Grande concentração de atrativos histórico-culturais, um conjunto histórico/arquitetônico e eventos de relevante expressão cultural.
O município de Porto Nacional está significativamente próximo à capital do Estado, Palmas, principal portão de entrada e grande centro de distribuição do fluxo turístico do Tocantins. Além de possuir um bom acesso por rodovias estaduais, possui aeroporto com infraestrutura capaz de atender voos charters e regulares, ampliando a possibilidade de acesso ao município e região.
Porto Nacional apresenta grande concentração de atrativos histórico-culturais, um conjunto histórico/arquitetônico e eventos de relevante expressão cultural. A existência de estudos sobre patrimônio histórico fortalece as ações planejadas e executadas para o desenvolvimento do turismo.
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Quanto ao patrimônio natural, há uma elevada diversidade de atrativos que permitem a visitação a elementos diversificados, como praias, cachoeiras, corredeiras e mirantes, entre outros.
Além da diversidade de atrativos do patrimônio natural e histórico-cultural, há no município dois importantes núcleos de pesquisa, sendo um destinado à pesquisa arqueológica, o Núcleo Tocantinense de Arqueologia – NUTA, e outro ao patrimônio natural, o Núcleo de Estudos Ambientais – NEAMB, com ênfase na ictiofauna.
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São excelentes os resultados alcançados pelo NUTA e suas exposições como elemento turístico, atraindo a visitação a Porto Nacional. Cabe considerar também que o Estado do Tocantins possui elevada diversidade de rios em importantes bacias hidrográficas, e os resultados dos estudos e amostras dessa biodiversidade pelo NEAMB, em especial da ictiofauna brasileira, podem configurar-se com um elemento atrativo relevante ao mercado turístico de pesca, científico e gastronômico.
Há oferta diversificada de atrativos e infraestrutura turística definindo uma demanda para segmentos específicos como: sol e praia, eventos, ecoturismo, pesca e outros.
AQUI O AEROPORTO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TOimagem - Rubens Galvão
AQUI TEMOS A FABRICA DA BUNGE ALIMENTOS
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ECODIESEL
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O BELO RIO TOCANTINS PASSANDO POR PORTO NACIONAL, TO
imagem - Carlos Braz DF
ECODIESEL
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PONTE DE ACESSO À CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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UMA PRAÇA
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foto - IPHAN
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imagem - Carlos Braz DF
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HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DE PORTO NACIONAL, TO
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CENTRO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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ORLA DO RIO EM PORTO NACIONAL, TO
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ESTAÇÃO RODOVIÁRIA DE PORTO NACIONAL, TO
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RUA JOAQUIM MARIA MACEDO EM PORTO NACIONAL, TO
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PRAIA DA CIDADE NO RIO TOCANTINS EM PORTO NACIONAL, TO
imagem - Carlos Mágno
A PRAIA DE ÁGUA DOCE EM PORTO NACIONAL, TO
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VISTA AÉREA DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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PARCIAL DA CIDADE ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS
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ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL, TO
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JARDIM DA ESCOLA
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PRAÇA DA IGREJA
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A IGREJA NO CONTEXTO DA CIDADE
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CENTRO DE ARTES EM PORTO NACIONAL, TO
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PRAÇA DA JUVENTUDE
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ESCOLA MUNICIPAL
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OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES EM PORTO NACIONAL, TO
GRAVURA DO ARRAIAL POR PHOL
Esta é uma gravura do Arraial de Porto Real feita pelo artista Francês Phol que passou por esta região em 1829.O desenho a lápis retrata um povoado em construção onde se destaca uma singela Igreja e algumas casas
Esta é uma gravura do Arraial de Porto Real feita pelo artista Francês Phol que passou por esta região em 1829.O desenho a lápis retrata um povoado em construção onde se destaca uma singela Igreja e algumas casas
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PONTOS TURÍSTICOS DE PORTO NACIONAL, TOBALNEÁRIO BELCAR
Atrativo permanente. Local possui campo de futebol, 2 chapéus de palha na beira da piscina natural que é abastecida pelo córrego da Água Suja, que possui águas cristalinas. Possui um bar em um quiosque circular com raio de 10m e cobertura de telhas de barro e um quiosque para dança, também circular, com raio de 20m e cobertura de telhas de barro.
Há uma piscina natural de aproximadamente 10x12m, com água a cerca 25ºC e com fundo de seixos rolados. Profundidade máxima de 1,5m, com peixes. 5 quiosques com 40 cadeiras de madeira e mesinhas de madeira.
foto - PMPN
Há uma piscina natural de aproximadamente 10x12m, com água a cerca 25ºC e com fundo de seixos rolados. Profundidade máxima de 1,5m, com peixes. 5 quiosques com 40 cadeiras de madeira e mesinhas de madeira.
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Localização e ambiência
Zona rural.
Ponto de referência: Escola Família Agrícola.
Coordenadas geográficas: 10º38’17.8”S e 48º20’39.4”W.
Localização: TO-255, Km 3.
Localidade mais próxima: Escola Família Agrícola, a 1km.
Acesso
TO-255, trevo para Monte do Carmo, na altura do Km 3 segue-se à esquerda mais 3km por uma estrada vicinal e novamente dobra-se à esquerda, conforme placas. Acesso terrestre por vias sem pavimentação (estrada vicinal – TO-255) e sinalizada. Tempo estimado para acesso: 15min de carro do centro da cidade.
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CAETANATO EM PORTO NACIONAL, TO
Casarão histórico, sede do Comsaúde, antigo Colégio das Irmãs Dominicanas, construído em 1904 e reinaugurado em 10/06/2006. Arquitetura portuguesa do início do século XX.
foto - PMPN
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Nome do mantenedor
COMSAÚDE.
Endereço: Rua Coronel Pinheiro nº 1785 – Centro.
Localização: Próximo à Catedral Nossa Sra. das Mercês.
Coordenadas geográficas: 10º42’31.09”S e 48º25’02.3”W.
Período Histórico: Construído em 1904 para ser um colégio das Irmãs Dominicanas.
Utilização Atual: Sede da ONG Comsaúde.
Visitação: durante a semana em horário comercial.
foto - PMPN
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ILHA DE PORTO REAL EM PORTO NACIONAL, TO
A Prefeitura disponibiliza gratuitamente duas balsas com capacidade para 100 pessoas no final de semana para a população atravessar para a ilha. Pracinha com bancos e play ground. Centro de convenções com capacidade para 800 pessoas, com banheiros, 2 camarins com 2 banheiros, palco, rampa para deficientes, área de Camping, trapiche com ancoradouro de barcos, sinalização.
Na alta temporada (julho), são feitos vários eventos na praia (Shows com Bandas Regionais e Nacionais). Há um total de 6 barracas na ilha, 2 torres de salva vidas, um parquinho para crianças, duchas, banheiros femininos, banheiros masculinos.
foto - PMPNNa alta temporada (julho), são feitos vários eventos na praia (Shows com Bandas Regionais e Nacionais). Há um total de 6 barracas na ilha, 2 torres de salva vidas, um parquinho para crianças, duchas, banheiros femininos, banheiros masculinos.
Localização e ambiência
zona urbana.
Ponto de referência: Ilha do Porto Real – Av. Beira Rio.
Coordenadas geográficas: 10º41’41.3”S e 48º 25’09.1”W.
Atividades realizadas no atrativo natural: contemplação, banhos no rio, passeios de barco, realização de eventos, temporada de praia.
foto - PMPN
foto - PMPN
foto - PMPN
CACHOEIRA MOLHA CHINELO EM PORTO NACIONAL, TO
Em área de lagueiros, nascente do córrego Moraes que deságua em um paredão de 22m de comprimento, altura média de 3m, formando 3 quedas d’água. Fato interessante é que a água muda a temperatura: de 10h às 14h é mais quente, atingindo 36°C a 37°C, nos outros horários é mais ameno. Vegetação composta por imbaúbas e trepadeiras, árvores que atingem de 25 a 30m. Área de 60m² para instalar redes e acampamentos.
foto - PMPN
Zona rural – fazenda Dona Iracema.
Ponto de referência: estrada de acesso para a fazenda Recanto dos Bois.
Coordenadas geográficas: 10º39’06.1”S e 48º22’11.2”W.
Localização: Fazenda Dona Iracema.
Localidade mais próxima: Olaria Santa Catarina a 4,4km.
Acesso: a 7,1km do centro de Porto Nacional.
Descrição do acesso
TO-050 e estrada vicinal, através de áreas urbana e rural. Acessos terrestre e fluvial regulares; acesso a pé, bom. Saída de Porto Nacional rumo a Palmas, após 2,7km pega-se uma estrada vicinal à direita, depois segue-se por mais 4,4km e chega-se ao destino. Tempo estimado para acesso: 20min.
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CACHOEIRA SACO DE TERRA EM PORTO NACIONAL, TO
Apenas terrestre. Situa-se a 13,7km da Fazenda do Fundão e a 45,8km do centro de Porto Nacional. Estrada vicinal de acesso à Fazenda Fendão sem sinalização básica viária e turística. Acesso perigoso para descida até a cachoeira e poço, beirando lajedo. No total, são 45km até a cachoeira, sendo 27,4km em asfalto e os demais em chão batido. É indicado acesso com veículos altos e/ou tracionados.
A visitação é normalmente feita pelos moradores das fazendas do entorno. Não há transporte regular para o local. Tempo estimado para acesso de carro: 1 h e 15 min.
Apenas terrestre. Situa-se a 13,7km da Fazenda do Fundão e a 45,8km do centro de Porto Nacional. Estrada vicinal de acesso à Fazenda Fendão sem sinalização básica viária e turística. Acesso perigoso para descida até a cachoeira e poço, beirando lajedo. No total, são 45km até a cachoeira, sendo 27,4km em asfalto e os demais em chão batido. É indicado acesso com veículos altos e/ou tracionados.
A visitação é normalmente feita pelos moradores das fazendas do entorno. Não há transporte regular para o local. Tempo estimado para acesso de carro: 1 h e 15 min.
foto - PMPN
Nome popular
Cachoeira Saco da Serra.
Localização e ambiência: zona rural.
Ponto de referência: Fazenda Fendão.
Coordenadas geográficas: 10º40’42.9”S e 48º35’07.2”W.
Localização: zona rural.
Localidade mais próxima: Fazenda do Fundão, propriedade do Sr. Paulo Mourão, a 13,7km.
Acesso
Terrestre por vias pavimentadas no trecho urbano e não pavimentadas em zona rural.
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MORRO DO POR DO SOL EM PORTO NACIONAL, TOfoto - ?
Atrativo permanente. Mirante natural com paisagem natural do cerrado, com vista de 360 graus do entorno, Rio Tocantins e cidades de Porto Nacional e Palmas. Podem-se apreciar ainda formações rochosas que compõem o conjunto de morros. Contemplação no mirante (vista da paisagem, nascer e pôr do sol, cidades de Porto Nacional e Palmas). Embora a paisagem seja exuberante, as dificuldades de acesso são um fator de restrição muito significativo à visitação
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Localização e ambiência
Zona rural
Ponto de referência: próximo ao Clube dos 28 e Ipê.
Coordenadas geográficas: 10º42’14.4”S e 48º18’11.8”W.
Localização: 13,5km do centro de Porto Nacional até a base do Morro e 16,5km até o topo do Morro.
Descrição do acesso
Terrestre por estrada utilizada para a manutenção das torres de rádio e telefonia.
Acesso terrestre ruim. Não há transporte regular para o local. O tempo estimado para acesso é de 40min de carro, partindo-se do centro de Porto Nacional por área urbana. Não é acessível em veículos convencionais, seja pelo estado de conservação, seja pelo alto grau de inclinação. O local só é acessível com veículos 4x4 e motoristas experientes.
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CACHOEIRA AZUIS EM PORTO NACIONAL, TOfoto - ?
Atrativo permanente. Cachoeira de aproximadamente 6m de altura, de águas claras, formando um poço de 5 x 7m e cerca de 2,5m de profundidade com tonalidade azulada, cercado por mata ciliar. O volume de água varia conforme a estação, e nunca chega a secar totalmente. Não permite expansão no volume de visitantes. Atende as necessidades atuais.
foto - PMPN
foto - PMPN
Localização e ambiência
Zona rural – Propriedade do Sr. Paulo Alves Ribeiro.
Ponto de referência: Fazenda Fendão.
Coordenadas geográficas: 10º43’44.7”S e 48º42’01.5”W.
Localização: zona rural, propriedade do Sr. Paulo Alves Ribeiro. Estrada vicinal até a Fazenda Fendão e daí mais 38km até a cachoeira.
Localidade mais próxima: Fazenda Fendão, a 38km.
Acesso
Terrestre, em zona urbana e rural. Estrada vicinal da TO-255 até a Fazenda Fendão, mais 38 km até a cachoeira. No total, fica a 74 km do centro de Porto Nacional. Tempo estimado para acesso de carro: 1h.
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CACHOEIRA TABOQUINHA EM PORTO NACIONAL, TOfoto - ?
Atrativo permanente. Corredeira próxima ao pé da serra, cercada por vegetação nativa, de águas claras, com temperatura de 24oC. Não possui um grande fluxo de água. A água vem deslizando por um lajeado até o ponto em que os blocos formam uma queda de cerca de meio metro, com profundidade máxima de 40cm.
foto - PMPN
foto - PMPN
Localização e ambiência
Zona rural.
Ponto de referência: assentamento PA Matão.
Coordenadas geográficas: 11º01’39.3”S e 48º20’39.8”W.
Localização: a 36 km do centro de Porto Nacional.
Localidade mais próxima: assentamento PA Matão a 5 km.
Acesso: A 40 km do centro de Porto Nacional, acesso de terra.
Descrição do acesso
Terrestre. TO-050, na altura do Km 90, pegar à direita o acesso para Ipueiras (estrada de terra). Tempo estimado para acesso: 1h.
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imagem - JPN Cerrado
ECODIESEL
imagem - JPN Cerrado
COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM PORTO NACIONAL, TO
• Colégio Sagrado Coração de Jesus - Construído pelas irmãs dominicanas na década de 1950 em estilo francês.
imagem - JPN Cerrado• Colégio Sagrado Coração de Jesus - Construído pelas irmãs dominicanas na década de 1950 em estilo francês.
imagem - Carlos Braz DF
ECODIESEL
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A BONITA ORLA NA PRAIA DE ÁGUA DOCE DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
imagem - JPN Cerradoimagem - JPN Cerrado
imagem - JPN Cerrado
RODOVIA NA CHEGADA DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
imagem - Carlos Braz DFPONTE DE ACESSO À CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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UMA PRAÇA
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CENTRO HISTÓRICO COM CASARÕES PRESERVADOS EM PORTO NACIONAL, TO
• Centro Histórico - Dotado de ruas estreitas e prédios quase todos construídos no século XIX.
foto - IPHAN
foto - IPHANfoto - IPHAN
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imagem - Carlos Braz DF
foto - IPHAN
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SUPERMERCADO
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BATALHÃO TO TG EM PORTO NACIONAL, TOfoto - PMPN
HOSPITAL REGIONAL PÚBLICO DE PORTO NACIONAL, TO
foto - PMPN
CENTRO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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ORLA DO RIO EM PORTO NACIONAL, TO
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foto - PMPN
RUA JOAQUIM MARIA MACEDO EM PORTO NACIONAL, TO
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SEDE DO GOVERNO MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL, TO
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ENTORNO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TOimagem - JPN Cerrado
PRAIA DA CIDADE NO RIO TOCANTINS EM PORTO NACIONAL, TO
imagem - Carlos Mágno
A PRAIA DE ÁGUA DOCE EM PORTO NACIONAL, TO
imagem - Carlos Mágno
VISTA AÉREA DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
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PARCIAL DA CIDADE ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS
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ESCOLA MUNICIPAL DE PORTO NACIONAL, TO
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JARDIM DA ESCOLA
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IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS EM PORTO NACIONAL, TO
CONSTRUÍDA PELOS FRADES DOMINICANOS, VINDOS DA FRANÇA, SUA PEDRA FUNDAMENTAL FOI COLOCADA NO DIA 7 DE MAIO DE 1884.
A FESTA RELIGIOSA DA CIDADE É CELEBRADA ANUALMENTE A 24 DE SETEMBRO, EM LOUVOR À NOSSA SENHORA DAS MERCÊS, PADROEIRA DA CIDADE E DA DIOCESE.
imagem -Rubens GalvãoPRAÇA DA IGREJA
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A IGREJA NO CONTEXTO DA CIDADE
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CENTRO DE ARTES EM PORTO NACIONAL, TO
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MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
O MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE PORTO NACIONAL FOI FUNDADO NA DÉCADA DE 1980 COM O OBJETIVO DE ABRIGAR E CONSERVAR OS BENS DE NATUREZA MATERIAL E IMATERIAL PORTADORES DE REFERÊNCIAS À AÇÃO, À IDENTIDADE, À MEMÓRIA HISTÓRICA E CULTURAL DA SOCIEDADE PORTUENSE.
NAQUELE TEMPO, MOBILIZOU A POPULAÇÃO PARA A DOAÇÃO DE ACERVO. DEPOIS DE OCUPAR DIVERSOS PRÉDIOS HOJE SE INSTALA EM DEFINITIVO NO PRÉDIO RESTAURADO PARA ESTE FIM.
SEU ACERVO É REPRESENTATIVO DA MEMÓRIA SOCIAL LOCAL E PRETENDE-SE COM UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL CONSOLIDAR O PAPEL DO MUSEU COMO MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DO PRESENTE DA CIDADE, ATRAVÉS DA PRESERVAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ACERVO E SÍMBOLO DA CULTURA PORTUENSE.
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PRAÇA DA JUVENTUDE
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ESCOLA MUNICIPAL
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OPÇÕES DE HOSPEDAGEM / SUGESTÕES EM PORTO NACIONAL, TO
VEREDAS HOTEL
Aqui no Vereda's Hotel, você vai se sentir em casa; oferecemos toda comodidade para que nossos clientes se sintam confortáveis e acolhidos. Nossas acomodações são amplas e com excelente acabamento.Contam com banheiros privativos, água quente com aquecimento por energia solar nos chuveiros, box de blindex nos banheiros, cama box com colchão de mola, TV de 21 polegadas, com tela plana e oito canais, ar condicionado split 9000 btus, ventilador de teto, telefone nos apartamentos, frigobar, internet wireless em toda dependência do hotel, estacionamento fechado com segurança e um delicioso café da manhã.
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Suítes Completa Individuais, Duplas, Triplas e Quadruplas.
Modernidade, aconchego e conforto, com uma cama limpa e perfumada.
Estes apartamentos trazem conforto e modernidade para você se sentir em casa durante a estadia. Todos os detalhes foram pensados para oferecer essa sensação de bem-estar.
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O apartamento oferece:
Cama Box com colchão de molas;
Ar Condicionado Split;
Ventilador de Teto;
Armario;
Mesa com Cadeira;
Frigobar;
Chuveiro com Aquecedor Solar;
Internet Wireless;
Telefone
Estacionamento.
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ENDEREÇO Rodovia TO 050 Km 62 - Setor das Mansões - Porto Nacional - Tocantins
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População estimada 2016 (1) - 52.510
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.449,917
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 11,04
Código do Município 1718204
Gentílico - Portuense
HISTÓRICO DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TO
Segundo alguns documentos preservados nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, o povoado de Porto Real do Pontal teve como origem, ainda em meados de 1738, a sólida morada do velho Félix Camoa, corajoso desbravador de origem portuguesa, que explorava o transporte de passageiros entre as duas margens do Tocantins. Uns, buscando as ricas minas de ouro do arraial do Carmo outros, a importância do movimento arraial Pontal, que por determinação de Sua Alteza, mantinha em suas terras o temido Presídio Matança.
Esses documentos provam que com o crescente vai-e-vem de aventureiros, de um lado para o outro do rio, não tardou que outros barqueiros aproveitassem a ideia do pioneiro lusitano e também comercializassem a travessia dos chegantes. Dessa forma, ao aproximar-se o inicio do século XIX, inúmeros casebres começaram a desenhar um pequeno aglomerado humano, abrigando ali agricultores, pescadores, trabalhadores preparados para o transporte de cargas em direção aos dois arraiais, e mineradores, muito mineradores, na busca diuturna das mais espetaculares pepitas de ouro já encontradas na região.
Dessa junção de fatores, no decorrer dos anos, ergueu-se um povoado estável e cristalizado em estruturas econômicas e sociais, alicerçadas na aquavia chamada rio Tocantins.
Não se pode negar o determinismo nesse rico processo evolutivo, pois os registros históricos dão conta de que tudo se iniciou com a observação da significativa capacidade de navegação desse rio, que provocou a transformação das ribeiras da localidade no mais importante empório comercial de todo o Norte.
Não se pode negar o determinismo nesse rico processo evolutivo, pois os registros históricos dão conta de que tudo se iniciou com a observação da significativa capacidade de navegação desse rio, que provocou a transformação das ribeiras da localidade no mais importante empório comercial de todo o Norte.
Com certeza foi a força e a velocidade dessas águas que proporcionou a pujança e um desenvolvimento palpável.
Isso se confirmou no principiar de 1807, quando Porto Real do Pontal já se transformara num núcleo de grande importância para toda região. Com esse progresso, em 1809, o lugarejo foi elevado á categoria de julgado, se solidificando como o senhor do rio e se destacando, quase que sozinho, motivado pelo visível declínio da mineração naquelas bandas, principalmente no arraial do Carmo e no belicoso desaparecimento de Pontal, povoado encravado nas terras dos selvagens índios Xerentes, que, em 1805, dizimou parte da população que ali vivia.
Isso se confirmou no principiar de 1807, quando Porto Real do Pontal já se transformara num núcleo de grande importância para toda região. Com esse progresso, em 1809, o lugarejo foi elevado á categoria de julgado, se solidificando como o senhor do rio e se destacando, quase que sozinho, motivado pelo visível declínio da mineração naquelas bandas, principalmente no arraial do Carmo e no belicoso desaparecimento de Pontal, povoado encravado nas terras dos selvagens índios Xerentes, que, em 1805, dizimou parte da população que ali vivia.
Por necessidade do estabelecimento de uma nova rota comercial entre o movimentado Porto Real do Pontal e centros mais desenvolvidos daquele Brasil colonial, se instalou no lugarejo uma obreira carpintaria e dela surgiram grandes embarcações feitas por hábeis artesãos, que bem postadas na água partiam rumo a Belém, levando, além do ouro, muita prata e outros produtos produzidos e retirados desta terra de Félix Camoa, para serem ali negociados.
Foi com o surgimento deste porto comercial que também aconteceram os primeiros passos desta comunidade rumo às áreas administrativas, intelectual, cultural e religiosa.
Com essa estrutura, era certa a evolução administrativa do lugar. E foi isso que ocorreu, por força de Lei Provincial. Em 1831, ano em que D.Pedro I abdicou ao trono, o julgado de Porto Real foi elevado à porto imperial.
Com essa estrutura, era certa a evolução administrativa do lugar. E foi isso que ocorreu, por força de Lei Provincial. Em 1831, ano em que D.Pedro I abdicou ao trono, o julgado de Porto Real foi elevado à porto imperial.
Após a contagem evolutiva de trinta anos da instalação de Porto imperial, em 1861, por determinação de Resolução Provincial, nascia Porto Nacional, o mais importante pólo cultural, político, econômico e social do então Norte Goiano, hoje Estado do Tocantins. Naquele dia foi entregue as autoridades do lugarejo o diploma de emancipação política do município que deu seus primeiros passos no antigo Porto Real do Pontal, onde tudo começou, com sonhos, ouro, fé, crença no futuro.
Segundo o escritor Durval Godinho, naquele momento histórico em que Porto Nacional ganhou a condição de município, um relatório do Governo da Província de Goiaz, encaminhado documento à Assembléia Legislativa Provincial, oficializando que pelo senso de 1861, realizado na localidade, constatou que ali havia uma população de 3.897 pessoas livres e 416 escravos, perfazendo um total de 4.313 habitantes. Além do que, o levantamento censitário daquele ano apontou a existência de 3 escolas para alunos do sexo masculino e uma para estudantes do sexo feminino.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE PORTO NACIONAL, TOCANTINS
fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Porto Nacional / Divulgação / IPHAN /
imagem - Divulgação
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL, TOimagem - Divulgação
VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE
DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO
SONHOS DE UM VIAJANTE
A EXPLOSÃO DA BOLINHA DE GUDE
Estava em um local que parecia ser uma bola de gude super gigante e oca. Estava dentro desta bola de gude.
Dentro desta bola de gude tinha uma linha de trem. Havia uma pequena porta de entrada e saída desta bola de gude. Este local onde eu estava era plano. Como se tivessem aterrado a parte de baixo desta bola de gude. Só havia este aterro e a linha do trem passando por ele. Eu estava próximo a esta linha do trem quando ouvi o trem apitando e vindo ao longe. Olhando o trem vindo, vi que os vagões começaram a explodir, um a um até a locomotiva que os puxavam.
Então sai correndo em direção a estes vagões explodindo, porque sabia que minha mãe estava em um deles. Quando ia me aproximando do trem, para entrar no meio dos vagões em chamas, uma pessoa me segurou e impediu que eu entrasse no meio das chamas. Eu queria entrar de todo jeito, para salvar minha mãe, mas esta pessoa não deixou. Esta pessoa dizia que não dava para mim fazer nada, pois tudo já estava em chamas.
Sai andando dali em direção a porta de saída daquela bola de gude, e quando me aproximei da porta, caí de joelhos no chão, chorando e depois caí com o rosto no chão. Fiquei ali chorando próximo a saída da bola de gude, enquanto uma pessoa estava em pé me olhando.
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