VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : FOZ DO IGUAÇU / PARANÁ / BRAZIL (1.840 / 5.570) POPULAÇÃO: 258.248 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

FOZ DO IGUAÇU / PARANÁ / BRAZIL (1.840 / 5.570) POPULAÇÃO: 258.248 PESSOAS (IBGE 2020)




Quando estamos falando em turismo e mencionamos o nome da cidade de Foz do Iguaçu a primeira coisa que nos vem à cabeça são as cataratas do Iguaçu, uma das principais fontes de renda relacionadas ao turismo na cidade, mas Foz do Iguaçu também é conhecida por ser uma grande produtora de energia elétrica.



A cidade conta ainda com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além de um aeroporto internacional, sem contar a grande variedade de hotéis, restaurantes, bares, churrascarias e o maior Shopping Center do oeste paranaense, com uma área construída de aproximadamente 48 mil metros quadrados e mais de 140 lojas.
Foz do Iguaçu é a segunda cidade do Brasil, mais visitada por turistas estrangeiros, no turismo de lazer. Os números que a cidade de Foz do Iguaçu vem colecionando nos últimos anos só alegram entidades municipais, estaduais, empresários e os demais players do setor de turismo da região.
Tendo ultrapassado a casa dos 1,7 milhões de turistas que passaram pelo Aeroporto Internacional das Cataratas do Iguaçu, a cidade acaba de ser eleita, pela ICCA (sigla internacional que em português significa Associação Internacional de Congressos e Convenções) a 4ª cidade mais procurada para eventos de negócios, perdendo apenas para as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Privilegiada por sua localização geográfica, fazendo divisa com os vizinhos Argentina e Paraguai e oferecendo ao mundo uma das 7 Novas Maravilhas da Natureza – as Cataratas do Iguaçu – a cidade de Foz do Iguaçu oferece uma série de atrativos para turistas de todo o mundo.
No Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as mais de 275 quedas d’água das Cataratas, por exemplo, passaram mais de 1,5 milhões de turistas no fechamento do ano passado, 2012. Destes, quase meio milhão esteve também conhecendo a Usina Hidrelétrica de Itaipu, além do número considerável de turistas que passam ainda pelo Parque das Aves, Mesquita Muçulmana, Templo Budista, Refúgio Biológico e Ecomuseu, entre outra série de lugares possíveis de serem visitados na cidade e arredores.
Entre todos estes atrativos que Foz do Iguaçu oferece aos turistas, um evento em especial foi ganhando repercussão nacional e internacional e se consolidando como um ponto de encontro dos players do turismo da América Latina: o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece, há sete anos consecutivos em Foz do Iguaçu.
Além destes, ocorrem ainda: o VII Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que premia trabalhos de acadêmicos dos cursos de Turismo da região; a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, que reúne cooperativas, agricultores familiares e aldeias indígenas, que apresentam seus produtos; o Encontro de Negócios do Sebrae, que promove rodadas de negócios entre operadores e destinos brasileiros
MESQUITA MUÇULMANA EM FOZ DO IGUAÇU, PR
Entre os expositores e participantes do Festival de Turismo deste ano estão a rede hoteleira de Foz do Iguaçu e região, e ainda representantes dos vizinhos do Paraguai e Argentina, com hotéis de todas as categorias, dos de padrão cinco estrelas, spas e Resorts, e até um hostel;
categoria que tem sua estreia no Festival de Turismo, com o lançamento para os próximos meses do primeiro hostel design da tríplice fronteira, uma nova modalidade de estadia que já se consagrou nos últimos cinco anos pela Europa e Estados Unidos, oferecendo ao turista o conforto e a comodidade de hotéis padrão upscale, associado a custos mais modestos de hospedagem.
TEMPLO BUDISTA EM FOZ DO IGUAÇU, PR


PARQUE DAS AVES NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU, PR

Em sua 8ª edição, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu ocorre entre os dias 12 e 14 de junho, no Hotel Rafain Palace, com um espaço de exposição 30% maior do que o do ano anterior. “O Festival de Turismo das Cataratas vem crescendo na faixa de 15% ao ano e, em 2013, superou a nossa expectativa, com um crescimento ainda maior para o espaço de exposições, nos obrigando, positivamente, a ampliar nossa área de stands, com um espaço que batizamos de “Expocenter 3″; uma área a mais do que a que ofertamos aos participantes em 2012”, orgulha-se Paulo Angeli, presidente do Festival.
Além dos hotéis, atrativos e passeios da região trinacional também estão presentes na feira, bem como agências e operadoras de turismo, sindicatos, associações, secretarias de turismo, conventions bureau, inclusive os dos vizinhos latino-americanos e ainda, os ministérios de turismo do Brasil, Argentina, Paraguai e, este ano, do Uruguai.
O RIO QUE FAZ A DIVISA DO BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI.


MUSEU DE CERA EM FOZ DO IGUAÇU, PR
TURISMO EM FOZ DO IGUAÇU, PR
Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência de imersão na natureza, através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu.
As Cataratas do Iguaçu recebem anualmente mais de 1 milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.
Existem duas opções para se conhecer as Cataratas do Iguaçu: pelo lado brasileiro ou pelo lado argentino. São passeios separados, ou seja, para cada um você terá que pagar um ingresso, mas vale o preço, já que são experiências com perspectivas diferentes. O acesso às Cataratas do Iguaçu pelo Brasil, é feito através do Parque Nacional do Iguaçu, e pela Argentina, através do Parque Nacional Iguazú, neste caso é necessário ingressar no país através da Aduana, sendo essencial os seus documentos pessoais.
As Cataratas do Iguaçu são responsáveis pela vinda a Foz do Iguaçu de um grande contingente de turistas, oriundos de todas as partes do mundo.
Nos anos de 2010 a 2015, o Parque Nacional do Iguaçu - que abriga as Cataratas - contabilizou mais de um milhão de visitantes, um recorde só registrado na década de 80. Em 2015, foram registrados 1.535.382 visitantes, batendo todos os recordes anteriores.
O Parque, que faz divisa com a Argentina, proporciona aos visitantes no lado brasileiro uma visão privilegiada das quedas, com dimensão panorâmica. No país vizinho, a vantagem é o contato e integração com a natureza, podendo-se ver os saltos de vários ângulos.
O ideal é conhecer os dois lados, uma vez que as estruturas existentes proporcionam diferentes sensações, seja por meio de caminhadas, transporte rodoviário especializado ou agradáveis passeios de trem em meio à selva.
No período de 2007 a 2011, as Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação Suíça New 7 Wonders.
A eleição teve 440 atrações participantes, de 220 países. Após duas etapas que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, foram definidas as 28 seletas finalistas, dentre elas as Cataratas do Iguaçu.
O resultado preliminar apontou as Cataratas como sendo uma das eleitas, fato confirmado oficialmente em fevereiro de 2012.
GASTRONOMIA EM FOZ DO IGUAÇU, PR
Foz do Iguaçu, por ser banhada por dois grandes rios, o Paraná e o Iguaçu, possui como destaque em sua gastronomia os peixes de água doce, especialmente o dourado e o surubim.
Em sua gastronomia típica, destaca-se o dourado assado, feito aberto, na grelha, com temperos e guarnições variados.
Há também o prato típico “Pirá de Foz”, feito com surubim. O prato foi eleito por concurso, entre vários outros pratos a base de peixe. As carnes de peixe podem ser encontradas em diversos restaurantes da cidade.
Um misto de natureza e adrenalina que só esta região pode proporcionar. Poucos lugares no mundo oferecem ao visitante tão prazerosa sensação no contato direto com a natureza quanto em Foz do Iguaçu.
Duas sensações podem ser usadas na descrição deste paraíso: emoção e encantamento, andando nas alturas em meio às árvores, fazendo rapel, escalada ou tirolesa, ou desafiando o rio Iguaçu e suas corredeiras no Macuco Safári ou no rafting, com uma completa estrutura de apoio e segurança.
O brasileiro Parque Nacional do Iguaçu é um verdadeiro camarote para o show das Cataratas, cenário impressionante formado por um cânion e 275 quedas - uma passarela de 1,2 km tem vista para a atração.


Um ônibus parte a cada 15 minutos do Centro de Visitantes e faz quatro paradas: Estação Poço Preto (para a trilha de mesmo nome), Macuco Safári (passeio de barco até as quedas), Trilha das Cataratas (início da passarela e Campo de Desafios) e Porto Canoas (final da passarela).
A paisagem formada pelas Cataratas é espetacular - nos dias de sol, um arco-íris se desenha entre o topo da queda e o rio. A impecável estrutura do parque colabora para tornar o passeio ainda mais imperdível.
Esta é a maior área de Mata Atlântica do Sul do Brasil. A melhor foto A passarela de 1,2 km tem vários mirantes, mas o melhor de todos fica no fim da caminhada, já perto do elevador que leva ao restaurante Porto Canoas. Dali você vê a Garganta do Diabo, principal queda, de baixo para cima.
Um dia, para aproveitar a vista da passarela com calma e fazer passeios como o Macuco Safári e a Trilha do Poço Preto.
Quando ir
O ano todo. No verão, as quedas ficam mais volumosas. No inverno, a água fria que espirra das cachoeiras pode incomodar.
Parque Nacional do Iguaçu (lado brasileiro)
Entrada: R$ 25,10
Estacionamento: R$ 15.
Dica: para evitar filas na bilheteria, compre o ingresso no site do parque (há um guichê especial para a retirada).
Bandeira nacional localiza o marco zero da cidade, na avenida Brasil.
Catedral de São João Batista, construída em meados da década de 1940.
Colégio Estadual Bartolomeu Mitre - construção de 1927.
O Marco das Três Fronteiras brasileiro.
Panorama aérea das Cataratas do Iguaçu, fronteira Argentina-Brasil.
Ponte Internacional da Amizade.
Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia.
População estimada 2016 (1) - 263.915
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 618,352
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 414,58
Código do Município 4108304
Gentílico - iguaçuense
Gentílico: iguaçuense
HISTÓRICO  DA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU, PR
Pesquisas arqueológicas realizadas pela Universidade Federal do Paraná no espaço brasileiro do reservatório de Itaipu, antes de sua formação, situaram em 6.000 a.C. os vestígios da mais remota presença humana na região; vários grupos humanos sucederam-se ao longo dos séculos. Os últimos que precederam os europeus (espanhóis e portugueses) foram os índios.


Em 1542, o espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca chegou ao rio Iguaçu e por ele seguiu guiado por índios Cainganges, atingindo as Cataratas e ficando o registro de que foi o "descobridor" das quedas.
Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia militar na fronteira - marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.


Em 22 de novembro de 1889, o Tenente Antonio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
Nos primeiros anos do século XX, a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Em 1910, a Colônia Militar passou à condição de "Vila Iguassu", distrito do município de Guarapuava.

Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia, tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila.
Em 14 de março de 1914, pela Lei 1383, foi criado o município de Vila Iguaçu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores.
A história do Parque Nacional começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação", seu legítimo "fundador". Aquela área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público, sendo declarada de utilidade pública no mesmo ano. Em 1939 foi criado o Parque Nacional do Iguaçu.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE IGUAÇU, PARANÁ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE IGUAÇU, PARANÁ 

fonte dos textos e fotos: site turismo da Prefeitura Municipal de Foz do iguaçu / Thymonthy Becker / Wikipédia / IBGE / bocamaldita.com /



Conheça o estado do Rio Grande do Sul


OS SONHOS QUE SONHEI
CONVERSANDO NO BEIRAL
Estava num beiral de um prédio muito alto. O beiral era bem estreito, tinha uns 30 centímetros. Estava agachado e havia um homem em pé ao meu lado. Então começamos a conversar. Ele me perguntou:
_Eles mandaram a avó?
_mandaram.
_Porque?
_Porque disseram que ela estava boa.
_Mas não era para ter mandado. Pra onde mandaram?
_Pro asilo.
_Qual asilo?
_Vai sabê
Depois fui indo pela Rua Goiás, quando dei por mim, vi que estava sem o boné. Parei e pensei em voltar. Fiquei imaginando como fui esquecer o boné, se eu nunca saio na rua sem o boné. Decidi voltar para buscá-lo, pois não gostava de sair sem ele.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura