, QUANDO OS PISANOS FORAM DERROTADOS PELOS GENOVESES, NA BATALHA DE MELORIA.
foto - ?
O SÉTIMO ANDAR FOI CONCLUÍDO EM 1319. A SINO-CÂMARA ACABOU POR NÃO SER ADICIONADA ATÉ MEADOS DE 1372 E FOI CONSTRUÍDA POR TOMMASO DI ANDREA PISANO, QUE CONSEGUIU, POR SUA VEZ, HARMONIZAR OS ELEMENTOS GÓTICOS DA SINO-CÂMARA COM O ESTILO ROMÂNICO DA TORRE. HÁ SETE SINOS, UM PARA CADA NOTA DA ESCALA MUSICAL. O MAIOR DELES FOI INSTALADO EM 1655.


DEPOIS DE UMA FASE DE REFORÇO ESTRUTURAL (ENTRE 1990-2001), A TORRE ESTÁ ATUALMENTE EM FASE DE RESTAURAÇÃO GRADUAL DA SUPERFÍCIE, A FIM DE REPARAR OS DANOS VISUAIS, DEVIDOS PRINCIPALMENTE À CORROSÃO E ESCURECIMENTO. 
ESTES SÃO, PARTICULARMENTE, OS PONTOS MAIS PROBLEMÁTICOS, DEVIDO À IDADE DA TORRE E À SUA PARTICULAR EXPOSIÇÃO AO VENTO E À CHUVA (CORROSÃO).
Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Divulgação / Thymonthy Becker / viagemeturismo.abril.com.br



CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM



OS SONHOS QUE SONHEI
VOANDO ACIMA DA CASA DA MINHA MÃE
Estava na porta da casa da minha mãe. Havia várias pessoas saindo da Rede. Nisto sai correndo e dei um grande pulo, tentando voar. Mas cai logo adiante. Corri novamente e dei outro pulo, fui mais longe um pouco, mas cai logo depois. Depois corri no sentido contrário que vinha os trabalhadores da rede, passei no meio deles correndo e dei outro pulo. Nisto senti meu corpo arrepiando e sai voando. Fiquei voando bem acima da casa da minha mãe. Ficava olhando as pessoas andando lá em baixo. Eu ia de um lado ao outro, mas sempre por ali. Nisto senti meu corpo arrepiando novamente e fui descendo, mesmo sem querer. 


Depois fui caindo rapidamente, mas quando me aproximei do chão, me corpo arrepiou de novo, e terminei de descer muito lentamente, como se fosse em câmera lenta. Então quis voar novamente. Fiquei correndo de um lado a outro. Mas meu corpo não arrepiava e eu não conseguia voar.




2 comentários:

Já esteve aqui? Conte sua Aventura

TARABAI / SÃO PAULO -

CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM