VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : JARDIM OLINDA / PARANÁ / BRAZIL (2.545 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.320 PESSOAS (IBGE 2020)

terça-feira, 2 de março de 2021

JARDIM OLINDA / PARANÁ / BRAZIL (2.545 / 5.570) POPULAÇÃO: 1.320 PESSOAS (IBGE 2020)




Na pequena Jardim Olinda, no noroeste do Paraná, o dia demora para passar e a rotina dos moradores é pontuada pelo canto dos pássaros.
 Diferentemente de uma grande cidade, onde o barulho de veículos e a hora para pegar o ônibus definem quando acordar, na menor cidade do Paraná e a 15ª menor cidade do Brasil, levantar cedo só se for para levar as crianças para o único centro de educação infantil ou para varrer a frente da casa antes de ir trabalhar.

Como dizem os próprios moradores, um lugar para descansar e relaxar. "Nós somos como uma grande família. Nos preocupamos e somos companheiros. Estamos sempre dispostos a ajudar", descreve a professora de artes, Cicera Franklin Almeida Souza.
Jardim Olinda possui quatro lojas, um mercado, uma farmácia e apenas uma padaria (Luciane Cordeiro/G1 Paraná)
Por outro lado, os munícipes não têm do que reclamar quando se refere ao atendimento médico. O posto de saúde conta com dois médicos trabalhando diariamente – um deles faz parte do programa federal Mais Médicos – e mais um que atende pacientes periodicamente. “As grávidas vem para Jardim Olinda ter bebê porque aqui o atendimento é bom e elas sabem que estarão bem assistidas, tanto pela família quanto pela equipe médica local”, pontua a professora Cicera Franklin Almeida Souza. 
Cidade atrai turistas que buscam relaxar as margens do Rio Paranapanema (Luciane Cordeiro/G1 Paraná)
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PARANÁ
CRAS DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
RIO PARANAPANEMA EM JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
ORELHÃO NO FORMATO DE PEIXE DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
IGREJA BATISTA DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
ASSEMBLÉIA DE DEUS DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
MATRIZ DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
RUA CENTRAL DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
MATRIZ DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Prefeitura de Jardim Olinda)
ORELHÃO NO FORMATO DE PEIXE EM JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
CÂMARA DE VEREADORES DE JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
RUA DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
JARDIM OLINDA, PARANÁ (Prefeitura de Jardim Olinda)
RUA DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
JARDIM OLINDA, PR (Rosa Maria)
RUA DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)


PASTORAL DA CRIANÇA EM JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
IGREJA DE JARDIM OLINDA, PR (Adalto Sanches)
PONTE EM JARDIM OLINDA, PR (Adalto Sanches)
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
RIO PARANAPANEMA EM JARDIM OLINDA, PR (Leandro Caprioti)
RIO PARANAPANEMA EM JARDIM OLINDA, PR (Mauro)
UNIDA DE SAÚDE DE JARDIM OLINDA, PR (Leo PBS)
JARDIM OLINDA, PR (Prefeitura de Jardim Olinda)
População estimada 2016 (1) - 1.403 
População 2010 - 1.409 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 128,515 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 10,96 
Código do Município 4112603 
Prefeito 2017 / LUCIMAR DE SOUZA MORAIS ASSUNÇÃO 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PR 
O nome dado a localidade foi uma homenagem à esposa de um dos fundadores da localidade de nome "Olinda". Foi acrescentado o termo "Jardim" para diferenciá-la da cidade de Olinda - PE. 

Gentílico: jardinolindense 
Histórico 
HISTÓRICO DE JARDIM OLINDA, PR
No dia 02 de setembro de 1.952, foi despachado pelo Governador do Estado, o título de domínio pleno de terras em favor do Dr. José de Almeida Leme do Prado Neto, (conhecido como Dr. Juca Prado), advogado, residente e domiciliado em Jaú -SP, situado na margem esquerda do Rio Pirapó, ainda distrito de Paranavaí, Comarca de Mandaguari, com as seguintes divisas e confrontações.

Ao Norte com o Rio Paranapanema, a Nordeste e Leste com o Rio Pirapó, ao Sul e Oeste, pôr linhas secas, confrontando com terras da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. No mesmo ano Dr. Juca Prado, vendeu ao Sr. José Garcia Munhoz, residente em São Paulo -SP, uma área de 300 (trezentos) alqueires paulistas, com as seguintes divisas: Ao Norte com o Rio Paranapanema, a Oeste com as terras da Companhia Melhoramentos e a Leste com a Estrada Inglesa.
O Senhor José Garcia, entregou aos seus filhos Abel Garcia e Murilo Garcia Munhoz, o domínio de suas terras através de procuração com todos os poderes para coloniza-la dando início ao loteamento de datas em uma área de 8 (oito) alqueires paulistas, cujo loteamento foi feito pelo Engenheiro Dr. Kleber G. Palhano, isto em 1956.


No dia 16 de outubro do mesmo ano a planta do referido loteamento foi despachada pela Prefeitura Municipal de Paranacity, assim iniciou JARDIM OLINDA, a área remanescente foi loteada em sítios e fazendas, dando início a colonização da região. Em 1958, Dr. Juca Prado fixou sua residência neste Município, e deu início a abertura da Fazenda Pau D’alho, sendo fundamental para a colonização, pois trouxe para cá muita gente de Jaú, Estado de São Paulo, para começar a plantação de café e cereais.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE JARDIM OLINDA, PARANÁ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE JARDIM OLINDA, PARANÁ 
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / G1.com / Wikipédia / Governo de Jardim Olinda, PR / ferias.tur.br / 


CONHEÇA O ESTADO DO ACRE

OS SONHOS QUE SONHEI
A AJUDA
Estava numa rua muito movimentada. Estava com uma pessoa que tinha problemas de locomoção. Essa pessoa segurava um bastão que deveria ter uns três metros de altura. Este bastão parecia ser um galho de árvore. Era com ajuda deste bastão que essa pessoa se locomovia. Eu ia levar essa pessoa para algum lugar, usando meu poder de voar, evitando que ela transitasse por aquela rua perigosa. Então segurei o braço dessa pessoa e disse que era só ela ficar sempre encostada em mim que não correria risco de cair. Mas o sol estava descendo no horizonte e ficava bem nos meus olhos, me impedindo de ver quando poderia sair voando sem risco de colidir com algum veículo. Quando ví que dava para sair voando, depois que um ônibus passou, essa pessoa ficou com medo e soltou de mim. 


Então fomos para dentro de um galpão que tinha ali, para que eu saisse voando de dentro do galpão, sem problemas do sol em meus olhos. Havia algumas pessoas dentro deste galpão, olhando a gente. Sai voando segurando aquela pessoa que não largava seu bastão de jeito nenhum. Tentei sair voando pelo espaço que tinha no teto deste galpão que era bem velho e tinha muitos buracos no teto. Mas eu não estava cabendo nestes buracos juntamente com aquela pessoa. Tentei vários buracos que tinham no teto e não consegui. Então voltei para o chão com aquela pessoa. As pessoas que estavam ali ficaram dizendo que eu tinha tentado fazer o melhor, mas não foi possível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura