VIAGEM, TURISMO E AVENTURAS POR LUGARES INCRÍVEIS : CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS / BRAZIL (0987 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.563 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 1 de abril de 2021

CAMPOS ALTOS / MINAS GERAIS / BRAZIL (0987 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.563 PESSOAS (IBGE 2020)




Foi nos trilhos do trem que Campos Altos viveu durante muitos anos. Ladeada pelas serras da Saudade, da Canastra, do Urubu, da Marcela e do Salitre, o progresso chegou à pequena cidade do interior de Minas sobre trilhos, a vapor.

Na região encontra-se o sítio arqueológico do segundo quilombo do Ambrósio. Recentes pesquisas apontam vestígios de mais dois quilombos, descritos em diversos mapas de expedições que saíam à caça de escravos fugitivos. Uma dessas diligências, a de Pamplona, em 1769, descrevia, com detalhes, os quilombos do Rio da Perdição e de Um dos Braços da Perdição. Ambos foram destruídos, assim como o do Ambrósio, no hoje distrito de São Jerônimo dos Poções, devastado pela expedição de Bartolomeu Bueno do Prado. (Descubra Minas - Senac) (Jefferson SDS)
Até o início do século 20, a região seguia um ritmo tranquilo. O que mudou radicalmente a vida dos moradores foi a chegada da Companhia de Estrada de Ferro Goyaz, cortando as serras da Mata da Corda, entrando pela Garganta da Palestina, rumo ao planalto central. Em 1912 tiveram início as obras para a construção da ferrovia. No ano seguinte, aconteceu a inauguração da Estação de Urubu. (Descubra Minas - Senac) (Erildo Nunnys)
Era a estação mais próxima de várias cidades: Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba, São Gotardo, Patos de Minas, Dores do Indaiá, Córrego Danta e outras cidades e povoados. Estabeleceu-se aí o início do núcleo urbano da cidade de Campos Altos. A ferrovia provocou o rápido crescimento do núcleo populacional. Segundo os historiadores Pablo Luiz de Oliveira Lima e Marcus Caetano Domingos, “Campos Altos é a única cidade que realmente deve sua origem aos trilhos da Estrada de Ferro Goyaz, fenômeno essencialmente moderno, urbano e ‘civilizacional’ em pleno sertão”. (Descubra Minas - Senac)
A chegada da estação trouxe também muitos migrantes, que saíam dos povoados vizinhos, do Sul de Minas e até de outros países. Em 1920, a Companhia de Estrada de Ferro Goyaz faliu. Foi adquirida pela Estrada de Ferro Oeste de Minas. Com a mudança de donos, a estação recebeu um novo nome: Estação Campos Altos. Em volta da estação, o distrito prosperava, ao contrário de São Jerônimo de Poções, que via sua população diminuir.
O município de Campos Altos novamente tem uma onda de crescimento, dessa vez graças ao café. Nesse período, aconteceu uma difusão da arquitetura em estilo art déco, que podia ser visto no cinema na cidade, nas novas casas comerciais e na nova estação ferroviária. (Descubra Minas - Senac)
A ferrovia, que ligava o sul de Goiás a Angra dos Reis, transportou passageiros até 1990. Hoje, a linha é operada pela Ferrovia Centro-Atlântica e transporta apenas cargas. O trem somente passa pela cidade e não traz mais toda aquela movimentação do passado, com a qual a cidade aprendeu a conviver. “[...] e o trem, ainda hoje, apesar de não carregar mais passageiros, está presente na vida e na memória da cidade”, uma vez que a história de Campos Altos aconteceu a todo vapor, pelos trilhos de um trem... (Descubra Minas - Senac)
SEJA BEM VINDO A CAMPOS ALTOS, MG
Imagem - Pedro Rezende
foto - Erildo Nunys
CAPELINHA DO 2º SANTUÁRIO
foto - ?
foto - ?
O MUNICÍPIO É PRODUTOR DE CAFÉ E UM DOS PRODUTORES DO FAMOSO QUEIJO DA CANASTRA.
foto - ?
foto - ?
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação foi inaugurada, em 1912, pela Estrada de Ferro Goiás, cujo objetivo era ligar Formiga, centro-oeste mineiro, a Catalão, no sudeste goiano. Foi construída, nas terras que pertenciam à fazenda Palestina, com características arquitetônicas bastante simples e despojadas, era o próprio símbolo da modernidade que chegava à região.
foto - Jefferson sds
O primeiro nome recebido pela edificação fora “Urubu” uma clara alusão a Serra do Urubu, localizada próxima à linha férrea. Em 1920, o trecho entre formiga e Paracatu foi escampado pela Ferrovia Oeste de Minas, com esta mudança administrativa, devido às características geográficas da região, predomínio de campos de altitude, a estação foi rebatizada de Campos Altos.
foto - ?
Nas décadas de 1970 e 1980, a ferrovia entrou em decadência, culminando com o fim do transporte de passageiros. Com a retirada do telégrafo, a estação de Campos Altos perdeu toda a sua função original, mobiliário, além de sofrer algumas alterações internas. Em 1996, foi arrendada a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) que a utiliza como mero depósito, afastando-a da convivência com a população local. Entretanto o bem tombado continua como o principal marco histórico para os campos altenses.
foto - ?
QUEIJO CANASTRA
O QUEIJO PRODUZIDO NA REGIÃO, CHAMADO DE QUEIJO CANASTRA, É CONSIDERADO DE UMA QUALIDADE E SABOR INCOMPARÁVEIS E O CAFÉ JÁ GANHOU ALGUMAS VEZES O PREMIO DE "MELHOR CAFÉ DO MUNDO
ESTA PACATA CIDADE DO INTERIOR, AINDA PRESERVA AS TRADIÇÕES E O JEITINHO MINEIRO DE SER.
foto - ?
Imagem - Jerferson SDS
foto - Erildo Nunys
foto - ?
foto - ?
AQUI, A CIDADE VISTA DO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA
foto - ?
foto - ?

ESTA É UMA VISÃO GERAL DA CIDADE DE CAMPOS ALTOS, QUE FICA NA PORTA DE ENTRADA PARA O TRIÂNGULO MINEIRO.
foto - ?
Imagem - Aender (Arcos)
IMAGEM DE SÃO JERÔNIMO
A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem anos. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.
foto - PMCA
CAFÉ DE CAMPOS ALTOS
Graças às facilidades de escoamento da produção cafeeira, através da via férrea, além da qualidade e produtividade, o Governo Federal construiu e implantou na cidade, em 1956, uma unidade do Instituto Brasileiro do Café, para armazenar o estoque e apoiar a cafeicultura local, com capacidade de armazenamento de 3.000.000 sacas.
foto - ?
Com o aumento da produção a área cultivada também foi expandida chegando até ao cerrado (antes o café era cultivado em serras). O cafeicultor campos-altense, na década de 1970, os japoneses e paranaenses foram os primeiros a obterem sucesso na plantação de lavouras de café no cerrado.
Atualmente, estão plantados no município por volta de 15.000.000 pés de café em área de 8.000 hectares, com o total de 150.000 sacas de 60 kg de café limpo, arábico, tipo 6 destinados à exportação.
foto - PMCA
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
Portal do Alto Paranaíba, localizado em região estratégica em Minas Gerais, Campos Altos se destaca por sua Cultura, Religiosidade e por suas Belezas Naturais.
Em Campos Altos encontra-se o 2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, oficializado em 1999 pelo Vaticano e também a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do País e do mundo.
foto - Jefferson sds
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no cume de um morro na cidade de Campos Altos, cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, é hoje um dos maiores focos do turismo religioso em toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
O complexo religioso é constituído por três templos, com seus respectivos bens móveis e integrados dedicados à santa, estacionamento e edificações de apoio para receber os devotos.
foto - ?
Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no local, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz institui legalmente o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Campos Altos. Com o estabelecimento jurídico, as pessoas passaram a denominá-lo como “ Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, para divergir do já existente na cidade de Aparecida, em São Paulo.
foto - Erildo Nunys
Na festa de Nossa Senhora Aparecida que ocorre entre os dias 09 e 12 de outubro, cerca de 40 a 50 mil romeiros vindos de várias cidades como Luz, Córrego Danta, Bambuí, Araxá, Ibiá, Uberlândia, Uberaba, dentre outras, visitam o Santuário. A programação do evento é constituída por novenas, realização de missas, carreata, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows pirotécnicos.
Sendo que no dia 12 a celebração de missas é de hora em hora (05:00h às 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos diversos vendedores ambulantes de Brasília, São Paulo, etc, montam suas barracas no pátio e comercializam comidas, bebidas, artigos religiosos.
Imagem - Aender (Arcos)
Na atualidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o principal polo religioso católico, bem como ponto turístico e mirante do município de Campos Altos. Constitui-se como um dos elementos concretos e simbólicos mais significativos da identidade dos campos altenses. O tombamento desse patrimônio cultural é uma ação pertinente para protegê-lo, permitindo sua presença na perspectiva das gerações futuras.
foto - ?
NO DIA DA FESTA DA PADROEIRA (12 DE OUTUBRO) MILHARES DE PEREGRINOS VEEM A CAMPOS ALTOS PARA PAGAR PROMESSAS, VISITAR O SANTUÁRIO E FAZER SEUS PEDIDOS PARA A SANTA.
foto - ?
foto - ?
AQUI ESTA ERGUIDA A MAIOR IMAGEM DE NOSSA SENHORA APARECIDA, DO MUNDO. ELA TEM 15 METROS DE ALTURA.
foto - Clube de notícias
População estimada 2016 (1) - 15.289
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 710,645
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 19,99
Código do Município 3111507
Gentílico - campos-altense
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE CAMPOS ALTOS, MG
O NOME DA CIDADE, VEM DO FATO DELA ESTAR LOCALIZADA EM CAMPOS, EXISTENTES NOS ALTOS DAS MONTANHAS.
Gentílico: campos-altense
HISTÓRICO
Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma, Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas ? urnas funerárias ? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena.


Pela tradição oral consta que no Século XVII, teve as primeiras incursões dos bandeirantes que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados.
Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras, encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo.
A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções.
As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial.

Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e com ela, o povoado.
A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária.
O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII.


Em 1921, a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos.
Em 1943, foi criado o município de Campos Altos.
O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade.
Gentílico: campos-altense.
ESTE É O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE CAMPOS ALTOS, MG
fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Campos Altos, MG / descubraminas.com.br /

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já esteve aqui? Conte sua Aventura